Conselhos para a gravidez

Posições para grávida dormir

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 22 agosto 2023
Posições para grávida dormir

Sabemos que durante a gravidez o corpo da mulher sofre alterações e a mais evidente, sem dúvida, é o aumento do tamanho do abdômen à medida que o futuro bebê se desenvolve. Especialmente no último trimestre, a grávida pode ter dificuldades para dormir, sobretudo porque não consegue encontrar a posição ideal para se sentir confortável. Se você está esperando um filho e se pergunta como dormir durante a gravidez, este artigo do umCOMO é do seu interesse, pois mostramos algumas das posições para grávida dormir.

Também lhe pode interessar: Como dormir com a almofada de amamentação

Índice

  1. De lado
  2. Com o tronco elevado
  3. Com travesseiros adicionais ou específicos para gestantes
  4. Com as pernas elevadas
  5. Quais posições evitar dormir durante a gravidez

De lado

Embora não existam 'regras', porque cada mulher é diferente e única, a maioria dos médicos especialistas e parteiras concordam que dormir de lado é a posição mais aconselhável, principalmente quando a gravidez já está na reta final e conciliar o sono pode ser um pouco mais complicado.

Dito isto, surge a pergunta: de que lado devo dormir se eu estiver grávida? Também neste caso há praticamente unanimidade entre os especialistas, que sugerem que a posição ideal durante a gravidez é dormir deitada sobre o lado esquerdo. A principal razão é que do lado direito do corpo está a veia cava, essencial para o retorno da circulação sanguínea e para manter a placenta perfeitamente irrigada, para que os nutrientes e o oxigênio que o bebê precisa, cheguem até ele. Dormir do lado esquerdo permite liberar esta veia, a maior do nosso sistema circulatório, para que a corrente sanguínea flua perfeitamente e alimente ambos os organismos: o da futura mãe e o da criança.

Posições para grávida dormir - De lado

Com o tronco elevado

Algumas mulheres no fim da gravidez apresentam desconfortos relacionados ao aparelho digestivo que vão desde digestões pesadas até problemas de acidez e refluxo gástrico. Seguir uma alimentação adequada e saudável é sempre importante, mas ainda mais durante a gravidez, por isso tentar fazer uma refeição leve escolhendo alimentos adequados é o primeiro passo para evitar desconfortos digestivos que a impeçam de dormir bem.

Além disso, dormir com o tronco levemente elevado, colocando um travesseiro extra nas costas ou mesmo levantar o colchão, colocando uma almofada grande entre o travesseiro e o colchão ou qualquer outro elemento que sirva para levantar a parte superior, é uma ideia magnífica para manter o refluxo sob controle.

Com travesseiros adicionais ou específicos para gestantes

Cada mulher encontra uma posição para dormir que favoreça seu descanso. Nesse sentido, as almofadas, de formas e níveis de firmeza variáveis, podem ser excelentes aliadas. Algumas mulheres grávidas sentem um cansaço extra que parece estar concentrado na parte inferior do corpo, geralmente consequência do peso da barriga apoiado nas pernas, às vezes causando cãibras, formigamento ou sensação de peso. Dormir de lado, colocando um travesseiro entre as pernas na altura do joelho, é uma das melhores posições para dormir grávida se você sofre desse desconforto.

Você também tem travesseiros projetados especificamente para promover o descanso noturno durante a fase final da gravidez. São almofadas mais compridas que o normal ou em forma de 'U' invertido ou meio 'U', para que, com elas, a mulher possa colocar a cabeça na zona superior e colocar um dos seus 'braços' entre os joelhos. Existem também alguns que servem para apoiar e sustentar as costas, diminuindo assim o desconforto que muitas vezes ocorre na região lombar no fim da gravidez.

Posições para grávida dormir - Com travesseiros adicionais ou específicos para gestantes

Com as pernas elevadas

Como a quarta opção entre as melhores posições para dormir durante a gravidez, a posição com as pernas elevadas é sempre uma boa escolha, especialmente quando você tem pernas com nós e algum inchaço. Elevar as pernas colocando-as, por exemplo, sobre uma almofada e aproveitar para tirar uma soneca reparadora é um remédio eficaz para promover o retorno da circulação sanguínea, reduzindo o inchaço e favorecendo o repouso.

Quais posições evitar dormir durante a gravidez

É normal se perguntar como uma grávida consegue dormir, mas na realidade quase qualquer posição em que a mulher se sinta confortável, sem pressão em nenhuma parte do corpo, pode ser válida. Ainda assim, é verdade que existem posições melhores, como as que indicamos, e outras que geralmente não são aconselháveis.

Se a grávida está habituada a dormir de barriga para cima, durante os primeiros meses de gravidez pode continuar a fazê-lo, mas à medida que o bebê crescer e o peso da barriga aumentar, esta posição deixa de ser recomendada. Quase naturalmente, à medida que a gravidez avança, a mulher tende a deitar de lado, pois o desconforto aumenta nas costas. Dormir de barriga para cima pode levar a problemas e dores nas costas de intensidade variável, também pode causar desconforto digestivo e até dificuldades respiratórias.

Algo semelhante acontece se a grávida tender a dormir de barriga para baixo. A princípio não haverá problema e essa posição não oferece nenhum risco ao feto que inicia seu desenvolvimento, mas conforme a barriga aumentar de peso e tamanho, essa posição, além de ser desconfortável para a grávida, vai atrapalhar a circulação sanguínea adequada, por isso também deve ser uma posição evitada na reta final da gravidez.

Agora que você sabe quais são as posições para grávida dormir, não perca estes artigos sobre Como dormir com um travesseiro de amamentação e Faz mal dormir de bruços?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Posições para grávida dormir, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Posições para grávida dormir