Outros Cuidado e desenvolvimento infantil

Como saber se meu filho está fingindo doença

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 8 novembro 2019
Como saber se meu filho está fingindo doença

Algumas crianças fingem estar doentes para não ir ao colégio ou não realizar alguma atividade específica. Às vezes pode ser difícil descobrir quando estão mentindo, mas existem algumas dicas que podem ajudar a perceber quando os sintomas e as doenças são inventadas. Por isso, em umComo explicamos para você alguns conselhos sobre como saber se seu filho está fingindo doença.

Também lhe pode interessar: Como fazer o teste da linguinha
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é sempre necessário levar as crianças ao pediatra ou médico especialista quando estiverem mal. Esta é a forma mais clara e evidente de determinar se têm alguma doença ou problema ou se é algo fingido.

2

Se dizem estar sempre doentes mas o exame físico do pediatra não descobrir nenhum problema, também pode ser útil realizar um exame de sangue. É que algumas doenças comuns que geram cansaço, fadiga, apatia, etc., como por exemplo, a anemia, aparecem apenas através de um exame de sangue.

3

Muitas vezes não vão querer ir ao médico por medo de ser descoberto e as doenças parecerão "desaparecer" por momentos. Deste modo, podemos começar a pensar que os nossos filhos querem nos enganar e fingem estar doentes.

4

Além disso, outro fator que pode ajudar a saber se o seu filho está fingindo doença é prestar atenção quando dizem que não estão bem. Muitas crianças afirmam estar doentes para tentar evitar as aulas, provas ou inclusive, atividades extracurriculares. Por isso é comum que os "supostos" sintomas apareçam de manhã ou, por exemplo, em determinados dias quando devem fazer algo que não querem.

5

O fato de não querer ir ao colégio pode ser indício de fatos como o abuso escolar ou bullying, por isso devemos prestar atenção a outros sintomas que possam mostrar este tipo de problemas. Para isso, recomendamos consultar nosso artigo sobre o que fazer se meu filho for vítima de bullying.

6

Para saber se o seu filho está fingindo estar doente também é útil saber a duração dos supostos sintomas, ou seja, comprovar por quanto tempo diz estar mal. Se por exemplo se encontra mal ao levantar, mas quando deixamos que fique em casa parece esquecer que "está doente", pode ser que não esteja tão mal assim.

7

Do mesmo modo, pode tentar colocá-lo à prova para comprovar se finge estar doente ou se realmente lhe dói algo. Por exemplo, se diz ter dor de estômago, prepare seu prato favorito ou ofereça uma sobremesa tentadora; caso queira comer, pode duvidar da credibilidade das suas doenças.

8

Se esta situação for mais habitual do que o normal, será necessário falar com os seus professores para pesquisar o que pode estar ocorrendo. Caso fosse necessário, um psicólogo ou especialista poderia ajudar colocar fim às dores fingidas e doenças inventadas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu filho está fingindo doença, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como saber se meu filho está fingindo doença