Saúde do recém-nascido

Como se livrar do sapinho na boca

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como se livrar do sapinho na boca
Imagem: sorridents.com.br

Está procurando saber como se livrar do sapinho na boca? Neste artigo de umComo vamos lhe explicar tudo o que precisa saber. O sapinho é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans, que pode ocorrer na boca, céu da boca, parte interna das bochechas, gengivas e língua. Esta infecção é conhecida também como candidíase oral e ocorre com frequência em crianças. O sapinho não é normalmente uma infecção grave, no entanto deve ser tratado para evitar que surja uma infecção mais grave. Por isso tome nota dos nossos conselhos!

Também lhe pode interessar: Como limpar as dobrinhas do bebê
Passos a seguir:
1

O fungo Candida albicans já se encontra presente normalmente no nosso organismo, mas uma diminuição de imunidade pode tornar a pessoa mais propensa a sofrer de sapinho. Esta infecção pode ocorrer a qualquer idade, mas o sapinho é mais frequente em recém-nascidos e bebês com menos de 6 meses de idade que ainda utilizam mamadeiras e chupetas. As mamadeiras e chupetas são locais que estão constantemente úmidos e que, por isso são propícios ao alojamento do fungo causador do sapinho.

Como se livrar do sapinho na boca - Passo 1
Imagem: fonoterapia.com.br
2

O principal sintoma do sapinho é o aparecimento de pontos brancos na boca, que podem ser facilmente confundidos com restos de leite. Ao contrário dos restos de leite, estes pontos não saem com a mesma facilidade e podem causar dor ao bebê. Em pacientes portadores de próteses, pode ocorrer também inflamação. O sapinho também pode aparecer na região perineal, onde podem aparecer bolinhas vermelhas que podem gerar coceira no bebê e se apresentarem como uma assadura. Perante estes sinais, deve levar o seu bebê ao médico para ser examinado para confirmar a infecção.

3

Esta infecção é facilmente tratada utilizando antifúngicos que devem ser aplicados nas manchas brancas da boca da criança. Caso a criança ainda esteja amamentando, a mãe também deverá fazer o tratamento. O antifúngico que é normalmente receitado nestes casos é a Nistatina. Mas, lembre-se que deverá apenas utilizá-la no seu bebê caso o médico a receite.

Como se livrar do sapinho na boca - Passo 3
Imagem: sosdasmamaes.wordpress.com
4

A violeta de genciana é bastante conhecida para tratar sapinho na boca. Trata-se de um corante roxo antifúngico que deve ser aplicado nas manchas brancas da boca do seu bebê ou pode colocar na ponta de um cotonete e permitir que ele sugue a ponta. Você pode aplicar a solução de violeta de genciana 4 vezes ao dia.

Como se livrar do sapinho na boca - Passo 4
Imagem: advfarma.com.br
5

O bicarbonato de sódio também pode ser utilizado no tratamento do sapinho na boca. Deve misturar meia colher de chá de bicarbonato de sódio com meia xícara de água destilada e, aplicar com um cotonete nas manchas brancas da boca, após cada mamada. Esta higienização também pode ser feita por crianças maiores e adultos, antes e após as refeições.

6

Um ótimo remédio caseiro para tratar o sapinho é chá de romã, uma vez que esta fruta conta com propriedades anti-sépticas. Para preparar o chá de romã, coloque 250 ml de água para ferver e adicione a casca de uma romã. Deixe esfriar e embeba uma gaze com o chá de romã. Coloque a gaze sobre as manchas brancas durante cerca de 10 minutos e, lave de seguida com água.

Como se livrar do sapinho na boca - Passo 6
Imagem: viaevangelica.com
7

Para evitar que o sapinho retorne, certifique-se de higienizar corretamente todas as mamadeiras e chupetas. Caso o bebê tenha menos de 6 meses de idade, esta limpeza deve ser ainda mais rigorosa, pois o seus sistema imunológico ainda se encontra em desenvolvimento.

Como se livrar do sapinho na boca - Passo 7
Imagem: maesemfronteiras.com.br
8

Também é importante que não deixe o seu bebê colocar coisas na boca, apesar de ser um hábito comum deve tentar evitá-lo ao máximo. Outro cuidado que deve ter, para evitar o sapinho nas regiões cobertas pela fralda, é tentar arejá-las o máximo que puder e manter sempre o bebê sequinho, mudando a fralda com frequência para evitar que essa região fique úmida durante muito tempo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se livrar do sapinho na boca, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Em alguns casos, pode ser que o bebê não precise de tratamento, o próprio sistema imunológico pode se encarregar de se livrar dos fungos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: sorridents.com.br
Imagem: fonoterapia.com.br
Imagem: sosdasmamaes.wordpress.com
Imagem: advfarma.com.br
Imagem: viaevangelica.com
Imagem: maesemfronteiras.com.br
1 de 6
Como se livrar do sapinho na boca