Fluxo vaginal

Como se masturbar menstruada

Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 27 setembro 2018
Como se masturbar menstruada

Masturbar-se menstruada é menos dramático do que muita gente imagina. Na verdade, não tem drama. O mito de que o sangue menstrual é algo sujo ou asqueroso, surgiu com a sociedade patriarcal, que o trata como algo impuro, e, portanto, mais um argumento para justificar a natureza feminina como 'outro desigual'. Esconder o absorvente na hora de ir até o banheiro talvez seja o fato cotidiano que mais denuncia o quanto o tabu da menstruação ainda é presente na atualidade. Pois saiba que se masturbar menstruada está mais do que liberado, inclusive pode trazer benefícios. Neste artigo do umCOMO vamos falar sobre como se masturbar menstruada, se a masturbação atrasa a menstruação e todas as dúvidas que possam estar relacionadas ao tema.

Índice

  1. Menstruação não é sujeira, nem veneno
  2. Como se masturbar estando menstruada
  3. Benefícios de se masturbar menstruada
  4. Masturbação atrasa a menstruação?

Menstruação não é sujeira, nem veneno

A história moderna construiu uma perspectiva de que menstruar é algo nojento, que cheira mal. E não querer falar de menstruação é uma maneira de ignorar a natureza feminina e alimentar tabus e represálias.

Mesmo assim, você não precisa se sentir mal por não se sentir confortável com a menstruação. Não bastasse o fato de todas nós termos nascido em uma sociedade que nos criou para pensar assim, só nos sabemos o quanto pode doer ou nos colocar indispostas. Mas fica a reflexão: de onde vem o seu nojo?

Se você é uma pessoa saudável, o sangue que sai da sua menstruação não carrega bactérias nocivas além das já existentes na flora vaginal e não transmite doenças. Não se trata do mesmo sangue que corre nas nossas veias, e sim da camada que se descama na renovação do endométrio.

O cheiro da menstruação

O cheiro da menstruação pode ser um argumento para engrossar o coro do 'nojinho' de menstruação. A verdade é que a causa desse cheiro característico pouco tem a ver com a composição do fluído corporal em si, o cheiro forte vem do contato de substâncias como as que compõem os absorventes descartáveis, por exemplo.

O cheiro natural da menstruação é de ferro, e pouco tem a ver com sujeira. Um absorvente ecológico de pano ou um coletor menstrual são a maneira mais simples de tirar a prova.

Ninguém quer cheirar mal, mas a imagem que existe por trás da menstruação e seus odores naturais está diretamente relacionada ao conceito de que a mulher deve ser pura, perfeita e com cheiro de rosas. E, como explicado, não é verdade que a menstruação tem cheiro de coisa estragada, tampouco que seja suja.

Como se masturbar estando menstruada

Como deu para ver, não há nenhuma restrição que relacione menstruação e masturbação. Não há com o que se preocupar, tirando o fato das manchas que, apesar de serem laváveis, podem ser evitadas. Existem alternativas para lidar com isso.

Independente da posição que você prefira se masturbar, você pode colocar uma toalha por baixo para que o sangue não deixe marcas, depois é só lavar a toalha. Se, por acaso, você manchar o tecido, basta seguir as dicas do artigo sobre como remover manchas de sangue;

Masturbe-se no chuveiro ou na banheira

Se o fluxo está muito intenso e você prefere não ter que lidar com os fluidos, faça isso no chuveiro ou na banheira. Você pode até mesmo utilizar o chuveirinho. Não sabe por onde começar? Veja o passo a passo de como se masturbar no chuveiro;

Foca no clítoris

Outra alternativa para não ter contato com o sangue menstrual é dar preferência à masturbação clitoriana. A estimulação do clítoris é tão prazerosa quanto a penetração e você, inclusive, pode fazer usando um absorvente interno.

Vibradores na menstruação

Isso não quer dizer que a estimulação do ponto G esteja vetada. Sangue menstrual não é sujeira, você não precisa ter nojo do seu próprio fluido corporal. Mas, se você prefere evitar a bagunça, uma alternativa é apostar em vibradores. Só não se esqueça de higienizá-lo após o uso, como você faria normalmente. Lave com água e sabão neutro e deixe secar.

Inspire-se: Como usar um dildo para o ponto G

Absorventes para se masturbar

Se lidar com o sangue não é uma possibilidade, você pode usar absorventes e técnicas específicas para isso. Quem julga se é confortável ou não é a mulher que está utilizando:

  • Soft tampons podem ser encontrados em farmácia e são também uma alternativa para se masturbar ou fazer sexo menstruada sem sujeira;
  • Absorvente interno para masturbação clitoriana;
  • Coletor menstrual pode ser usado tanto para relações, quanto para se masturbar normalmente.

Falando nisso, você também pode se interessar pelo post: Posso receber sexo oral menstruada?

Como se masturbar menstruada - Como se masturbar estando menstruada

Benefícios de se masturbar menstruada

O fato de que a masturbação está cheia de benefícios não é bem uma novidade, o que nem todo mundo sabe é que ela pode ser uma ótima comparsa no período menstrual.

Te ajuda a relaxar e alivia as cólicas

Dentre as sensações liberadas pelo orgasmo, estão substâncias analgésicas que podem ajudar a aliviar a dor das cólicas menstruais. Junto com isso, ela também induz a uma sensação de relaxamento que ajuda a cair no sono e, consequentemente, se livrar um pouco mal estar comum nessa fase do ciclo.

Eleva a autoestima

Dentre as sensações liberadas pela masturbação, está a de se sentir mais sexy e mais bonita, que é ideal para combater a queda de autoestima típica desse momento para tantas mulheres.

Masturbar-se menstruada diminui o fluxo menstrual

Embora haja poucos estudos sobre o tema, já há evidências e teorias que afirmam que as contrações provocadas pelo orgasmo da menstruação podem fazer o sangue fluir mais rápido e resultar em um período de sangramento mais curto. Isso explica a teoria de que masturbação faz a menstruação descer mais rápido.

Lubrificante natural

Algumas mulheres precisam de lubrificantes para se masturbar. No período menstrual, isso pode ser dispensado dependendo do fluxo.

É autocuidado

Cada vez mais o autocuidado (cuidar de si mesma) vem sendo tema de destaque relacionado à saúde e qualidade de vida. Pensar na sua saúde sexual e se satisfazer em nome do seu próprio prazer é também uma forma de cuidar do nosso corpo como a nossa principal morada.

É super empoderador

O ato de se masturbar em si próprio já é um baita empoderamento enquanto falar sobre isso ainda é um tabu. Fazer isso no seu período é dizer a si mesma que você pode ter prazer quando bem entender e não precisa de ninguém para conseguir isso.

Masturbação atrasa a menstruação?

Não. A menos que você se sinta culpada ou ansiosa por se masturbar, a masturbação não atrasa a menstruação. Além da gravidez, a menstruação pode estar ausente ou atrasar por outras causas que precisam ser investigadas por um médico. Sugerimos a leitura do artigo sobre 'O que pode atrasar a menstruação além da gravidez?'.

Há adolescentes que se perguntam se a demora da chegada da primeira menstruação (menarca) está relacionada com o fato de elas já se masturbarem. Nesse caso, também não existe relação entre a masturbação e a primeira menstruação.

Para esclarecer outras dúvidas relacionadas, leia ao artigo sobre como é o sangue da primeira menstruação.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se masturbar menstruada, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Hope
Eu jurava que não podia
A sua avaliação:
Luisa Lima
Muito bom texto! Obrigada!!!!
1 de 2
Como se masturbar menstruada