Fluxo vaginal

Posso receber sexo oral menstruada? Alertas e recomendações

 
Nathália Oliveira
Por Nathália Oliveira. Atualizado: 5 abril 2018
Posso receber sexo oral menstruada? Alertas e recomendações

Às vezes, nós mulheres ficamos menstruadas justamente em dias inconvenientes quando temos algo agendado - um encontro, por exemplo. Como não dá pra simplesmente interromper o ciclo, é preciso aprender a conviver com ele da melhor forma possível.

Em nossa sociedade, a menstruação ainda é um tabu, e todos os temas que a cercam costumam ser carregados de preconceito - inclusive sexo durante o período. No artigo de hoje em umCOMO, trouxemos informações sobre receber sexo oral menstruada e muitas outras dicas a respeito do tema. Continue lendo!

Sexo menstruada - pode?

O tema pode causar muito estranhamento - principalmente nos homens. Entretanto, é preciso que as mulheres conheçam melhor o seu próprio corpo, assim fica mais fácil saber o que agrada e o que não agrada na cama. É preciso falar do sexo oral em mulher menstruada como algo que, definitivamente, não precisa ser polêmico, tabu e muito menos desconfortável.

Inclusive, quando se trata de sexo oral durante o período menstrual, o que vale é o conforto do casal com a situação - principalmente da mulher menstruada! Se sexo por si só já demanda um relaxamento e uma sensação de conforto com a situação, isso é intensificado durante esse período, pois algumas mulheres podem se sentir um pouco mais incomodadas com o fluxo.

As alterações hormonais que a mulher passa nesse período aumentam a libido e o desejo sexual, o clitóris fica bem mais sensível e os hormônios ocitocina e dopamina, liberados após um orgasmo, ajudam a amenizar o desconforto que pode ser sentido durante o período menstrual.

Entretanto, alguns cuidados extras devem ser tomados na hora de fazer sexo menstruada - principalmente se for sexo oral. Isso porque a exposição ao sangue pode aumentar os riscos de transmissão de uma doença sexualmente transmissível, caso a mulher seja portadora. Felizmente, é possível contornar essa situação e garantir um sexo seguro e prazeroso para você e seu(sua) parceiro(a).

Veja também: Como se masturbar menstruada - O guia prático sem tabus

Sexo oral menstruada é seguro? Dicas e recomendações

Algumas dicas são fundamentais para quem quer receber sexo oral menstruada da forma mais segura e confortável possível.

É possível diminuir a "sujeira"?

Infelizmente não é possível diminuir o fluxo menstrual, mas algumas dicas podem minimizar a sujeira causada pelo sexo durante esse período. Você pode, por exemplo, optar por uma rápida ducha antes da relação, para tirar uma boa parte do sangue, e também escolher ter relações nos dias em que o fluxo vem em menor volume, como nos primeiros ou nos últimos dias da menstruação. Outra dica é fazer uso de um absorvente interno para a prática de sexo oral - mas lembre-se de retirá-lo caso ocorra penetração!

Sexo oral menstruada faz mal? É anti-higiênico?

Uma situação muito comum é as pessoas evitarem a prática do sexo oral durante o período menstrual pela crença de que o sangue expelido seria anti-higiênico. Isso não é verdade! A rigor, o sangue da menstruação é como qualquer outro fluido do corpo humano, que não possui problemas nem causa qualquer tipo de efeito colateral. Pode-se afirmar que, caso não esteja infectado com alguma DST, o sangue de menstruação é limpo e não faz mal.

Sexo oral durante a menstruação aumenta o risco de contrair DST?

A probabilidade de contrair uma doença sexualmente transmissível ou alguma infecção fazendo sexo durante o período menstrual é maior. O sangue é uma via de contágio de muitas doenças, e tê-lo no meio da relação sexual é mais um elemento de risco, para além da secreção vaginal que, por si só, também pode ser uma via de contágio. Para isso, a melhor opção continua sendo, sempre, o uso de preservativos como a camisinha e a camisinha feminina.

No caso do sexo oral, o sangue de menstruação no rosto, principalmente em contato com a mucosa, pode agravar ainda mais a exposição a elementos de risco. Uma boa pedida para amenizar o risco é, novamente, lançando mão de absorventes internos.

Sexo durante a menstruação engravida?

O risco de engravidar existe, mas é uma condição muito incomum. Pelo fato da parede interna do útero (o endométrio) descamar, isso dificulta que o óvulo fecundado se fixe, impossibilitando a gravidez.

Em caso de mulheres que façam uso da pílula anticoncepcional, é indispensável que ela seja tomada todos os dias e nos horários corretos para garantir a eficácia. Se não for dessa forma, há risco da barreira hormonal ficar comprometida, e o risco de engravidar aumenta.

Dica: Acesse também esse artigo para saber como fazer sexo durante a menstruação.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso receber sexo oral menstruada? Alertas e recomendações, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Posso receber sexo oral menstruada? Alertas e recomendações