Outros Saúde na mulher

Por que ocorre a vaginose bacteriana

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Por que ocorre a vaginose bacteriana
Imagem: infeccionvaginal.info

Trata-se de uma infecção que as mulheres podem contrair em suas zonas mais íntimas. A vaginose bacteriana aparece quando aumentam as bactérias que residem na vagina, fazendo com que ocorra um desequilíbrio hormonal que leva ao aparecimento desta infecção.

Em umComo.com.br informamos por que ocorre a vaginose bacteriana para que você possa prevenir seu aparecimento.

Também lhe pode interessar: Como curar a vaginose bacteriana
Passos a seguir:
1

Trata-se de uma infecção vaginal frequente nas mulheres, porém ainda não se conhece com exatidão a causa da vaginose bacteriana. Os experientes determinam que há alguns fatores que originam o aparecimento desta bactéria no corpo feminino, no entanto, as causas científicas são ainda desconhecidas.

2

Praticar relações sexuais com um novo parceiro ou com diferentes pessoas (sejam de qualquer sexo) pode produzir vaginose bacteriana. As bactérias na vagina podem ser transmitidas durante o ato sexual, seja por não utilizar camisinha, por receber sexo oral ou por utilizar espermicida durante suas relações.

Outro dos motivos sobre por que ocorre a vaginose bacteriana é usar um dispositivo intrauterino (DIU) já que pode alternar os hormônios e desestabilizar as bactérias.

3

Outras causas da vaginose bacteriana referem-se a diferentes hábitos de vida que podemos adotar. Por exemplo, o vício de fumar pode ser um dos fatores que causam esta infecção vaginal, também pode o ser o uso abusivo dos antibióticos que podem chegar a desequilibrar as bactérias da vagina.

As lavagens vaginais constantes também podem ser prejudiciais, já que a pressão da água pode desestabilizar a zona íntima das mulheres.

4

O que está claro é o que não causa uma infecção de vaginose bacteriana:

  • O uso de lençóis alheios
  • A água das piscinas
  • Os assentos do banheiro
  • Nem as toalhas alheias
5

A vaginose bacteriana pode aparecer inclusive em mulheres que não tenham praticado relações sexuais. Se você foi afetada por esta infecção vaginal, recomendamos que consulte seu médico habitual para que ele prescreva o tratamento específico e tenha um controle sobre a melhora da infecção. No seguinte artigo você também poderá ter informação sobre como curar a vaginite bacteriana.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que ocorre a vaginose bacteriana, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: infeccionvaginal.info
Por que ocorre a vaginose bacteriana