Calcular a frequência cardíaca

Como tratar a arritmia cardíaca

Como tratar a arritmia cardíaca

Se sofre de arritmia cardíaca é importante que tenha em conta os diferentes modos que existem para tratar esta doença do coração. Quando as batidas deste órgão vital ficam alteradas é quando falamos de arritmias e existem diferentes tipos, segundo os quais o médico optará por seguir um tratamento ou outro. Neste artigo de umComo vamos explicar para você como tratar a arritmia cardíaca informando-lhe tanto dos tratamentos de medicina natural como os remédios caseiros.

Passos a seguir:
1

Quando o sistema do funcionamento do coração fica alterado, as batidas modificam e, por conseguinte, o ritmo cardíaco. Esta falha faz com que o bombeamento do coração fique diminuído e não tenha a mesma eficácia. Quando falamos de bradiarritmias é quando a alteração provoca um ritmo mais lento e quando falamos de taquiarritmia é precisamente o contrário, quando a batida do coração acelera.

O local no qual se originam as arritmias também determinará o tipo das mesmas, pois não é a mesma coisa uma arritmia na zona ventricular ou nas aurículas que se conhece como "supraventricular". Dependendo do tipo de arritmia que sofrer, o tratamento será diferente assim como o seu estado de saúde. Por isso, é fundamental que se tem esta doença cardíaca consulte um médico para que o examine e o trate de forma individualizada.

2

Para tratar a arritmia existem diferentes tratamentos médicos que podem ajudar a regular as batidas do seu coração. A escolha de um ou de outro dependerá sempre do tipo de arritmia que lhe tenham diagnosticada e das suas próprias necessidades, por isso, deverá consultar um especialista para que lhe indique qual é o melhor para si.

Um tratamento muito leve e indicado para as arritmias menos importantes são as manobras vagais que consistem em aplicar a você mesmo manobras como conter a respiração, colocar o rosto em água gelada, etc. Isto consegue que o seu sistema nervoso se altere e consiga amenizar a arritmia.

Como tratar a arritmia cardíaca - Passo 2
3

O médico também lhe poderá receitar medicamentos antiarrítmicos que regulam os sais iônicos que existem nas células cardíacas, desta forma pode-se controlar o sistema elétrico do nosso coração e tratar a arritmia. Há diferentes medicamentos que trabalham para esta finalidade, deverá ser sempre um médico a receitar o mais adequado para o seu caso.

4

Outra forma de tratar a arritmia é através da cardioversão elétrica que é uma descarga elétrica de corrente para o seu coração que ajuda a eliminar as arritmias e a conseguir que as batidas do seu coração normalizem. Este tratamento é feito de forma urgente e serve para momentos pontuais quando um paciente está tendo uma crise ou ataque de coração.

Como tratar a arritmia cardíaca - Passo 4
5

A radiofrequência também serve para tratar as arritmias. Para isso, começa-se por se fazer um estudo do seu coração para poder detetar qual é a rede elétrica que está falhando. Uma vez localizada, aplicam-se descargas de radiofrequência que tentam destruir e modificar a alteração que produz a modificação das batidas.

6

Antes de colocar o pacemaker tradicional, pode-se optar pelo DAI que é um tipo de pacemaker que deteta as arritmias e, apenas no momento em que o coração falha, o dispositivo provoca uma descarga elétrica que modifica o erro.

Se o DAI não for suficiente, poderá ser usado o pacemaker tradicional, uma bateria que acumula energia elétrica e que emite impulsos elétricos para o coração para regular o seu funcionamento. São muito úteis sobretudo para pacientes com arritmias muito severas.

Como tratar a arritmia cardíaca - Passo 6
7

Além destes tratamentos médicos, pode tratar a arritmia com medicina natural que contribui para que o sistema nervoso do coração trabalhe de uma forma mais rítmica. Por exemplo, a valeriana é uma erva medicinal que diminui a pressão arterial e aumenta a circulação sanguínea do coração.

A falta de magnésio pode provocar arritmias no coração, por isso, se estiver faltando este mineral é importante que o incorpore à sua dieta para poder reequilibrar as suas constantes vitais. Em umComo contamos-lhe quais são os alimentos ricos em magnésio mas se com a alimentação não for suficiente, pode falar com um médico para que lhe receite suplementos de magnésio.

8

O aipo e o alho também são alimentos que se consideram como antiarrítmicos naturais, o motivo é que estes alimentos têm elementos bloqueadores de cálcio pelo que funcionam na perfeição para eliminar a arritmia. Para os ingerir, pode fazê-lo através de sucos elaborados com estes ingredientes e misturá-los com cenoura, maçã ou laranja.

Veja também: Lista de batimentos cardíacos por idade

Como tratar a arritmia cardíaca - Passo 8

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a arritmia cardíaca, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
16 comentários
Alberto Pedro Oliveira da Costa
como tratar a arritmia cardiaca
leone santos
o meu problema acredito que fique mais complicado pois tenho há anos miocardiopatia hipertrofica, o qual o coração acelera, e depois em 2011 tive arritmia, que segundo sei o coração bate mais fraco fora do compasso, então não sei o que fazer para tratar a arritmia, pois esta foi que me deixou arriada sem poder fazer nada, me canso com facilidade. Antes de ter o problema da miocardiopatia eu fazia tudo, apesar de ter enfartado em 2008 e feito uma angioplastia, mas eu estou me sentindo mal é com a arritmia e os medicos dizem que não tem tratamento e nem remedio. Não sei o que faço pois estou impedida de tudo tenho 64 anos. Aguardo uma resposta
Elzamir Botelho Santos
Eu sinto cansasso, quando ando ou subi uma escada dar morreria nas pernas nos braços, e o cansasso.
jeferson
gostaria de saber se o remedio ocorom 200 e o xarelto acho que é isso . milnha medica nao me disse qual tipo de taquicardia mas pediu para tomar esses remedio durante 30 dias fico preucupado com efeitos colaterais e tambem gostaria de saber se pode tomar uma cervejinha vcs spodem me ajudar agradeço obrigado
Maria Helena Santos
Gostaria de saber se a arritmia tem cura
manoel haruto kitauti
como posso tratar a minha aritmia porque o medico me recomendou tomar remedio chamado xarelto 20.mg e este remedio me ta sangrando eu nao posso tomar marevan tambem acontece o mesmoque fazer para nao dar contra indicaçoes gostaria de receber noticias sobre este asunto gratos no momentos
jair
tenho o que fazer para cura arritmias
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Jair! Basta seguir as orientações do artigo.
Hamilton de Jesus
Meu filho 14 anos sofreu um taquicardia coração de repente seu coração ficou acelerado rapidamente q fazer na desse ataque
monica
boa noite seirá que esses alimentos dar certo mesmo ,eu vou fazer tomara que der certo...
A sua avaliação:
Gama
Gostei muito do artigo...
Editor umComo.com.br
Oi Gama! Obrigada pelo seu comentário. Continue acompanhando nossas dicas!
Maria Sandra Lourenço
Tenho Arrítimia cardíaca a vinte anos, tomo remédio todo dia, confesso que não consigo me acostumar!
amei as dicas de tratamento caseiros, não sabia que existia algumas soluções. Obrigada!

Editor umComo.com.br
Oi Maria! Que bom que as dicas foram úteis. Continue acompanhando nossos artigos!
A sua avaliação:
Manuel Pires
Há já vários meses que tive uma arritmia com batimentos desordenados do meu coração e com cerca de 50/80 pulsações por minutos. Andei assim cerca de 1 mês. Entretanto desapareceu, mas passado que foi esse tempo, essa arritmia voltou novamente, e mais ou menos com as características da anterior. Já fiz alguns exames e não deu nada que fosse grave. Será que esta arritmia pode ser perigosa? O que devo fazer? Estou muito preocupado ? Por favor, agradecia um conselho. Obrigado.
A sua avaliação:
tulio
ola bom dia!sofro de arritmia,meu coracao bate com muita frequencia,queria saber de algum remedio caseiro que possa reveter esses batimentos..obgd
marcilene Borges das neves
eu me sinto muito batimento cardicos sera q e ? mas eu tou bem assima peso quero uma explicação obg
adriana
eu tenho prolapso mitral mínimo e extrassistolia ventricular e supraventricular de baixa frequência, no ultimo holter deu 430 num dia. Mas de vez em quando, do nada, mesmo eu estando em repouso, me dá umas taquicardias muito fortes e difíceis de controlar, fico com muito medo de morrer. quais as dicascaseiras para acalmar a taquicardia???
francisco
ola meu filho te 22 anos e tem arritimia cardiaca ele trabalha e estuda a noite ele fica esgotado qual o tipo de vitamina eu devo comprar para ele
1 de 5
Como tratar a arritmia cardíaca