Partilhar

Como tratar a dor de ouvido com remédios caseiros

Como tratar a dor de ouvido com remédios caseiros

Todo o mundo sofre de uma dor de ouvido de vez em quando, embora aconteça com mais frequência nas crianças. A dor de ouvido geralmente acontece depois de um resfriado ou dor de garganta e muitas vezes depois de assoar o nariz. A razão porque isto acontece é porque os líquidos se acumulam nas trompas de Eustáquio. O líquido infeta e acumula-se na parte posterior do tímpano e pressiona o ouvido, causando desconforto. Se tem uma dor de ouvido, pressão e/ou drenagem, deve consultar o seu médico. No caso de ter uma infeção no ouvido, o seu médico provavelmente vai prescrever-lhe antibióticos para ajudar o seu corpo a eliminar a infeção. Mas também existem alguns tratamentos naturais que o podem ajudar. Continue lendo este artigo de umComo e saiba como tratar a dor de ouvido com remédios caseiros.

Passos a seguir:
1

Coloque um secador de cabelo com ar quente próximo do ouvido para que o ar quente entre no ouvido. Não coloque o ar muito quente nem muito próximo do ouvido para não queimar a pele e não utilize o secador durante mais de 3 ou 5 minutos.

Também pode aplicar calor na orelha através de uma almofada de aquecimento, quando estiver quente coloque o ouvido afetado sobre a almofada elétrica. O ar quente do secador de cabelo e o calor morno da almofada elétrica vão ajudar a aliviar a dor.

Como tratar a dor de ouvido com remédios caseiros - Passo 1
2

Um ótimo remédio caseiro para aliviar a dor de ouvido é colocar um algodão embebido em alho e azeite. O alho é conhecido por ser um antibiótico natural, e com o suco do alho pode ajudar a combater a infeção. Para preparar este remédio caseiro, esmague um dente alho em um recipiente pequeno e junte uma colher de sopa de azeite. Aqueça esta mistura no fogão e depois embeba um algodão nela. Esprema para retirar o excesso e certifique-se que a temperatura está morna. Depois coloque o algodão dentro do ouvido de maneira a ficar tapado.

Como tratar a dor de ouvido com remédios caseiros - Passo 2
3

Para tratar a dor de ouvido com remédios caseiros pode colocar umas gotas de azeite de oliva no ouvido afetado, uma vez que atua como um lubrificante e pode ajudar a eliminar os sintomas de coceira ou ressecamento próprios da infeção no ouvido. Aqueça o azeite como faria com uma mamadeira, sob a torneira de água quente durante uns minutos.

Certifique-se de testar a temperatura do azeite quente antes de o utilizar na orelha, ele deve estar à temperatura corporal. Aplique-o com um conta-gotas sobre o ouvido e utilize apenas o azeite suficiente para cobrir o revestimento interior da orelha.

Como tratar a dor de ouvido com remédios caseiros - Passo 3
4

Envolva uma bolsa de água quente numa toalha e use-o como uma almofada apoiando a orelha afetada sobre ela. Uma vez mais, o calor da bolsa de água quente irá aliviar a dor de ouvido.

5

Mascar uma bala (ou inclusivamente a comida) e a deglutição ajudam a ventilar a trompa de Eustáquio e a facilitar a drenagem. Isto pode ajudar a aliviar um pouco a pressão causada pela infeção no ouvido interno.

6

É sempre importante saber como manter os ouvidos saudáveis, por isso não hesite em entrar no artigo e descobrir os nossos conselhos. E se passadas 48 horas continuar a ter dores e desconfortos, o mais recomendável é consultar um médico para uma avaliação.

Dica: Acesse esse artigo e descubra: pontadas no ouvido, o que pode ser?

7

Há diferentes causas que podem causar a dor de ouvidos, de entre todas as que existem, de seguida explicamos-lhe as mais comuns:

  • Inflamação da trompa de Eustáquio: quando o canal que leva a informação entre o ouvido médio e a garganta se inflama, pode acontecer que você sinta dor e mal-estar.
  • Inflamação do ouvido médio: também é responsável pela sensação de dor nesta parte do corpo humano.
  • Obstrução do ouvido: pode ser que o excesso de cera ou um objeto estranho tenha obstruído o nosso ouvido e isto faz com que sintamos dor.
  • Lesões no tímpano: tanto roturas como lesões menos graves podem originar incômodos na zona do ouvido.

Neste artigo de umComo contamos-lhe de forma detalhada quais são as causas da dor de ouvido.

Como tratar a dor de ouvido com remédios caseiros - Passo 7

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a dor de ouvido com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Não utilize óleo mineral (ou qualquer outro óleo) em forma de gotas no ouvido, se suspeita ou se lhe disseram que tem um tímpano perfurado.

Escrever comentário sobre Como tratar a dor de ouvido com remédios caseiros

O que lhe pareceu o artigo?
46 comentários
A sua avaliação:
Wende Rechene
Comentário ou perguntar alguns dias meu ouvido lado esquerdo esta fazendo um eco guando eu falo esta encomodando mais não é sera. O q eu devo fazer
A sua avaliação:
Matheus Felipe
AAAAAI MEU OUVIDO! A dor é tanta que tá difícil até de ler a matéria.
Cida
Meu azeite acabou... Posso substituir por oleo de girassol?
juliene de padua ribeiro silva
Bom dia! Meu filho de 9 anos está com um dor de ouvido terrível,já faz 3 dias já levei ele no hospital mas ele só passaram ibuprofeno ,quando ele tinha 3 anos ele fez uma cirurgia do ouvido, ele estava perdendo a audição ,a perca era de 90%de um e 80% do outro tivemos que colocar um tubito por 6 meses . Agora qualquer pancada que ele leva na cabeça perto do ouvido ele não aguenta de dor,e por causa de uma brincadeira sem graça de um primo deu um tapa na orelha dele e não está aguentando de dor ,por favor o que faço.
juracy
Boa noite Que fazer pra tirar barulho do ouvido timpo vento?
Francilene lima da silva
Nossa! Minha filha d um aninho estava aos prantos com dor de ouvido é a primeira vez q acontece, moro sozinha então não pensei duas vezes e vim logo pesquisar pra saber de algum remédio caseiro. Fiz o da compresa morna usei uma fralda d pano passei o ferro e coloquei no ouvido dela e deu super certo. Agora ela dormiu. Obrigado pela ajuda.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Francilene, que bom saber que conseguimos ajudar. Muito obrigada pelo sue comentário e continue nos acompanhando :)
greyciane
ei gente a compresa com o pana morno funciona fiz isso pro meu irmão de 19 anos que legal ele disse q parou de doer agora ele ta jogando tranquilo obrigada mesmo
antonio marcos chaves
To com uma dor horrivel dd ouvido e ja usei aceratum tem uns 3 dias e cotinua a dor em volta do rosto o que faço
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Antonio, se ainda continua seria bom consultar um médico então.
matheus Alvez
Como fasso pra para minha dor de ouvido ela não para fica doendo muito o meu ouvido mas tenho esse problema também porque meus 2 ouvidos são espocados como fasso pra para minha dor de ouvido.
Sérgio Ricardo
Se um inseto entrar no ouvido, o que fazer?

Como tratar a dor de ouvido com remédios caseiros
1 de 5
Como tratar a dor de ouvido com remédios caseiros

Voltar ao topo da página