Infecções crônicas do ouvido

Remédios caseiros para a infecção de ouvido

Remédios caseiros para a infecção de ouvido
Imagem: infobae.com

Ainda que as infecções de ouvido possam aparecer em qualquer idade, são um mal especialmente comum na infância, derivado majoritariamente do acúmulo de líquido na zona e das doenças respiratórias e resfriados que se apresentam com frequência durante os primeiros anos de vida. Quando são muito frequentes requerem da atenção de um médico para detectar o problema que as origina, no entanto, algumas soluções caseiras podem melhorar esta condição de forma eficaz. Em umComo mostramos a você alguns remédios caseiros para a infecção de ouvido que ajudarão a combater este mal.

Também lhe pode interessar: Como curar uma infecção de ouvido

Passos a seguir:

1

As infecções do ouvido podem ocorrer por diversas causas, sendo as mais comuns o acúmulo de água na zona que não foi drenada de forma adequada, complicações derivadas de infecções nasais ou respiratórias que se estendem ao ouvido, ou a presença de agentes externos que geram o problema.

Os sintomas mais comuns desta condição são:

  • Dor no ouvido.
  • Vermelhidão da zona.
  • Diminuição leve da audição.
  • Supuração de líquido do ouvido.
  • Em alguns casos pode aparecer também febre, tonturas e desequilíbrio.
2

Os remédios caseiros para a infecção de ouvido contam com soluções tanto para reduzir a infecção como para aliviar a inflamação gerada por este problema.

Se a meta é conseguir que a infecção desapareça, o óleo da árvore do chá é um excelente aliado devido ao seu poder antisséptico. Para aplicá-lo você deverá esquentar um pouco o óleo da árvore do chá e depois, conferindo previamente que esteja morno e não queima você, aplicar três gotas no ouvido afetado com a ajuda de um conta-gotas.

Repita este procedimento três vezes por dia.

Remédios caseiros para a infecção de ouvido - Passo 2
Imagem: bellezapura.com
3

O alho é outro produto natural conhecido por seu alto poder antibiótico e anti-inflamatório, sendo um aliado excelente para tratar naturalmente a infecção de ouvido. O ideal é preparar um óleo de alho elaborado com alhos esmagados e azeite de oliva. Esquente um pouco de azeite de oliva, acrescente os alhos esmagados e deixe repousar durante pelo menos uma hora para que o alho solte suas propriedades.

Depois coe e, estando de preferência morno, aplique três gotas no ouvido três vezes ao dia.

Remédios caseiros para a infecção de ouvido - Passo 3
4

A camomila conta com propriedades antissépticas, reduz a inflamação e dá um efeito sedativo ao corpo, por isso é também um bom remédio caseiro para a infecção de ouvido muito simples de conseguir.

Você só precisará misturar uma colher de chá de azeite de oliva previamente morno com duas gotas de chá de camomila. Aplique em seu ouvido três gotas três vezes ao dia para diminuir o incômodo.

Remédios caseiros para a infecção de ouvido - Passo 4
Imagem: ecoosfera.com
5

Outros óleos essenciais que podem ajudar você a melhorar a infecção de ouvido e recuperar-se satisfatoriamente são:

  • O óleo de eucalipto, já que esta planta combate eficazmente as infecções. Se quiser prepará-lo em casa você pode consultar nosso artigo como fazer óleo de eucalipto.
  • O óleo de lavanda, pois é considerado um excelente anti-inflamatório natural.
Remédios caseiros para a infecção de ouvido - Passo 5
Imagem: otramedicina.imujer.com
6

Aplicar uma compressa quente no ouvido afetado também ajudará você a diminuir o incômodo. Esta solução é ideal para diminuir a inflamação pelo que você pode colocá-la em prática junto com qualquer um dos remédios caseiros que explicamos anteriormente, favorecendo assim uma rápida recuperação.

Remédios caseiros para a infecção de ouvido - Passo 6
7

É importante procurar um médico se a infecção persistir por mais de três dias ou se aparecer febre alta que não baixa. Nestes casos será necessário um tratamento profissional possivelmente de caráter antibiótico.

Sugestão: Pontadas no ouvido, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a infecção de ouvido, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
lauriene Ferreira
Flor de abóbora com azeite de oliva morno aliviá a dor?
Fábia Ivanilde
O azeite aquecudo com alho e uma toalha morna me ajudaram nuito. Obrigada
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Fábia, que bom que esse remédio caseiro ajudou você! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando o nosso site :)
decio
Estou muito felis por saber estas receitas
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Decio, que bom saber isso! Muito obrigada e continue nos acompanhando ;)
HELCIO BATISTA DA SILVA
Tenho um casal de filhos já adultos. Quando eram pequenos ambos tiveram infecções sérias de ouvido. A menina foi a primeira e de tanto levá-la à médicos, um deles me alertou para o verdadeiro motivo: Incompatibilidade com leite de vaca. Passei a alimentá-la com leite de cabra e o problema acabou. Quando o menino teve o mesmo problema eu já conhecia a solução.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Helcio, muito obrigada por partilhar a sua experiência! Continue seguindo as nossas novidades :)
Imagem: infobae.com
Imagem: bellezapura.com
Imagem: ecoosfera.com
Imagem: otramedicina.imujer.com
1 de 6
Remédios caseiros para a infecção de ouvido