Partilhar
Partilhar em:

Como tratar ceratose actínica com remédios caseiros

Como tratar ceratose actínica com remédios caseiros

A ceratose actínica, também conhecida como ceratose solar, é uma doença de pele que, em muitos casos, pode ser considerada com um pré-câncer de pele. É caracterizada pelo aparecimento de protuberâncias escamosas ou com crosta na pele , o que costuma surgir em zonas alopécicas, como couro cabeludo, cara, orelhas, lábios, dorso das mãos, antebraços, ombros ou pescoço devido à exposição solar. Por vezes, estas marcas não são visíveis mas podem ser notadas através do tacto. É uma doença mais comum do que se pensa e as pessoas mais propensas são as que possuem tez clara, cabelo loiro ou ruivo e olhos azuis, verdes ou cinzas.

Embora nem sempre ocorra, em muitas ocasiões pode se desenvolver e resultar em câncer de pele, por isso é tão importante que você se proteja do sol, mesmo em dias nublados. Contudo, esta condição pode ser tratada a tempo com fármacos, criocirurgia ou outras técnicas. No entanto, você também pode usar alguns remédios caseiros para a ceratose actínica como os que indicamos neste artigo do umCOMO! Continue lendo e descubra!

Vinagre de maçã para a ceratose actínica

O vinagre de maçã é um bom tratamento natural para a ceratose actínica. Você apenas necessita misturar meia colher de colher de café de vinagre de cidra de maçã com um copo de água. Para que o gosto não seja demasiado forte, você pode adicionar uma colher de mel.

Você também pode aplicar o vinagre diretamente sobre a lesão e para que a mancha ou zona afetada vá desaparecendo após alguns dias. Com o uso deste vinagre, em pouco voltará a sair pele nova e saudável. Se a aplicação direta provocar prurido ou ardor em excesso, lave a zona com água fria abundante para retirar o vinagre e experimente outro remédio natural mais suave.

Chá verde

O chá verde contém elementos bioativos ideais para o organismo, já que possuem benefícios terapêuticos. Consumir um copo de chá verde por dia pode melhorar a lesão além da aplicação tópica diretamente na zona afetada.

Não é necessário preparar um chá todos os dias, existem outras formas de tomar chá verde para tratar a pele sem fazer uma infusão, como cápsulas, pós, comprimidos ou um extrato líquido que pode ser adicionado às bebidas.

Cardo-santo para ceratose solar

O cardo santo, também conhecido como cardo bento, cardo mariano ou cardo bendito, é muito utilizado como remédio natural. As suas sementes ajudam a proteger a pele da ação dos radicais livres, o que é ideal para tratar esta doença.

Contudo, esta planta deve ser usada com precaução pois pode provocar hipersensibilidade em algumas pessoas. Recomendamos que você experimente o remédio e, em caso de reação, procure uma alternativa mais adequada para o seu caso.

Água de berinjela

O extrato, água ou suco de berinjela é muito popular, já que se acredita que os seus ingredientes podem ser aliados do tratamento do câncer de pele (algo que continua sendo estudado). Isso acontece, sobretudo, graças ao glucósido ou à solasodina BEC5 que contém. Foi demonstrado que pode tratar os carcinomas das células basais com sucesso, assim como o carcinoma de células escamosas e ceratose na pele humana.

Para tratar a ceratose actínica, você pode tomar este remédio natural diariamente. Descubra como fazer água de berinjela nesse outro artigo do umCOMO.

Óleo de coco

O óleo de coco está muito na moda, não só em beleza mas também em alimentação. Ele contém gorduras saturadas que contêm benefícios que podem ajudar no tratamento do câncer. O ácido palmítico, por exemplo, mata as células danificadas seletivamente.

Você pode utilizar o óleo de coco na pele diretamente, passando suavemente sobre a lesão. Outra opção seria misturar o óleo com outros ingredientes como a melatonina, a vitamina D, o extrato de chá verde mencionado antes ou o extrato de romã. Todos estes remédios naturais possuem propriedades benéficas para combater os problemas de pele como a ceratose e o câncer.

Sementes de linhaça para a ceratose solar

As sementes de linhaça possuem ácidos graxos Ômega 3 que ajudam a tratar e a prevenir os danos da pele. Quando a pele é exposta a radiação solar e são gerados radicais livres, os ácidos graxos Ômega 3 atuam como antioxidantes.

Você pode mascar as sementes diretamente ou ingerir como acompanhamento em comidas com, por exemplo, um iogurte natural. Você também pode aplicar o óleo de linhaça ou as sementes diretamente nas lesões.

Outros alimentos ricos em Ômega 3 que podem ser úteis neste tratamento são o óleo de peixe, o azeite de oliva e o óleo de cártamo.

Óleo de sândalo para a ceratose actínica

O óleo de sândalo possui propriedades anticancerígenas, além de hidratar e nutrir as diferentes capas da derme em profundidade. Para usar este óleo como remédio natural, aplique diretamente sobre a lesão cutânea de ceratose actínica.

Quado alguém é diagnosticado com câncer de pele e já se encontra em tratamento, o óleo de sândalo é um dos remédios mais eficazes para aliviar os efeitos secundários da radiação. De qualquer modo, nestes casos é melhor perguntar previamente ao médico que tratamentos de reforço são a melhor opção.

Como prevenir ceratose actínica?

Para prevenir a ceratose actínica, é importante ter atenção à exposição solar e não apenas as pessoas de pele clara, mas sim todo o mundo. Apesar de esse tipo de peles possuírem uma predisposição maior, a ceratose actínica pode afetar qualquer pessoa.

Por esse motivo, é essencial evitar o sol entre as 10 da manhã e as 4 da tarde, horas em que o sol está mais alto e os seus raios incidem com maior intensidade.

Não esqueça de também usar sempre protetor solar, não apenas no verão ou em dias de sol. Em dias nublados, os raios de sol passam igualmente para capas da pele e são prejudiciais do mesmo jeito. No verão, use a máxima proteção e, no inverno, continue aplicando protetor sempre que sair, mesmo que seja um fator mais baixo.

No verão, sobretudo, a aplicação de protetor solar deve ser feita várias vezes por dia. Se você for na praia ou na piscina, aplique o creme novamente sempre que sair da água. Sempre que você for tomar sol, aplique a proteção cerca de 20 minutos antes.

Estas recomendações podem parecer exageradas mas, cada vez mais, o sol incide com uma intensidade maior. Estas lesões cutâneas não só podem provocar câncer de pele, mas também podem afetar gravemente a nossa derme com o passar do tempo. Não esqueça que a sua pele tem memória e que tudo o que você fizer hoje vai acabar se repercutindo nela no futuro.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como tratar ceratose actínica com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como tratar ceratose actínica com remédios caseiros

O que lhe pareceu o artigo?

Como tratar ceratose actínica com remédios caseiros
1 de 6
Como tratar ceratose actínica com remédios caseiros