Cisto renal

Como tratar cisto no rim

Como tratar cisto no rim
Imagem: healthmeup.com

O cisto no rim acomete principalmente pessoas com mais de 50 anos de idade e, caracteriza-se por uma bolsa que cresce no rim cheia de líquido ou ar. O cisto renal pode ser de dois tipos, simples ou complexo, dependendo do material que compõe o seu interior. É frequente esta condição ser descoberta por acaso, através de uma ultrassonografia ou tomografia computorizada do abdômen solicitada por outro motivo qualquer. Para saber mais sobre o cisto renal e como tratar cisto no rim, continue lendo este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como aliviar a dor nos rins

Índice

  1. Sintomas de cisto no rim
  2. Causas de cisto no rim
  3. Tratamento de cisto no rim

Sintomas de cisto no rim

Apesar dos cistos no rins serem mais comuns a partir dos 50 anos de idade, eles podem ocorrer a qualquer idade. Em geral os cistos nos rins são assintomáticos e pequenos, ou seja, não apresentam sintomas. Apenas se o cisto for grande, ou seja, apresentar vários centímetros de diâmetro, é que poderá ter alguns sintomas como dor lombar. Muitas vezes as pessoas associam a dor lombar a cisto renal, mas na maioria dos casos esta dor lombar está relacionada a problemas na coluna lombar e não com cistos no rins. Nos casos em que o cisto for grande, para além de dor na região lombar, poderá apresentar também os seguintes sintomas:

Como já referimos, existem dois tipos de cisto nos rins, simples e complexo. O cisto no rim simples é aquele que apresenta líquido no seu interior e possui uma forma regular. Enquanto que, o cisto no rim complexo apresenta no seu interior um material sólido e pode conter contornos irregulares e também fibrose. É bom relembrar que nos casos de cisto no rim simples o paciente pode nem sequer saber que tem cisto renal, não apresentando sintomas. Nestes casos, esta condição não é perigosa para a saúde do paciente sendo portanto benigna.

Como tratar cisto no rim - Sintomas de cisto no rim
Imagem: sheknows.com

Causas de cisto no rim

Os cistos renais podem ser causados devido a:

  • Doenças genéticas;
  • Aumento da pressão no interior do rim;
  • Obstruções no néfron;
  • Aumento do gradiente de soluções salinas.

Tratamento de cisto no rim

Quando é encontrado um cisto renal simples em pessoas com mais de 50 anos de idade, esta situação é considerada normal. No entanto, quando esta descoberta ocorre em pessoas mais jovens, pode se suspeitar de doença de rins policísticos em fase inicial.

Como na maioria dos casos, os cistos nos rins são assintomáticos, o seu diagnóstico ocorre normalmente por acaso através de exames de imagem abdominais realizados por outros motivos. Quando o cisto renal apresenta sintomas, a melhor forma de o diagnosticar é através de uma ultrassonografia abdominal e renal.

Perante um diagnóstico de cisto renal, na maioria dos casos não há indicação de tratamento. O cisto no rim faz parte do processo natural de envelhecimento e não requer de tratamento, uma vez que não causa sintomas ou complicações. No entanto, se o cisto for grande (com mais de 5 cm de diâmetro) pode ser necessário realizar uma cirurgia para o retirar ou aspirar. No caso de rins policísticos, o paciente pode necessitar de um transplante renal.

Por isso, pode nem sequer ser necessário um tratamento para o cisto no rim, podendo este acompanhar o individuo por toda a sua vida sem que este se aperceba que o tem e sem causar problemas.

Como tratar cisto no rim - Tratamento de cisto no rim
Imagem: pregnancy.healthguru.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar cisto no rim, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos

  • Os pacientes que forem diagnosticados com cistos renais, deverão ter um acompanhando médico todos os anos para prevenir possíveis complicações.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
Luisa helena velasquei da cista
Tenho 60 anos no ano tenho 5 infecções de rim devido a obter cisto ambos rins um com 8,5cm e outro com 1,5cm não sinto dores mas fico preocupado no que possadas me aconteceu o que devo fazer?
Arnaldo leonardi
Ultrassonografia apresentou : cisto simples renal a direita. Isso e grave ?Tomo codisprogel.
Geralda
Tenho muitas dores no pé da barriga e nas cadeiras em cima dos rins fiz uma utrasom e deu cisto de água no rim não sei o que fazer.
selma kubiaki
tenhocisto no rim direito 2.7cm qual medicamento podeser tomado tenho alergia acetisaliculico que contem dipirona fum no medico medeu medicamento contem isso isso falei medico pode me dizer qual ?
A sua avaliação:
Carlos
Tenho 74 anos e através de uma ultra foi encontrado visto nós dois rins, de 52 e 55mm cada. Devo providenciar tratamento?
Hilta
Tenho um cisto renal de 3,7 cm. É necessário realizar algum procedimento?
Edson Roberto Dorighello
Sobre o artigo que li, preocupou-me o tamanho do meu cisto no rim direito: 7,9 x 7,5 x 7,0 cm. O que fazer/ grato, edson
A sua avaliação:
Jose Carlos de Oliveira
Sou portador de cisto renal simples, já tendo sido submetido a punção para retirar liquido dos 2 rins no total de l,5 litros. No entanto, após 10 anos esses 2 cistos voltaram a se encher e como estou com elevação de creatinina que atualmente está em 1,67, pergunto se há relação entre os dois fatos e se deverei submeter-me a nova punção. Minha idade é 84 anos. Grato pela resposta
jucelio
eu adorei esse sete
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Jucelio, muito obrigada valeu :) Continue nos acompanhando!
Imagem: healthmeup.com
Imagem: sheknows.com
Imagem: pregnancy.healthguru.com
1 de 3
Como tratar cisto no rim