Febre

Como usar um termômetro de mercúrio

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como usar um termômetro de mercúrio

O termômetro de mercúrio é um design clássico de medição de temperatura ainda usado por muitas famílias. Apesar de atualmente existirem vários termômetros digitais, este continua sendo muito procurado, além de contar com um uso muito simples. Se não tiver a certeza de como o usar, neste artigo de umComo.com.br explicamos para você como usar um termômetro de mercúrio facilmente.

Também lhe pode interessar: Como ter febre rápido

Passos a seguir:

1

Este tipo de termômetros conta em seu interior com mercúrio, uma substância que se dilata perante o calor medindo com precisão a temperatura corporal de quem o usa. O termômetro está marcado com números e no meio conta com uma linha fina que é a responsável por indicar o valor da temperatura.

Como usar um termômetro de mercúrio - Passo 1
2

Antes de usar o termômetro de mercúrio devemos sempre limpá-lo para garantir que esteja adequadamente desinfetado. Para isso deverá usar um algodão embebido em álcool antisséptico e passar pela ponta do termômetro, ou seja, pela parte metálica que entrará em contato com o seu corpo medindo a temperatura.

3

Quando estiver limpo já estará pronto para medir a temperatura. Comece pegando o termômetro do lado oposto à ponta metálica e agite-o energicamente; isto ajudará a baixar qualquer resíduo de mercúrio que tenha ficado no termômetro, garantindo que a temperatura indicada seja confiável.

Este tipo de termômetros pode ser usado em três zonas do corpo:

  • Debaixo da língua, recomendado para adultos ou adolescentes.
  • Na axila.
  • Na zona retal, um área que oferece a temperatura de forma precisa. Recomenda-se no caso de bebês ou crianças pequenas.
4

Quando tiver decidido a área para usar o termômetro, coloque-o e espere 3 minutos, tempo no qual o mercúrio já terá subido para indicar a temperatura. Recomenda-se cronometrar o tempo para evitar retirar o termômetro antes do tempo.

5

Após esse tempo, retire o termômetro e observe a temperatura até onde chega a linha central, indicando o calor corporal. Considera-se que temos febre quando a nossa temperatura supera os 37 graus. Se ela superar os 40 graus, vá a um médico com urgência.

6

Quando tiver terminado de usar o termômetro de mercúrio é muito importante agitá-lo novamente para que a substância baixe, desinfetar com álcool antisséptico e guardar. Se usar o termômetro no reto, por higiene convém usá-lo apenas nesta zona e adquirir outro para medir a temperatura sob a língua.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar um termômetro de mercúrio, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como usar um termômetro de mercúrio