Partilhar

Como usar Voltaren Emulgel - bula completa

Como usar Voltaren Emulgel - bula completa

O Voltaren Emulgel é uma alternativa tópica à base de diclofenaco, ideal para desinflamar e acalmar a dor em casos de traumatismos, doenças reumáticas ou artríticas, doenças musculares, torções, lombalgia e diversas condições a nível ósseo ou muscular. No entanto, para conseguir os melhores efeitos e, garantir sobretudo nossa saúde, é importante conhecer seu uso adequado. Por isso, neste artigo do umCOMO vamos lhe explicar como usar Voltaren Emulgel corretamente, mostrando-lhe a bula completa deste creme anti-inflamatório de uso externo.

Também lhe pode interessar: Como tomar Voltaren

Para que serve Voltaren Emulgel

Voltaren Emulgel é um fármaco que está elaborado à base de diclofenaco dietilamônio, um anti-inflamatório não esteroide (AINE), que tem propriedades analgésicas muito fortes e que está indicado para aliviar as dores e reduzir as inflamações no caso de determinadas condições que afetam a saúde das articulações e dos músculos. O Voltaren Emulgel usa-se especialmente nos seguintes casos:

  • Artrose
  • Traumas nos ligamentos, tendões, músculos e articulações.
  • Tendinite.
  • Tenossinovite.
  • Bursite.
  • Periartrite.
  • Entorse.
  • Distorção.
  • Síndrome ombro-mão.
  • Dores de osteoartrite leves.
  • Dores musculares, lombares, de pescoço e costas.

Modo de uso do Voltaren Emulgel

Antes de começar a usar Voltaren Emulgel, deve ter em conta que se trata de um produto tópico, pelo que o seu uso é exclusivamente externo e em nenhum caso deve se ingerir. É um creme anti-inflamatório que se deve aplicar diretamente na zona afetada ou dolorida. De seguida, explicamos-lhe os passos que deve seguir no momento de aplicar Voltaren Emulgel:

  1. Aplique uma porção de Voltaren Emulgel sobre a zona afetada. A quantidade deve ser consoante a extensão da área a tratar. Por exemplo, uma bola do tamanho de uma cereja é suficiente para tratar uma zona pequena, enquanto que para uma zona maior, será necessária uma porção do tamanho de uma noz.
  2. Massageie a zona durante alguns minutos fazendo movimentos circulares e suaves até a pele ter absorvido por completo o creme anti-inflamatório.
  3. Repita este procedimento entre 3 a 4 vezes por dia para notar a melhoria e obter bons resultados.
  4. Não cubra a zona com curativos e bandagens e deixe o produto secar sozinho, pois caso contrário a sua ação desinflamante não fará efeito.
Como usar Voltaren Emulgel - bula completa - Modo de uso do Voltaren Emulgel

Cuidados ao usar Voltaren Emulgel

Há certas precauções que é importante considerar ao usar Voltaren Emulgel, perante qualquer dúvida deve consultar o seu médico ou farmacêutico:

  • Este creme anti-inflamatório deve apenas aplicar-se sobre a pele intata. Não o aplique sobre os olhos, as mucosas, feridas abertas ou que estejam sangrando, cortes ou pele irritada.
  • O seu uso é exclusivamente externo, pelo que não deve ingerir-se sob qualquer circunstância.
  • Não é recomendável o seu uso por mais de 14 dias em traumatismos ou lesões de tecidos moles ou musculares. Também não deve ser usado por mais de 21 dias em casos de lesões reumáticas ou artríticas. O seu uso apenas se deve estender por mais deste tempo se o médico tiver recomendado.
  • As pessoas de idade avançada podem ser muito mais sensíveis aos efeitos deste medicamento que as pessoas adultas.
  • Manter o medicamento fora do alcance das crianças.
  • Não deixe o medicamento em um lugar muito quente, pois o calor excessivo pode afetar negativamente a sua composição. Mantenha-o em um lugar fresco e seco, livre de umidades.

Efeitos colaterais do Voltaren Emulgel

Quanto aos efeitos colaterais do Voltaren Emulgel, foram registados casos ocasionais em que ocorreram reações locais cutâneas na zona de aplicação, como dermatite de contato, coceira ou ardor, vermelhidão ou queimação.

Apenas em casos isolados se pode apresentar uma reação de hipersensibilidade com sintomas como: edema, erupção cutânea, inchaço no rosto e dificuldades para respirar normalmente. Neste caso, é muito importante suspender o tratamento de imediato e consultar um médico.

Contra-indicações do Voltaren Emulgel

É importante que antes de usar Voltaren Emulgel, se informe sobre quais são as suas contra-indicações, uma vez que a sua utilização está desaconselhada nos seguintes casos:

  • Crianças com menos de 12 anos.
  • Pacientes que demonstraram hipersensibilidade a este creme anti-inflamatório ou ao diclofenaco.
  • Pacientes em que o ácido acetilsalicílico e outros medicamentos AINEs lhes cause asma, rinite, angioedema ou urticária.
  • Pacientes que tenham alergia ao propilenoglicol ou isopropanol.
  • Mulheres grávidas ou em período de lactação.

Se esta bula do Voltaren Emulgel foi útil para você, pode consultar também os seguintes artigos:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar Voltaren Emulgel - bula completa, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Como usar Voltaren Emulgel - bula completa

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
fernanda martins
Bom dia, posso usar o valtarem emulgel no caso de dor e enchaço no braço calsado por uma injeçào aplicada mal ? obrigado.
A sua avaliação:
Matheus
Saber mais sobre o assunto. Como Funciona, pra que e usado, tantas outra informaçoes sobre remedios.

Como usar Voltaren Emulgel - bula completa
1 de 2
Como usar Voltaren Emulgel - bula completa

Voltar ao topo da página