Outros A gripe, resfriado sintomas e prevenção

Pode treinar resfriado?

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 15 janeiro 2024
Pode treinar resfriado?

Muitos se perguntam se pode treinar resfriado e a verdade é que pode, desde que a intensidade seja leve. Além disso, considera-se que pode ajudar a pessoa a se sentir melhor, permitindo amenizar o processo de congestão nasal.

Porém, há certos casos em que não é aconselhável a realização de qualquer tipo de atividade física, segundo opinião de alguns especialistas. A seguir contaremos no umCOMO se pode treinar resfriado?, quando é aconselhável fazer atividades físicas e quando é melhor descansar.

Também lhe pode interessar: Como curar um resfriado

Índice

  1. Faz mal treinar resfriado?
  2. Quando você não deve treinar resfriado
  3. Exercícios permitidos quando estiver resfriado

Faz mal treinar resfriado?

Quem apresenta sintomas que incluem apenas coriza, leve dor de garganta, espirros e congestão nasal pode praticar esportes de baixa intensidade, como caminhar ou correr um pouco. Tudo isso, desde que os sintomas sejam do pescoço para cima. Mas, se ocorrerem sintomas em outras áreas, abaixo do pescoço, como dor de estômago, tosse e congestão ou dor no peito, então não é recomendado.

Na verdade, a Sociedade Espanhola de Médicos Gerais e de Família (SEMG) indicou que, se treinar com gripe, isso irá gerar alterações no padrão respiratório e na atividade muscular, sendo assim o desempenho físico será menor e o processo de melhora será mais lento.

Se você estiver resfriado, pode fazer algumas atividades físicas moderadas, destacando que uma boa alimentação, hidratação e descanso são muito importantes nesses momentos.

Existe um ditado popular que diz que quando um doente transpira, o resfriado passa mais rápido; mas especialistas dizem que isso é falso porque quando se está gripado, o corpo aumenta a temperatura para que ocorra a transpiração, que nada mais é do que uma espécie de resposta para regular a temperatura corporal, nos sintomas febris. Por isso, os médicos insistem que, se forem praticadas atividades esportivas, a temperatura corporal aumenta e isso pode piorar o resfriado, então o processo de recuperação será mais longo.

Pode treinar resfriado? - Faz mal treinar resfriado?

Quando você não deve treinar resfriado

Há certos casos em que realmente não é recomendado a prática de nenhum tipo de esporte, principalmente se o resfriado estiver na fase mais aguda. Por exemplo, se você sofre de covid-19, é melhor não fazer exercícios, principalmente se houver outras pessoas por perto, nem fazer exercícios se tiver alguma outra condição contagiosa.

Caso a pessoa sinta dores musculares em todo o corpo, febre e cansaço ou fadiga, não é aconselhável fazer nenhum tipo de atividade, mas sim seguir as orientações do médico para que a recuperação seja mais rápida.

Os especialistas da Sociedade Espanhola de Medicina Familiar e Comunitária (Semfyc) destacam que, se a pessoa tiver febre, não é recomendável treinar, pelos motivos mencionados, ou seja, a febre é um mecanismo de defesa, que cumpre a função de atacar a infecção, portanto, se treinar com febre, a pessoa não se sentirá melhor, nem a infecção diminuirá.

Quando não houver febre, náusea, congestão ou dor no peito, bem como dores musculares, a pessoa pode retomar os treinos.

Exercícios permitidos quando estiver resfriado

Quando você está resfriado, o mais recomendado, como já foi enfatizado, são exercícios de intensidade leve ou moderada, como a caminhada. Por outro lado, há quem recomende o yoga como a melhor prática para liberar tensões e ajudar a expandir os músculos. Descubra os tipos de yoga e seus benefícios.

Os amantes do ioga afirmam que a respiração consciente, batendo na cavidade abaixo da garganta, é útil para se sentir mais enérgico. As posturas mais recomendadas são aquelas em que a coluna se expande, como cobra, camelo, arco ou esfinge, que permitem que a respiração circule melhor.

Quem pratica ioga quando sente desconforto relata que, ao girar ou torcer o corpo - em sua parte superior -, facilita a abertura das vias aéreas, já que mexe com a parte do tórax, então as toxinas, típicas do resfriado ou dos medicamentos, podem ser liberadas.

Por fim, o melhor guia sempre será o corpo. Caso se sinta muito mal, o melhor é tirar alguns dias para descansar e, à medida que melhorar, retomar os treinos. Mas você deve sempre consultar o seu médico, principalmente se tiver dúvidas sobre como as atividades físicas irão te afetar, já que, se sofrer de alguma doença que não seja um resfriado comum, mas sim de maior risco, poderá sofrer lesões.

Agora que você sabe se pode treinar resfriado, descubra a Diferença entre gripe e resfriado e Como curar um resfriado rapidamente.

Pode treinar resfriado? - Exercícios permitidos quando estiver resfriado

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode treinar resfriado?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Pode treinar resfriado?