O tratamento da gripe

Diferença entre gripe e resfriado

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 24 novembro 2023
Diferença entre gripe e resfriado

Algumas doenças, como a gripe ou o resfriado, podem ter sintomas comuns e isso faz com que muitos os confundam, mas não são a mesma coisa. A gripe é causada por um grupo diferente de vírus e é mais grave que o resfriado comum porque pode se concentrar nos pulmões. Ambos são transmitidos através de partículas infecciosas que entram no corpo através do contato com pessoas infectadas. A seguir aprenderemos em profundidade qual é a diferença entre gripe e resfriado no umCOMO, para saber diferenciá-los e tratá-los corretamente.

Também lhe pode interessar: Pode treinar resfriado?

Índice

  1. Diferenças entre gripe e resfriado
  2. Semelhanças entre gripe e resfriado
  3. Como tratar gripe e resfriado

Diferenças entre gripe e resfriado

O resfriado é uma doença infecciosa que pode ser transmitida. A origem se deve à presença de vírus, que podem ser de diversas espécies e infectar o trato respiratório superior, como nariz e faringe, ou garganta. Geralmente, esses vírus que causam resfriados não costumam atingir o trato respiratório inferior, ou seja, os pulmões.

Entre as diferenças mais notáveis ​​entre a gripe e o resfriado está que a primeira é uma infecção viral que requer mais atenção, pois pode se concentrar nos pulmões. A gripe, assim como o resfriado, apresenta sintomas como tosse seca, febre alta, dor de cabeça, entre outros. Mas apresenta sintomas mais fortes.

Um resfriado geralmente é menos grave que uma gripe. Além disso, o resfriado também pode ser mais temporário, enquanto a gripe pode durar mais tempo. Embora um resfriado possa durar uma semana, a gripe pode levar duas semanas para desaparecer, ou até mais.

Os sintomas do resfriado podem incluir coriza, tosse leve e não tão aguda quanto no caso da gripe e congestão nasal. Ambas as condições devem ser tratadas por um profissional de saúde o mais rápido possível, mas, no caso particular da gripe, pode complicar-se e transformar-se em pneumonia se não for tratada de forma rápida e correta.

Diferença entre gripe e resfriado - Diferenças entre gripe e resfriado

Semelhanças entre gripe e resfriado

Tanto a gripe quanto o resfriado são doenças respiratórias comuns. Ambos são transmitidos através de partículas infecciosas que entram no corpo através do contato com outras pessoas infectadas. Também pode ocorrer se substâncias contaminadas forem inaladas.

Em relação aos sintomas de gripe e resfriado, estes também são semelhantes, pois podem ocorrer febre, tosse seca, dor de garganta, entre outros. Mas, no caso da gripe, os sintomas podem durar mais tempo e costumam ser mais intensos. Uma pessoa com gripe pode até apresentar sintomas durante uma semana inteira e sentir calafrios ou fortes dores musculares.

Além disso, quem sofre de gripe pode ter complicações graves se não tratar a doença de forma rápida e adequada. Ou seja, é necessário reconhecer os sintomas de ambas as patologias para controlá-los a tempo e que o médico especialista indique o tratamento o mais rápido possível.

Descubra Como desentupir o nariz quando você está resfriado.

Diferença entre gripe e resfriado - Semelhanças entre gripe e resfriado

Como tratar gripe e resfriado

  • Se a pessoa tiver dúvidas se está gripada ou resfriada, o melhor é ir ao médico para estabelecer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado.
  • Para tratar a gripe, geralmente é recomendado descansar o suficiente e beber bastante líquido. Se for grave, seu médico poderá prescrever alguns medicamentos orais ou inalados.
  • No caso de resfriado, é necessário ressaltar que normalmente não se utilizam antibióticos, pois a origem costuma ser viral. Medicamentos como paracetamol ou ibuprofeno podem ajudar a aliviar sintomas ou dores no corpo; o uso de aspirina ou ácido acetilsalicílico não é recomendado.
  • Também é aconselhável dormir bem e, em caso de chiado no peito, usar um inalador prescrito pelo seu médico. Se você tiver dificuldade para respirar, consulte um médico imediatamente.
  • Os remédios caseiros para resfriados geralmente incluem zinco e vitamina C, embora sua eficácia não esteja totalmente comprovada e possa causar reações alérgicas ou efeitos colaterais. Da mesma forma, podem modificar o mecanismo de ação dos medicamentos prescritos pelo médico.
  • Em nenhum caso é recomendada a automedicação, mas sim sempre consultar o médico para evitar o agravamento do quadro. O profissional de saúde é a pessoa mais indicada para estabelecer o diagnóstico e prescrever os medicamentos com precisão.
  • No caso das crianças é muito mais complicado e delicado, por isso a automedicação é proibida e deve-se sempre ir ao pediatra, para que este profissional informe aos pais quais medicamentos são permitidos e quais não são, de acordo com a idade. É preciso lembrar que a tosse também é um mecanismo que ajuda a manter as vias aéreas desobstruídas, por isso o uso de alguns xaropes pode ser contraproducente.

Agora que você sabe a diferença entre gripe e resfriado, não perca estes artigos sobre Como acabar com o resfriado e Como se recuperar rapidamente da gripe.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Diferença entre gripe e resfriado, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Diferença entre gripe e resfriado