Partilhar

Como curar a gripe rapidamente

Como curar a gripe rapidamente

A gripe é uma doença que todos sofremos em algum momento das nossas vidas. Quando o sistema imunológico enfraquece como, por exemplo no inverno os agentes virais podem penetrar mais facilmente no nosso corpo e atacá-lo com diferentes vírus como o da gripe. É então quando começam a aparecer os sintomas típicos desta condição (mucosidade, febre, cansaço, dor de cabeça, etc) e temos que ficar na cama para recuperar e deixar que o nosso corpo lute contra esta agressão. Existem muitas formas de se curar e neste artigo do umCOMO vamos explicar-lhe como curar a gripe rapidamente e se recuperar o quanto antes.

Passos a seguir:
1

A gripe é uma doença que é causada pelo vírus influenza, um tipo de agente infeccioso que se propaga pelo ar e é extremamente contagioso. Quando o vírus penetra no nosso organismo, começamos a sentir uma série de sintomas que nos indicam que, efetivamente, temos gripe. Entre os sinais mais evidentes destacamos os seguintes:

  • Febre alta
  • Tosse seca
  • Dor de cabeça
  • Dificuldade na hora de respirar
  • Mucosidade
  • Calafrios
  • Dor muscular
  • Cansaço e fadiga
  • Olhos pesados
  • Falta de apetite

Perante este quadro, a primeira coisa que temos de fazer é repousar para permitir que as nossas defesas se centrem apenas em lutar contra este vírus e expulsá-lo do organismo. Repousar, dormir, beber líquido e comer bem é necessário para que o nosso corpo esteja mais forte e possa ganhar a luta contra a gripe.

Como curar a gripe rapidamente - Passo 1
2

Para poder curar a gripe rapidamente deve saber que existem à venda uma série de medicamentos pensados para poder combater esta doença e ajudar o nosso organismo a combatê-la. É conveniente que seja um médico a prescrever a medicação a tomar pois poderá indicar-lhe a posologia, a duração do tratamento e o tipo de medicamento mais adequado para si. De seguida, mostramos-lhe os mais usados para aliviar os sintomas da gripe:

  • Analgésicos: opções como o Paracetamol ou a Aspirina, são ideais para poder acalmar a dor e baixar a febre.
  • Descongestionantes: ajudam a reduzir a congestão nasal, reduzir a mucosidade e abrir as fossas nasais para poder respirar melhor.
  • Anti-histamínicos: reduzem a coceira na gargante e nariz, além de reduzirem a congestão nasal.
  • Antigripais: há alguns medicamentos que estão feitos para tratar de forma específicas os sinais da gripe e costumam apresentar-se em comprimidos ou saquetas.
  • Antitússicos: estão feitos para reduzir tanto a tosse seca como com mucosidade.
Como curar a gripe rapidamente - Passo 2
3

Também existem alguns remédios para a gripe que podem ajudá-lo a melhorar os sintomas e a acelerar a recuperação. Há alguns ingredientes que contam com propriedades ideais para o ajudar a reforçar o sistema imunológico e conseguir que a cura seja muito mais rápida. Entre eles destacamos o mel e o limão, dois ingredientes que contam com propriedades antibacterianas e antissépticas, além de contar com a hidratação do mel que reduzirá a coceira e dor de garganta.

Para fazer este xarope natural vai precisar de:

  • 2 copos de suco de limão natural
  • 6 colheres de chá de mel

Deverá verter apenas o suco dos limões em uma panela com mel e deixar cozinhar em fogo lente durante 1 hora ou, quando vir que fica com a textura de um xarope. Uma vez pronto, desligue o fogo, deixe esfriar e comece a tomar 2 colheres de sopa a cada 2 ou 3 horas, pouco a pouco irá notar melhorias.

Como curar a gripe rapidamente - Passo 3
4

Caso tenha muita tosse e sinta que tem o peito carregado de mucosidade, pode preparar uma infusão de gengibre, pois conta com propriedades expectorantes que ajudarão a eliminar o vírus e a melhorar a situação. Para preparar este remédio caseiro vai precisar de:

  • 1 colher de sopa de gengibre fresco
  • 1 xícara de água
  • 1 colher de sopa de mel
  • Umas gotas de limão

Deverá misturar todos os ingredientes em uma panela e deixar ferver durante uns 5 minutos, depois deixe repousar e coe a mistura para ficar apenas com a água. Pode tomar 2 xícaras por dia desta infusão e notará como o seu peito se libera de mucosidade e pode respirar melhor.

Neste artigo do umCOMO explicamos-lhe como usar o gengibre para a tosse.

Como curar a gripe rapidamente - Passo 4
5

Além disso, é imprescindível que, para curar a gripe rapidamente, descanse tudo o que sentir que o seu corpo precisa. Um erro muito comum é tentar continuar com a sua vida, ir trabalhar ou continuar cuidado da casa quando está doente. Este é um erro grave, porque se não descansar, o seu corpo não se poderá centrar em lutar contra o vírus e, por isso, arrastará os sintomas durante mais tempo e, pode acontecer não curar a gripe corretamente e, uma gripe mal curada, pode se converter em doenças mais graves como pneumonias. Por isso, não faça esforços, deixe o seu corpo repousar e, assim poderá combater a gripe mais rapidamente.

Como curar a gripe rapidamente - Passo 5
6

Também deve ter em conta a alimentação que segue durante os dias da doença, visto que os nutrientes que ingerimos dos ingredientes podem nos ajudar a fortalecer o organismo e permitir que a gripe melhor mais rapidamente. Alguns dos alimentos que pode incorporar na sua dieta são os seguintes:

  • Vitamina A: é rica em antioxidantes que manterão o seu estado de saúde em ótimas condições.
  • Vitamina C: ajuda a aliviar os sintomas da gripe graças às suas propriedades antibacterianas que reforçam o nosso sistema imunológico.
  • Alimentos imunoestimulantes: são uma série de ingredientes que reforçam as nossas defesas deixando-nos mais fortes para combater a doença. Destacamos o alho e a cebola por terem propriedades antivirais.
Como curar a gripe rapidamente - Passo 6
7

Um conselho muito importante para conseguir curar a gripe rapidamente é beber líquido em abundância. Água, caldos, sucos de laranja, etc, são opções saudáveis para conseguir hidratar o seu organismo e, por isso, permitir que possa reduzir as mucosas para impedir que o vírus se propague por mais partes do corpo. Além disso, a água ajuda a depurar o corpo eliminando as toxinas através da urina.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar a gripe rapidamente, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
29 comentários
A sua avaliação:
vania dos santos
olá,boa noite o resfriado tem algo haver com stress? meu sistema imunológico cai todas as vezes que eu passo por um . obrigada vania niteroi.
A sua avaliação:
julia
A agua de coco ajuda muito na melhora da gripe ; a fruta conhecida como noni e fundamental. temos que beber muitos liquidos principalmente agua mineral. O cha de erva cidreira melhora a dor de garganta , o cha de roma tambem e bom
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Julia! Muito obrigada por partilhar essas dicas conosco valeu :)
rosana morato conceicao
Tou com uma gripe muito forte tou tocindo muito e tou com cosseiras na garganta e com muito catarro Como fasso Para curar rapido essa gripe
julia
em alguns momentos da sua tosse o catarro pode sair aliviando sua respiracao , quanto a cosseira em sua garganta e sinal de dor e com bons chas essa dor vai passar
Eduardo Dudi
Oq eu faco pra tirar os olhos lacrimejando,nariz trancado e dor de garganta?helllllllp
Abrãao Sueje
Como assim só coisas de rico ,as pessoas que trabalham para mim não conhecem essas coisas ou são caras que isso ,a pessoa que não tem dinheiro tem que comer o que tem em casa donas de casa não tem como se isolar porque não tem quem cuide de seus filhos e afazeres que isso ...
Bárbara
Sobre a vitamina c tem que ser suco ou pode ser a fruta normal?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Bárbara, desde que o suco seja natural, pode ingerir o suco ou comer a fruta, como preferir.
julia
tanto suco quanto fruta ajudam na recuperacao da gripe
natalia ferreira do santos
meu nome e natalia se eu quero perqunta se tem cura
Adilson Gadino Pereira
Estou com uma gripe terriveeel, valeu pelas dicas.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Adilson, obrigada pelo comentário e as melhoras! Continue acompanhando o nosso site :)
Andressa
Foi +/- não me ajudou case nada unica coisa certa ali foi o suco de laranja porque tem muitas vitaminas C
Paulino
Pelo contrario a laranja tem baixíssima vitamina C. Na acerola tem bem mais! da uma olhada e vera que estou certo!
elis de oliveira dias
como curar uma dor de garganta e uma gripe
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Elis, para ajudar a curar a dor de garganta pode conferir as dicas desse artigo: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-curar-a-dor-de-garganta-2191.html

Como curar a gripe rapidamente
1 de 7
Como curar a gripe rapidamente

Voltar ao topo da página