Quais são as causas do ácido úrico elevado
O ácido úrico elevado ou hiperuricemia deve-se à elevada quantidade deste químico no sangue. Isto costuma desencadear a formação de cristais nas articulações que geram inflamação e dor. O aumento de ácido úrico pode se dever a diversos motivos, tanto internos como externos ao organismo. Assim sendo, em umComo.com.br aumentamos-lhe a informação sobre quais são as causas do ácido úrico elevado.
Passos a seguir:
Em primeiro lugar devemos destacar que o ácido úrico por si só não é um problema para a saúde, uma vez que é o próprio organismo que produz uma parte deste químico ao decompor umas substâncias chamadas purinas. É quando a produção de ácido úrico é excessiva ou não se elimina o suficiente que acontecem alguns problemas.
Em condições normais, um terço do ácido úrico do organismo provém dos alimentos e os outros dois terços do metabolismo interno. De tal forma que as causas do excesso de ácido úrico podem ser:
- Má alimentação (ingestão excessiva de alimentos ricos em purinas)
- Excesso de produção
- Ineficiência ou defeito na eliminação do ácido úrico
Sugestão: Confira também esse artigo e esclareça a dúvida - Limão aumenta ácido úrico?
Desta forma, uma das causas mais comuns que fazem com que os níveis de ácido úrico sejam elevados é a alimentação. A ingestão de determinados alimentos ricos em purinas pode provocar hiperuricemia, pelo que se deverá evitar as carnes vermelhas, enchidos, marisco, etc, e optar por alimentos bons para baixar o ácido úrico.
O consumo de bebidas alcoólicas também é um dos desencadeadores dos níveis de ácido úrico elevado. Assim sendo, aquelas pessoas que sofrem de hiperuricemia devem evitar o consumo de qualquer tipo de álcool.
A causa do ácido úrico elevado também pode ser o fato de os rins não conseguirem eliminar de forma correta o ácido úrico do sangue. Ou seja, supera-se o nível normal de ácido úrico devido a problemas renais que impedem a sua eliminação.
Alguns medicamentos também podem causar níveis excessivos de ácido úrico no sangue. Será necessário consultar o seu médico sobre o melhor tratamento para manter o ácido úrico dentro dos seus valores normais.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas do ácido úrico elevado, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.