Partilhar
Partilhar em:

Quais os melhores alimentos para reduzir o ácido úrico

Passo a Passo
Avaliação: 4,9 (5772 votos)
127 comentários
1011 vezes partilhado

Manter os níveis de ácido úrico estáveis é muito importante para evitar problemas como por exemplo a concentração deste nas articulações e a consequente formação de cristais de urato, que provocam inflamação e dor. Seguir uma alimentação adequada será fundamental para não subir o ácido úrico, ou mesmo reduzi-lo. Neste artigo de umComo.com.br explicamos-lhe detalhadamente quais os melhores alimentos para reduzir o ácido úrico.

Também lhe pode interessar: Frutas para reduzir o ácido úrico
Passos a seguir:
1

Antes de saber quais os alimentos que são bons para reduzir o ácido úrico, é importante saber que existem alguns alimentos proibidos para as pessoas que têm os níveis de ácido úrico elevados. Entre eles, destacamos os seguintes:

  • As carnes vermelhas;
  • Os enchidos;
  • O marisco;
  • Peixes azuis;
  • Vísceras;
  • O tomate;
  • Padaria industrial;
  • As gorduras animais presentes no creme de leite e manteiga;
  • As bebidas alcoólicas;
  • As bebidas com gás.
2

Desta forma, um dos melhores alimentos para reduzir o ácido úrico são as alcachofras, uma vez que este vegetal tem propriedades diuréticas que ajudam a eliminar o ácido úrico através da urina. Uma boa forma de aproveitar os seus benefícios é ferver as alcachofras e além de as comer, beber o caldo que resulta do processo de cozedura.

3

Por outro lado, as cebolas também ajudam a depurar o organismo e a reduzir assim os problemas com o ácido úrico. Como no caso anterior, também se recomenda que ferva as cebolas em água com o suco de um limão e tome umas duas xícaras por dia.

4

Falando de frutas, as maçãs também são benéficas para reduzir o ácido úrico e uma vez mais, a água das maçãs também. Deverá ferver três maçãs cortadas em um litro e meio de água durante aproximadamente meia hora. Depois, deverá filtrar e beber.

5

Ao mesmo tempo, devemos procurar seguir uma dieta rica em cereais integrais, amidos e legumes, uma vez que não aumentam a acidez do sangue e ajudam a acelerar a excreção de ácido úrico (uratos) e evitar que se formem cristais nas nossas articulações.

6

Pelo fato de a carne vermelha aumentar os níveis de colesterol, o consumo de carne de frango é recomendável para aquelas pessoas que pretendam reduzir esta substância no organismo. Os ovos também podem ser incorporados na dieta caso não exista hipercolesterolemia.

7

Para combater o ácido úrico é fundamental beber muita água, uma vez que é através da urina que eliminamos esta toxina do nosso corpo.

8

Outros dos alimentos ideais para quem pretenda diminuir o ácido úrico são os alimentos com efeito alcalinizante. Sendo assim, nesta lista de alimentos temos as sementes de abóbora, os coentros, a salsa, a couve, a beterraba, o pepino, o nabo, a cenoura, a alface, o limão, o abacate e o alho que ajudam a reduzir os níveis ácido úrico.

9

Veja mais conselhos sobre como reduzir o ácido úrico com remédios naturais no nosso artigo.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quais os melhores alimentos para reduzir o ácido úrico, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Controle o seus níveis de ácido úrico e não os deixe subir.
Comentários (127)

Escrever comentário sobre Quais os melhores alimentos para reduzir o ácido úrico

127 comentários
Julieta BARBOS VIEIRA
O QUE COMER PARA BAIXAR ÁCIDO ÚRICO
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Julieta, por favor confira as dicas do texto.
A sua avaliação:
ronaldo rocha tavares
quero melhorar do meu acido urico
A sua avaliação:
mario
Preciso de ajuda para acabar com o meu ácido úrico
A sua avaliação:
JOSE GOMES DA SILVA SOBRINHO
MEUS PÉS ESQUENTAM MUITO É ACIDO URICO? COMO REDUZI-LO? QUAL ALIMENTAÇÃO, BEBIDAS E FRUTAS QUE DEVO EXCLUIR NA DIETA?
A sua avaliação:
Que carnes posso comer se tenho ácido úrico
Quero saber que carnes posso comer para diminuir o ácido úrico
A sua avaliação:
ALMERINDA DAMASIO
APÓS TER LIDO QUE ME FOI OFERECIDO,AINDA TENHO DUVIDAS POIS TENHO 69 ANOS, SOU HIPERTENSA E AGORA QUE VEIO O DIANOSTICO ÁCIDO ÚRICO E GOTA. QUERO SABER MAIS E POSSIBILIDADES DE CURA.
A sua avaliação:
luiz edmundo
Excelentes orientações. Mas para ter um resultado mais rápido, qual remédio devo tomar?? Obrigado. Aguardo retorno.
Nelia Oliveira
Oi Luiz! Quanto a remédios, essas indicações têm de ser dadas pelo seu médico, ele é quem sabe o que é melhor para você! Muito obrigada pelo seu comentário :)
A sua avaliação:
Gleice
Boa noite,
tenho acido úrico e esteatose , doença do figado gordo,preciso de ajuda em minha alimentação.Ficarei muito grata se puderem me dar dicas ,
muito obrigada.
Gleice
A sua avaliação:
Isabel Gomes
Boa tarde, também sofro de ácido úrico, com a agravante de ter o fígado gordo, logo nem tudo posso comer. Gostaria de pedir ajuda, enviando para o meu e-mail. grata pela atenção. Pois gostei da página Isabel Gomes
A sua avaliação:
cival gravino
boa tarde gostaria de saber os alimentos que reduzir o ácido úrico port favor manda para o meu mail obrrigado

1 de 8