Partilhar
Partilhar em:

Quais os melhores alimentos para reduzir o ácido úrico

Passo a Passo
Avaliação: 4,9 (5772 votos)
126 comentários
1011 vezes partilhado

Manter os níveis de ácido úrico estáveis é muito importante para evitar problemas como por exemplo a concentração deste nas articulações e a consequente formação de cristais de urato, que provocam inflamação e dor. Seguir uma alimentação adequada será fundamental para não subir o ácido úrico, ou mesmo reduzi-lo. Neste artigo de umComo.com.br explicamos-lhe detalhadamente quais os melhores alimentos para reduzir o ácido úrico.

Também lhe pode interessar: Frutas para reduzir o ácido úrico
Instruções:
1

Antes de saber quais os alimentos que são bons para reduzir o ácido úrico, é importante saber que existem alguns alimentos proibidos para as pessoas que têm os níveis de ácido úrico elevados. Entre eles, destacamos os seguintes:

  • As carnes vermelhas;
  • Os enchidos;
  • O marisco;
  • Peixes azuis;
  • Vísceras;
  • O tomate;
  • Padaria industrial;
  • As gorduras animais presentes no creme de leite e manteiga;
  • As bebidas alcoólicas;
  • As bebidas com gás.
2

Desta forma, um dos melhores alimentos para reduzir o ácido úrico são as alcachofras, uma vez que este vegetal tem propriedades diuréticas que ajudam a eliminar o ácido úrico através da urina. Uma boa forma de aproveitar os seus benefícios é ferver as alcachofras e além de as comer, beber o caldo que resulta do processo de cozedura.

3

Por outro lado, as cebolas também ajudam a depurar o organismo e a reduzir assim os problemas com o ácido úrico. Como no caso anterior, também se recomenda que ferva as cebolas em água com o suco de um limão e tome umas duas xícaras por dia.

4

Falando de frutas, as maçãs também são benéficas para reduzir o ácido úrico e uma vez mais, a água das maçãs também. Deverá ferver três maçãs cortadas em um litro e meio de água durante aproximadamente meia hora. Depois, deverá filtrar e beber.

5

Ao mesmo tempo, devemos procurar seguir uma dieta rica em cereais integrais, amidos e legumes, uma vez que não aumentam a acidez do sangue e ajudam a acelerar a excreção de ácido úrico (uratos) e evitar que se formem cristais nas nossas articulações.

6

Pelo fato de a carne vermelha aumentar os níveis de colesterol, o consumo de carne de frango é recomendável para aquelas pessoas que pretendam reduzir esta substância no organismo. Os ovos também podem ser incorporados na dieta caso não exista hipercolesterolemia.

7

Para combater o ácido úrico é fundamental beber muita água, uma vez que é através da urina que eliminamos esta toxina do nosso corpo.

8

Outros dos alimentos ideais para quem pretenda diminuir o ácido úrico são os alimentos com efeito alcalinizante. Sendo assim, nesta lista de alimentos temos as sementes de abóbora, os coentros, a salsa, a couve, a beterraba, o pepino, o nabo, a cenoura, a alface, o limão, o abacate e o alho que ajudam a reduzir os níveis ácido úrico.

9

Veja mais conselhos sobre como reduzir o ácido úrico com remédios naturais no nosso artigo.

10

11

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quais os melhores alimentos para reduzir o ácido úrico, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Controle o seus níveis de ácido úrico e não os deixe subir.
Comentários (126)

Escrever comentário sobre Quais os melhores alimentos para reduzir o ácido úrico

126 comentários
A sua avaliação:
ronaldo rocha tavares
quero melhorar do meu acido urico
A sua avaliação:
mario
Preciso de ajuda para acabar com o meu ácido úrico
A sua avaliação:
JOSE GOMES DA SILVA SOBRINHO
MEUS PÉS ESQUENTAM MUITO É ACIDO URICO? COMO REDUZI-LO? QUAL ALIMENTAÇÃO, BEBIDAS E FRUTAS QUE DEVO EXCLUIR NA DIETA?
A sua avaliação:
Que carnes posso comer se tenho ácido úrico
Quero saber que carnes posso comer para diminuir o ácido úrico
A sua avaliação:
ALMERINDA DAMASIO
APÓS TER LIDO QUE ME FOI OFERECIDO,AINDA TENHO DUVIDAS POIS TENHO 69 ANOS, SOU HIPERTENSA E AGORA QUE VEIO O DIANOSTICO ÁCIDO ÚRICO E GOTA. QUERO SABER MAIS E POSSIBILIDADES DE CURA.
A sua avaliação:
luiz edmundo
Excelentes orientações. Mas para ter um resultado mais rápido, qual remédio devo tomar?? Obrigado. Aguardo retorno.
Nelia Oliveira
Oi Luiz! Quanto a remédios, essas indicações têm de ser dadas pelo seu médico, ele é quem sabe o que é melhor para você! Muito obrigada pelo seu comentário :)
A sua avaliação:
Gleice
Boa noite,
tenho acido úrico e esteatose , doença do figado gordo,preciso de ajuda em minha alimentação.Ficarei muito grata se puderem me dar dicas ,
muito obrigada.
Gleice
A sua avaliação:
Isabel Gomes
Boa tarde, também sofro de ácido úrico, com a agravante de ter o fígado gordo, logo nem tudo posso comer. Gostaria de pedir ajuda, enviando para o meu e-mail. grata pela atenção. Pois gostei da página Isabel Gomes
A sua avaliação:
cival gravino
boa tarde gostaria de saber os alimentos que reduzir o ácido úrico port favor manda para o meu mail obrrigado
A sua avaliação:
Maria Auxliadora Dos Santos
tenho Acido Urico e gostaria de saber o que eu devo e o que eu nao devo comer. tem como enviar uma lista pro meu email. estou com bastante duvidas.me ajude por favor. quero saber se pode comer ovo cavalinha
walter vaz pinto
meu acido urico esta com 5,7mg/dl,os dois pes estão inchados e sem poder andar pois doem muito e tambem os tornozelos, tenho 72 anos, comía muito churrasco acompanhado do chopinho ,até ver eesse saite ,que devo fazer.

Descubra vídeos interessantes
Carnaval
Maquiagem
Tratamentos de Pele
Aulas de Zumba
1 de 8