Como reduzir o ácido úrico com remédios naturais
O excesso de ácido úrico no nosso sangue faz com que este se concentre em alguns lugares, como as articulações, formando cristais de urato que provocam inflamação e causam dor. É comum que afete as pequenas articulações como o dedo grande do pé ou das mãos, embora também possa acontecer em outras articulações de outros ossos. Este problema está geralmente relacionado com a alimentação e os elevados níveis de ácido úrico podem levar a doenças como a gota. É por isso que no umCOMO queremos dar-lhe alguns conselhos sobre como reduzir o ácido úrico com remédios naturais.
Evitar os alimentos ricos em purinas
Em primeiro lugar, deverá eliminar da sua alimentação determinados alimentos ricos em purinas, uma vez que esta substância é a que provoca a formação de cristais de urato nas suas articulações e, portanto, fazem com que os níveis de ácido úrico aumentem e sinta dor.
Antigamente, o ácido úrico era conhecido como "a doença dos reis", pois a maioria dos alimentos que provocavam o seu aumento eram produtos caros, que não estavam ao alcance de todos. Alguns exemplos são as carnes vermelhas, o marisco, as vísceras, as bebidas alcoólicas, bebidas com gás, etc. Pode obter mais informação a este respeito nos nossos artigos:
Pelo contrário, também existem determinados alimentos que podem contribuir para a redução do ácido úrico no sangue, pelo que lhe sugerimos que consulte este artigo:
A importância da hidratação
Da mesma forma, será essencial beber muita água para reduzir o ácido úrico, visto que é através da urina que eliminamos esta toxina do nosso corpo, conseguindo assim reduzir a retenção de líquidos. Por isso, aconselhamos você a beber entre 1,5 e 2 litros de água por dia.
Também será muito útil saber como prevenir a retenção de líquidos e ajudar assim o seu organismo a se livrar das substâncias que não precisa. Por exemplo, além de consumir líquido suficiente mas sem se exceder, deverá reduzir bastante o seu consumo de sal nos alimentos.
Além disso, recomendamos que combine a água com algumas infusões diuréticas, ou seja, que parte da quantidade de água diária recomendada seja tomada em forma de infusão ou chá. Graças às infusões diuréticas conseguirá eliminar toxinas e o excesso de líquido retido nos tecidos, fazendo com que o ácido úrico e os cristais de urato diminuam. Algumas das ervas medicinais mais recomendadas para conseguir este objetivo são as seguintes:
- Cavalinha
- Dente de leão
- Alecrim
- Alcachofra
- Urtiga verde
- Vidoeiro
- Salsaparrilha
Alcachofras
Um dos remédios naturais que pode usar para reduzir os níveis de ácido úrico é o consumo de alcachofras, uma vez que este vegetal tem propriedades diuréticas que ajudam a eliminar o ácido úrico através da urina.
Uma boa forma de aproveitar os seus benefícios é ferver as alcachofras, e além de as comer, beber o caldo resultante do processo de cozedura. Além disso, esta verdura conta com muitas outras propriedades benéficas que lhe ajudarão a se manter saudável.
Cebola
Além disso, a cebola também ajuda a depurar o organismo e a prevenir problemas com o ácido úrico. Como no caso anterior, também se recomenda ferver a cebola em água com o suco de um limão e tomar duas xícaras por dia.
Do mesmo modo, existem outros vegetais que ajudam a reduzir o ácido úrico do sangue e, portanto, irão ajudar a melhorar esta condição. Pode descobri-los no nosso artigo sobre as verduras boas para baixar o ácido úrico.
Maçãs
As maçãs também são boas aliadas na luta conta o ácido úrico, e uma vez mais, o suco natural e a água das maçãs. Deverá ferver três maçãs cortadas em pedaços em um litro e meio de água, durante aproximadamente meia hora. De seguida, deve filtrar a água e beber.
Para além disso, para aumentar o seu efeito aconselhamos fazer um chá de maçã e limão. Só terá que adicionar um pouco de casca de limão ou umas gotas do suco deste cítrico em água a ferver.
Vale lembrar que existem inúmeras variedades de maçã e que poderá escolher a que mais gostar. Além disso, é sempre benéfico optar pela fruta da temporada e da sua zona geográfica, para se certificar assim que tem todo o seu valor nutricional.
Morangos
Por outro lado também se recomenda o consumo de morangos para baixar os níveis de ácido úrico no sangue. Assim como também poderá optar por preparar uma infusão a partir das folhas e raízes secas da planta do morango.
Tal como acontece no caso das verduras, estas não as únicas frutas que favorecem a diminuição dos seus níveis desta substância no sangue, pode consumir outras frutas para baixar o ácido úrico.
Mel e limão
A mistura que oferecem o mel e o limão também é uma excelente opção para combater o ácido úrico elevado. Estes dois ingredientes quando são assimilados pelo organismo provocam a criação de um ambiente alcalino ideal para eliminar todas as purinas. Além disso, o limão é um grande depurativo natural e desinfetante, pelo que ajuda a eliminar todas aquelas substâncias que são nocivas para a saúde do organismo.
Para se beneficiar deste remédios, só tem que preparar uma infusão de limão e mel da seguinte forma:
- Coloque uma panela com 1 litro de água no fogo e quando estiver quente adicione o suco de um limão recém espremido e casca deste.
- Deixe ferver durante 20 minutos.
- Passado este tempo, coe o líquido obtido, deixe esfriar um pouco e adicione 3 colheres de sopa de mel.
Pode tomá-lo 2 vezes por dia durante os dias que forem necessários, junto com o tratamento médico, até começar a notar que a sua hiperuricemia diminui.
Alimentos com alto conteúdo em potássio
O potássio é um mineral que ajuda a regular os ácidos no organismo, por este motivo é muito benéfico para se livrar dos cristais de urato e outras pedras formadas e acumuladas no nosso organismo. Desta forma, é mais simples para os rins filtrar o excesso de ácido úrico e os seus cristais.
Por isso, aconselhamos você a incluir alguns dos alimentos ricos em potássio à sua dieta para o ácido úrico, sempre sob o controle do seu médico e nutricionista:
- Soja
- Brócolis
- Cenoura
- Banana
- Melão
- Morangos
- Coco
- Laticínios
Consultar o médico
Como acontece com qualquer outra condição, o seu médico será sempre o melhor aliado para reduzir os níveis de ácido úrico e tratar este problema, pelo que deverá recorrer a ele para esclarecer qualquer dúvida que tiver. Além disso, para que não tenha dúvidas sobre o ácido úrico e os efeitos de ter um nível demasiado alto, no umCOMO explicamos:
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reduzir o ácido úrico com remédios naturais, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.