O ácido úrico

Verduras boas para diminuir o ácido úrico

Verduras boas para diminuir o ácido úrico

Os níveis de ácido úrico devem ser mantidos em seus valores normais para a saúde, já que seu excesso provoca problemas e doenças como a gota, como também é prejudicial ter o ácido úrico baixo. Por isso, caso você sofra de hiperuricemia deverá tomar as medidas adequadas para reduzir esta substância em seu organismo. Será fundamental começar por uma alimentação saudável e adequada, de modo que em umComo.com.br lhe explicamos quais são as melhores verduras para baixar o ácido úrico.

Também lhe pode interessar: Como baixar o ácido úrico

Índice

  1. Verduras boas para diminuir o ácido úrico: alcachofra
  2. Verduras boas para diminuir o ácido úrico: cebola
  3. Verduras boas para diminuir o ácido úrico: abóbora
  4. Verduras boas para diminuir o ácido úrico: aipo
  5. Verduras boas para diminuir o ácido úrico: cenoura
  6. Verduras NÃO apropriadas

Verduras boas para diminuir o ácido úrico: alcachofra

Um dos alimentos estrela para reduzir o ácido úrico é a alcachofra, já que é muito diurética e, portanto, facilita a eliminação de toxinas evitando a retenção de líquidos.

Para aproveitar ao máximo a alcachofra, recomendamos fervê-la e assim poderá beber também o caldo resultante do cozimento, o que ajudará a reduzir os níveis de ácido úrico naturalmente.

Verduras boas para diminuir o ácido úrico - Verduras boas para diminuir o ácido úrico: alcachofra

Verduras boas para diminuir o ácido úrico: cebola

Esta hortaliça também é muito apropriada para reduzir os níveis de ácido úrico no sangue e evitar assim a hiperuricemia, bem como ajuda a diminuir o colesterol e os triglicérides. Desta forma, vemos como as cebolas contam com uma infinidade de propriedades medicinais e benéficas para o organismo.

Do mesmo modo que a alcachofra, será muito recomendável cozinhar as cebolas e tomar a água resultante, junto com suco de um limão.

Verduras boas para diminuir o ácido úrico - Verduras boas para diminuir o ácido úrico: cebola

Verduras boas para diminuir o ácido úrico: abóbora

Do mesmo modo, a abóbora é outro dos grandes diuréticos entre as verduras, de modo que ao aumentar a produção de urina, também estaremos melhorando a eliminação das substâncias que esta contém, como o ácido úrico.

Por isso, incorporar a abóbora na alimentação das pessoas com o ácido úrico alto será altamente benéfico para sua saúde e lhes ajudará a reduzir os níveis excessivos.

Verduras boas para diminuir o ácido úrico - Verduras boas para diminuir o ácido úrico: abóbora

Verduras boas para diminuir o ácido úrico: aipo

O efeito alcalinizante do sangue que o aipo possui o torna um vegetal apropriado para aqueles que sofrem de hiperuricemia e querem reduzir o ácido úrico de forma natural, porque elimina ou compensa estes resíduos do sangue.

Como vimos com outras verduras boas para baixar o ácido úrico, podemos ferver em água e, além do vegetal, ingerir o caldo resultante. Também poderá ser combinado com outros alimentos bons para diminuir o ácido úrico.

Verduras boas para diminuir o ácido úrico - Verduras boas para diminuir o ácido úrico: aipo

Verduras boas para diminuir o ácido úrico: cenoura

Outro exemplo de hortaliça apropriada para as pessoas que têm níveis muito altos de ácido úrico no sangue são as cenouras, já que também são alcalinizantes e eficientes para expulsar o excesso desta substância química.

Você pode ver neste outro artigo de umComo quais são os benefícios das cenouras e surpreender-se com todos os casos em que este vegetal resulta mais do que apropriado.

Verduras boas para diminuir o ácido úrico - Verduras boas para diminuir o ácido úrico: cenoura

Verduras NÃO apropriadas

No entanto, cabe destacar também que existem vegetais que não são recomendáveis para reduzir os níveis de ácido úrico, já que têm um alto conteúdo em purinas e gerarão o efeito contrário. Entre outros, caso se sofra de ácido úrico alto, não deverão ser consumidos regularmente:

  • Espinafre;
  • Cogumelos;
  • Couve-flor;
  • Aspargos;
  • Legumes.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Verduras boas para diminuir o ácido úrico, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
Albino
Gostei da informação já vou começar a comer alimentos que reduzem o ácido úrico
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Albino! Que bom saber que a informação foi útil para você! Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Mário campos
Posso controlar o ácido úrico O pão faz bem
jurema
boa noite minha esposa esta com acido urico alto ela quer saber que tipo de frutas e legumes não pode entrar no cardapio
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Jurema! Neste artigo poderá encontrar os alimentos que aumentam o ácido úrico e que, portanto deverão ser evitados: http://saude.umcomo.com.br/articulo/que-alimentos-aumentam-o-acido-urico-14524.html
claudia Da Cruz coelho
verduras Boas para abaixar o ácido úrico
Marcelo Santos
Estou com muita dor no meu pé esquerdo e no joelho creio que possa ser o meu nível de ácido úrico esta alta o que posso comer
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Marcelo, antes de mais eu sugeria que confirmasse se realmente o seu nível de ácido úrico se encontra elevado. Depois em caso afirmativo, deverá consultar um médico e seguir as suas indicações.
Raimundo nonato de assis e silva
Quais as gerduras para quem tem acido urico
Telma Marisa da Silva
Pode comer Batata doce, com o ácido aumentado?
Geraldo Ap. Cesar
Ótima publicação! Gostaria de saber se posso guardar o liquido resultante da fervura das verduras para tomar. Caso positivo, como armazenar e por quanto tempo?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Geraldo, o melhor é você ingerir logo pois se você vai guardar corre o risco de perder as propriedades. Mas se guardar, faça-o apenas por um dia e guarde na geladeira em um recipiente com tampa. Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando ;)
1 de 6
Verduras boas para diminuir o ácido úrico