Quais os melhores alimentos para reduzir o ácido úrico

Manter os níveis de ácido úrico estáveis é muito importante para evitar problemas como por exemplo a concentração deste nas articulações e a consequente formação de cristais de urato, que provocam inflamação e dor. Seguir uma alimentação adequada será fundamental para não subir o ácido úrico, ou mesmo reduzi-lo. Neste artigo de umComo.com.br explicamos-lhe detalhadamente quais os melhores alimentos para reduzir o ácido úrico.

Whatsapp 7 Twitter 6 Google +
Instruções
  1. Antes de saber quais os alimentos que são bons para reduzir o ácido úrico, é importante saber que existem alguns alimentos proibidos para as pessoas que têm os níveis de ácido úrico elevados. Entre eles, destacamos os seguintes:

    • As carnes vermelhas;
    • Os enchidos;
    • O marisco;
    • Peixes azuis;
    • Vísceras;
    • O tomate;
    • Padaria industrial;
    • As gorduras animais presentes no creme de leite e manteiga;
    • As bebidas alcoólicas;
    • As bebidas com gás.
  2. Desta forma, um dos melhores alimentos para reduzir o ácido úrico são as alcachofras, uma vez que este vegetal tem propriedades diuréticas que ajudam a eliminar o ácido úrico através da urina. Uma boa forma de aproveitar os seus benefícios é ferver as alcachofras e além de as comer, beber o caldo que resulta do processo de cozedura.

  3. Por outro lado, as cebolas também ajudam a depurar o organismo e a reduzir assim os problemas com o ácido úrico. Como no caso anterior, também se recomenda que ferva as cebolas em água com o suco de um limão e tome umas duas xícaras por dia.

  4. Falando de frutas, as maçãs também são benéficas para reduzir o ácido úrico e uma vez mais, a água das maçãs também. Deverá ferver três maçãs cortadas em um litro e meio de água durante aproximadamente meia hora. Depois, deverá filtrar e beber.

  5. Ao mesmo tempo, devemos procurar seguir uma dieta rica em cereais integrais, amidos e legumes, uma vez que não aumentam a acidez do sangue e ajudam a acelerar a excreção de ácido úrico (uratos) e evitar que se formem cristais nas nossas articulações.

  6. Pelo fato de a carne vermelha aumentar os níveis de colesterol, o consumo de carne de frango é recomendável para aquelas pessoas que pretendam reduzir esta substância no organismo. Os ovos também podem ser incorporados na dieta caso não exista hipercolesterolemia.

  7. Para combater o ácido úrico é fundamental beber muita água, uma vez que é através da urina que eliminamos esta toxina do nosso corpo.

  8. Outros dos alimentos ideais para quem pretenda diminuir o ácido úrico são os alimentos com efeito alcalinizante. Sendo assim, nesta lista de alimentos temos as sementes de abóbora, os coentros, a salsa, a couve, a beterraba, o pepino, o nabo, a cenoura, a alface, o limão, o abacate e o alho que ajudam a reduzir os níveis ácido úrico.

  9. Veja mais conselhos sobre como reduzir o ácido úrico com remédios naturais no nosso artigo.

  10. Este artigo é meramente informativo, em umComo.com.br não temos a capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

    Se deseja ler mais artigos parecidos a quais os melhores alimentos para reduzir o ácido úrico , recomendamos que entre na nossa categoria de Infecções urinárias ou que se inscreva no nosso boletim de novidades.
Conselhos
  • Controle o seus níveis de ácido úrico e não os deixe subir.
Este artigo tem um comentário que o pode ajudar
Jose Luiz disse:
Produtos autorizados para diminuir ácido úrico.
Nelia Oliveira respondeu:
Oi Jose, para além destes alimentos, poderá encontrar alguns remédios naturais para reduzir o ácido úrico aqui: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-reduzir-o-acido-urico-com-remedios-naturais-1834.html
Ver el resto de comentarios

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre quais os melhores alimentos para reduzir o ácido úrico :


101 comentários


23-08-2015 disse:
Foi muito bom esse artigo meu filho tem gota e as crises e sempre com dores fortes vou tirar a alimentação e fazer a dieta saudavel
22-08-2015 disse:
Ola...tenho 2 problemas de acido urico na familia que estao me tirando o sono,o primeiro e meu irmao,o caso dele e um pouco mais serio...Gota ele sofre com dores principalmente nos pes e joelhos. chegam a inchar e deixa lo de cama por dias .o outro e minha filha 18 anos deu alterado o exame 7,4 ela ela esta neurotica comendo pouco mas com prudencia na dieta esta bebendo muita agua e praticando muai tai habitos que ela nao tinha,o que faço para ajudar as pessoas que amo??? camapordias
13-08-2015 disse:
Nos peixes gostava de saber se o congro é bom ou mau para o ácido úrico. Obg.
10-08-2015 disse:
gostei das informações são muito importante
11-08-2015 disse:
Oi Josivaldo, que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
07-08-2015 disse:
Quais os alimentos mais corretos que posso utilizar para diminuir a concentração de Acído Urico e como mante-lô sempre na medida correta
05-08-2015 disse:
Bom dia! Tomo Losartana de 50mg 2 vezes ao dia para pressão alta. Fiquei sabendo numa matéria que o Losartana possui tiazídicos (diuréticos) que são prejudiciais ao ácido úrico. O que fazer nessa situação? Grato.
03-08-2015 disse:
Boa tarde ! Muito obrigada pela resposta. Esta sendo muito útil.Muito boa matéria. RUBENITA
04-08-2015 disse:
Oi Rubenita, muito obrigada! Que bom que a informação está sendo útil, continue acompanhando as dicas do nosso site :)
01-08-2015 disse:
Produtos autorizados para diminuir ácido úrico.
04-08-2015 disse:
Oi Jose, para além destes alimentos, poderá encontrar alguns remédios naturais para reduzir o ácido úrico aqui: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-reduzir-o-acido-urico-com-remedios-naturais-1834.html
29-07-2015 disse:
Boa tarde! Fazia tempo que andava mal de um pé, creio que 1 ano mas nada especial, dor aguentava bem de um momento a outro aumentei de peso, de 64 para 78 quilos, aí comecei a ter dor insuportável, analises e acido úrico a 8.4, fiquei triste quando soube que não existe medicação nenhuma para curar, existe para ajudar a baixar (Zyloric),. Comecei imediatamente a pesquisar o porquê? mais triste fiquei quando soube que alimentos faziam aumentar o acido úrico, pois eu quase não os comia nem bebia, ainda mais triste fiquei quando soube os alimentos que preveniam e até o fazia baixar, pois esses são os meus favoritos e que comia dia a dia, e agora??? Deixar de comer tudo? não deixei apenas reduzi ao que já consumia antes, comecei a beber mais agua e introduzi sementes de Linhaça e de Gui, 2 colheres de sopa por dia, no momento que comecei a perder peso as dores foram passando o inchaço desapareceu. Seja 10 dias insuportável de dores, perdi 6 quilos, tenciono voltar para o meu peso de sempre, porque este sofrimento não quero voltar a passar por ele. Perder peso, Cuidado com a boca e Beber muita Agua meio caminho andado. Sigam o conselho deste site porque, creio que foi o único de toda a pesquisa que fiz na Internet e não só onde não encontrei contradições, muito bom mesmo. Felicitações ao site Obrigado ( "Penso" que foi o aumento de peso e falho do meu sistema de produzir mais ou eliminar menos acido úrico)
23-07-2015 disse:
Olá boa tarde! quais as verduras e frutas que posso comer.Meu acido urico deu 7. estou louca de dor em cima do rim direito, a uretra ar doi muito , Nao foi confirmado por nao calaculo porque não aparece ,
08-08-2015 disse:
Olá Rubenita, boa noite ! respondendo a sua questão, creio que aqui no site, diz e explica mto bem o que comer e o que evitar pelas Purinas que contém, eu comecei por aumentar o consumo de; Alcachofra, Cebola, Agrião, Pepino e Alface , aumentei também o consumo de agua para 5 litros, como disse incluía sementes de linhaça e de Ghia moida em moinho de cafe, misturado com leite desnatado ou no igourt. espero que lhe tenha sido util minhas palavras
11-08-2015 disse:
Oi Carlos, muito obrigada pelo esclarecimento valeu!
16-07-2015 disse:
Posso comer arroz feijão e legumes, quais são os legumes e verduras e grão permitido pra quem tem ácido úrico?
08-08-2015 disse:
Olá Joanina ! A evitar mesmo o feijão e grão de bico de verduras os Espinafres, esses não devemos consumir...
08-07-2015 disse:
Na secção dos peixes o safio e o salmão são bons ou não para o ácido úrico e o frango é bom é que já vi o s e o não. Obrigada.
06-07-2015 disse:
Fiz análises,e tenho 8,3 de acido urico,e tenho várias infecçoes urinarias,será que tem relacionamento,pois tenho tabém muitas dores nas articulações,o que me aconselha.
06-07-2015 disse:
boas tades, venho perguntar a v.ª opinião e ao mesmo tempo perguntar, quais os alimentos que devo comer para baixar o acido urico,peço-lhes que me imformem todo oque posso comer,desculpem-me o que lhes estou a pedir, mas estou sem tempo para lhes dizer mais, com os agradecimentos. Pedro Pereira de deus.
08-08-2015 disse:
Boas tardes! se nota que o Pedro está desesperado com dores e farto de perder qualidade de vida, isso se passou comigo amigo, siga os conselhos deste site, foi o melhor que vi de toda a pesquisa mas , para que fique um pouco mais contente vou dizer para vc o que deve consumir resumidamente, HIDRATOS DE CARBONO, nada de proteínas pelo menos quando está em crise de dor, depois é a cabeça de cada um que manda... Cuidado com o peso
05-07-2015 disse:
Gostaria de ter a certeza o tomate é bom para o ácido úrico é que já vi em vários sites que é muito bom para reduzir.
07-07-2015 disse:
Oi Anabela, o tomate não é recomendável se o que você quer é reduzir o ácido úrico. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando o nosso site ;)
04-07-2015 disse:
O acido úrico fica sempre no sangue para sempre ou poderá ser passageiro, agradecia uma resposta vossa.Obrigada.
02-07-2015 disse:
Gostei muito do artigo, vai nos ajudar muito. Gostaria de saber se o espinafre faz ácido úrico. Qual a margarina pode ser usada, uma vez que a pessoa tem colesterol.
01-07-2015 disse:
Boa tarde, fiz exame esta semana e deu 7,8 acido urico, o medico com quem estou ou talves vou trocar, pediu que eu somente evitar carne vermelha. estou tomando alopurinou e conchixina. vendo esta materia queria ajuda numa dieta olu seja que realmente não posso come e o que melhor posso comer. Muito grato.
25-06-2015 disse:
Sofro com esse problema no pé como faço para diminuir essa dor
23-06-2015 disse:
BOA TARDE ESTOU COM O ÁCIDO ÚRICO ALTERADO AO NÍVEL DE 9,2 COMO FAÇO PARA DIMINUO DE FORMA EFICAZ E SEGURA JA CORTEI A CARNE VERMELHA E A CERVEJA A UM MÊS E SINTO INCOMODADOS NO MEU CALCANHAR .
23-06-2015 disse:
Muito bom, tirei dúvidas que bateu Sertinho com a que meu médico falou. Muito bom.
23-06-2015 disse:
Oi Augusto, que bom que as informações foram úteis para você! Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
13-06-2015 disse:
Otimo essas orientações muito obrigada. Pergunta o abacaxi para quem tem acido urico e proibido.
08-06-2015 disse:
Parece que sou o vencedor! Meu acido urico atingiu 11.5!!! Vou tentar uma reeducação alimentar urgente!
03-06-2015 disse:
Acido urico 7, 9 Que posso comer Qual a dieta
03-06-2015 disse:
Tenho ácido úrico no sangue tenho muita dor nas articulações
23-05-2015 disse:
o artigo é interessante,
26-05-2015 disse:
Oi Altino, que bom saber! Muito obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
20-05-2015 disse:
FERNANDA PF ME FALE SOBRE A QUINOA,TO COM O ACIDO URICO ALTO TOMO 2 COLHERES DE QUINOA ANTES E 2 DEPOIS DA ACADEMIA, POSSO CONTINUAR TOMANDO?
15-05-2015 disse:
Fiz exame de sangue e acusou 5.1 de acido úrico, quais alimentos ajuda a combate.ho Gostaria de receber uma dieta, embora tenho acompnhamento médico. Grata.
14-05-2015 disse:
peixes que posso comer.....tenho ácido úrico
29-04-2015 disse:
Olá Nelia gostei muito das informações mais, na pagina acima fala do frango, que é recomendável para quem quer se livrar do acido úrico só que o frango rico em purina a principal causado do acido úrico.
12-05-2015 disse:
Olá Afonso, a questão é que uma dieta sem proteína também é danosa para o organismo, principalmente por longos períodos, portanto, dentre os tipos de carne, a de frango seria preferível.
14-04-2015 disse:
olá, boa noite, estou com o acido urico 8.50, quais os alimentos posso comer para controlar essa taxa. É verdade que fazer uso de anti-inflamatórios pode causar essa alteração? obrigada, maria do rosario amaral.
13-04-2015 disse:
tenho acido urico alto 7,8, glicose de 123, sou hipertensa, pode me ajudar sem remedio?
12-05-2015 disse:
Não! É essencial utilizar medicações que controlem imediatamente esses exames alterados para que estes não causem MAIS problemas como problemas renais e cardiovasculares. Depois de controlados, é possível através da alimentação e perda de peso, reduzir dosagens ou até deixar de tomar medicações com disciplina e acompanhamento médico e nutricional. Cuidado!
12-04-2015 disse:
Pra mim foi muito util as informacoes, vao me ajudar a reduzir o meu ácido úrico q deu alto, 7.9, preciso fazer uma dieta. Obg
14-04-2015 disse:
Oi George, que bom saber que as informações foram úteis para você! Muito obrigada e continue nos acompanhando :)
10-04-2015 disse:
Iogurte Desnatado + Coalhada Desnatada, faz mal ou não?
10-04-2015 disse:
Foi muito util mas qual remedio natural posso tomar? Estou com gota obrigado
10-04-2015 disse:
Oi Marli, quanto a medicamentos essa informação deve ser dada pelo seu médico. Obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
08-04-2015 disse:
sim foi útil meu acido úrico esta no limite terei que fazer esta dieta e repetir o exame + - em 60 dias para ver se reduziu? outra carne de suína é indicada? obrigado
31-03-2015 disse:
meu acido urido de vez quando fica alto que nao consigo andar me envie favor ok posso comer e ok nao posso favor
17-03-2015 disse:
Nélia amei as dicas, muito grata ;)
17-03-2015 disse:
Vocês "enchem muita linguiça". Por que não ir diretamente ao assunto? Há que se ter objetividade! As pessoas não tem muito tempo prá ficar ouvindo blá blá blá! Sejam objetivos!
13-03-2015 disse:
Olá! Conforme consulta médica, a possível dor no pé esquerdo pode ser por ácido úrico, a ser confirmada por exame de sangue. Gostaria de receber mais informações sobre alimentação, frutas e líquidos para redução do ácido úrico. Obrigado.
17-03-2015 disse:
Oi Marcos, aqui poderá encontrar mais informações acerca do ácido úrico: http://saude.umcomo.com.br/o-acido-urico/ Muito obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
07-03-2015 disse:
Amei essa página , é maravilhosa , de grande utilidade para ajudar as pessoas que precisam. Muito obrigada.
10-03-2015 disse:
Oi Maria, muito obrigada pelo seu comentário :) Continue nos acompanhando!
05-03-2015 disse:
qualquer carne produz colesterol ruim,ácido nocivo,virus, radicais livres, gluten inflama,engorda pois nem é absorvido....somos alcalinos ,precisos de dieta vegana,vegetais produzem tudo que precisamos
03-04-2015 disse:
Oi eu amei todas as informações, eu tenho colesterol e acido urico alto, ,e através do que eu aprendi .o que posso e que nao posso comer e beber. Obrigado por tudo bjs
07-04-2015 disse:
Oi Elzeni, que bom saber isso! Muito obrigada e continue nos acompanhando :)
05-03-2015 disse:
oi boa noite estou sofrendo com pedras nos rins oriundas do acido urico o que nao devo comer e o que e melhor pra mim acabar com esse trem grato. evaristo araxa mg
01-03-2015 disse:
uma coisa otima para evitar presença de acido urico no organismo é fazer exercicios aerobicos tres vezes por semana por pelo menos 45 minutos
03-03-2015 disse:
Oi Marcos, muito obrigada pela dica :)
20-02-2015 disse:
Abobora e bom para baixar o ácido úrico
20-02-2015 disse:
Oi Valdir, as sementes de abóbora são benéficas para ajudar a reduzir o ácido úrico.
10-02-2015 disse:
muito bem explicado.... o tomate figura na lista de proibidos.
06-02-2015 disse:
Tomate ajuda a reduzir o Ácido Ùrico ?????????
06-02-2015 disse:
Oi Kassia, o tomate é um dos alimentos proibidos para quem apresente níveis de ácido úrico elevados. Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
28-01-2015 disse:
minha filha de 9 anos está com acido úrico elevado. o que faço para ajudá-la tendo em vista que nessa idade é complicado impor dietas restritivas.
12-05-2015 disse:
Procure um nutricionista que irá calcular uma quantidade restrita porém adequada para não atrapalhar o crescimento e desenvolvimento da sua filha!
20-01-2015 disse:
Por Favor podia-me mandar uma lista com os produtos que nao devo comer se tenho o acido urico e costrol alto?? Muito obrigada
03-01-2015 disse:
CARNE DE SUINOS ELEVA O ACIDO URICO?
Vídeos em destaque
13 Formas Originais de Colocar o Cadarço nos seus Tênis Animais de Estimação DIY Top 10