Partilhar
Partilhar em:

Quais os melhores alimentos para reduzir o ácido úrico

Passo a passo
Dificuldade: Baixa
Avaliação: 4,9 (5761 votos)
115 comentários
1008 vezes partilhado
 
Quais os melhores alimentos para reduzir o ácido úrico

Manter os níveis de ácido úrico estáveis é muito importante para evitar problemas como por exemplo a concentração deste nas articulações e a consequente formação de cristais de urato, que provocam inflamação e dor. Seguir uma alimentação adequada será fundamental para não subir o ácido úrico, ou mesmo reduzi-lo. Neste artigo de umComo.com.br explicamos-lhe detalhadamente quais os melhores alimentos para reduzir o ácido úrico.

Também lhe pode interessar: Frutas para reduzir o ácido úrico
1

Antes de saber quais os alimentos que são bons para reduzir o ácido úrico, é importante saber que existem alguns alimentos proibidos para as pessoas que têm os níveis de ácido úrico elevados. Entre eles, destacamos os seguintes:

  • As carnes vermelhas;
  • Os enchidos;
  • O marisco;
  • Peixes azuis;
  • Vísceras;
  • O tomate;
  • Padaria industrial;
  • As gorduras animais presentes no creme de leite e manteiga;
  • As bebidas alcoólicas;
  • As bebidas com gás.
2

Desta forma, um dos melhores alimentos para reduzir o ácido úrico são as alcachofras, uma vez que este vegetal tem propriedades diuréticas que ajudam a eliminar o ácido úrico através da urina. Uma boa forma de aproveitar os seus benefícios é ferver as alcachofras e além de as comer, beber o caldo que resulta do processo de cozedura.

3

Por outro lado, as cebolas também ajudam a depurar o organismo e a reduzir assim os problemas com o ácido úrico. Como no caso anterior, também se recomenda que ferva as cebolas em água com o suco de um limão e tome umas duas xícaras por dia.

4

Falando de frutas, as maçãs também são benéficas para reduzir o ácido úrico e uma vez mais, a água das maçãs também. Deverá ferver três maçãs cortadas em um litro e meio de água durante aproximadamente meia hora. Depois, deverá filtrar e beber.

5

Ao mesmo tempo, devemos procurar seguir uma dieta rica em cereais integrais, amidos e legumes, uma vez que não aumentam a acidez do sangue e ajudam a acelerar a excreção de ácido úrico (uratos) e evitar que se formem cristais nas nossas articulações.

6

Pelo fato de a carne vermelha aumentar os níveis de colesterol, o consumo de carne de frango é recomendável para aquelas pessoas que pretendam reduzir esta substância no organismo. Os ovos também podem ser incorporados na dieta caso não exista hipercolesterolemia.

7

Para combater o ácido úrico é fundamental beber muita água, uma vez que é através da urina que eliminamos esta toxina do nosso corpo.

8

Outros dos alimentos ideais para quem pretenda diminuir o ácido úrico são os alimentos com efeito alcalinizante. Sendo assim, nesta lista de alimentos temos as sementes de abóbora, os coentros, a salsa, a couve, a beterraba, o pepino, o nabo, a cenoura, a alface, o limão, o abacate e o alho que ajudam a reduzir os níveis ácido úrico.

9

Veja mais conselhos sobre como reduzir o ácido úrico com remédios naturais no nosso artigo.

10

Este artigo é meramente informativo, no umComo.com.br não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigo parecidos a Quais os melhores alimentos para reduzir o ácido úrico , recomendamos que entre na nossa categoria de Infecções urinárias.

Conselhos
  • Controle o seus níveis de ácido úrico e não os deixe subir.
Relacionados
Comentários (115)

Escrever comentário sobre Quais os melhores alimentos para reduzir o ácido úrico

Muito útil
115 comentários
olineia
Sua avaliação:
a vitamina C e indicada para reduzir o acido urico
Nelia Oliveira
Oi Olineia! As frutas ricas em vitamina c também são benéficas para tentar reduzir o nível de ácido úrico. Obrigada pelo seu comentário!
Jarbas Pacheco
Sua avaliação:
Proteina de soja causa Ácido Urico?
Jose Wilson de lima
Tenho esse problema de de td de dor Causado pelo ácido úrico.nais minha junta Do meu corpo .. vou fazer todas essas receitas natural .que eu tive conhecimento ..nessa página..... obrigado.. muito bom
Nelia Oliveira
Oi Jose! Espero que dê certo! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Valter
Olá bom dia, Estou com crise no cotovelo msd, e quais os melhores alimentos para reduzir o ácido úrico ? Abraço! Obrigado.
Alberto Lupo
Muito bom gostei.
Nelia Oliveira
Oi Alberto! Que bom saber que as informações foram do seu agrado :) Muito obrigada pelo comentário e se tiver alguma dúvida não hesite em deixar nos comentários ;)
Anabela Oliveira
Pergunto se queijo de cabra curado de pasta mole é prejudicial para o ácido úrico pois enganei-me na compra a médica disse-me que posso comer queijo de cabra fresco por ter menos purinas este curado eu exprimentei em saladas e é muito bom por ser mais consistente mas tenho medo de fazer mal os meus níveis de ácido úrico são 5.1 mas já tive a 6 e tenho medo de piorar .Se alguém me soubesse indicar eu agradecia. Obrigada.
jose jorge felicio
minha esposa vilma alves felicio tem acido urico e os pes com agulhadas e dor nos pes alguem pode nos ajudar nem concegue dormir >>...
Edson Francisco Bonfim
MUITO BOM GOSTEI DA DICA
Nelia Oliveira
Oi Edson! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Oswaldo Meira
Qual a bebida alcoólica que faz menos mau para quem tem ácido úrico?
Carlos alexandre Albuquerque
Bom dia bebida alcoólica mim faz menos mal
sheila
cerveja e vinho
José Edson Accioly lins
Gostaria de saber qual é o nível normal de ácido úrico, eu estava com 6,7 através da minha dieta acredito que baixou, Pergunta o café faz mal, estou tomando!

Descubra vídeos interessantes
DIY
Aulas de Zumba
DIETA | Remédios Caseiros
Top 10
Quais os melhores alimentos para reduzir o ácido úrico
1 de 8
Quais os melhores alimentos para reduzir o ácido úrico