menu
Partilhar

Como tratar a broncopneumonia

Como tratar a broncopneumonia

A broncopneumonia é uma espécie de pneumonia que ataca normalmente os brônquios. Geralmente é uma doença típica nas crianças e nos idosos. Esta condição respiratória provém quase sempre de um catarro mal curado e pela fraqueza das defesas que se esgotaram pela medicação.

A doença dos brônquios grandes passa para os brônquios capilares e invade o tecido pulmonar. O doente tem febre mas esta é irregular e diferente consoante os casos. É frequente que a temperatura baixe à medida que amanhece e, pelo contrário, que aumente bastante pela noite. Claro que, deverá consultar um médico para o examinar, além disso neste artigo de umComo explicamos-lhe algumas recomendações sobre como tratar a broncopneumonia.

Também lhe pode interessar: Como tratar a pneumonia
Passos a seguir:
1

A broncopneumonia ou a pneumonia brônquica costuma ocorrer perante um sistema imunológico debilitado, como pode ser o caso das pessoas de idade avançada, as crianças ou como complicação de outra doença, como pode ser um resfriado.

Deste modo, será necessário seguir uma dieta equilibrada, para garantir assim todo o tipo de nutrientes ao organismo e, no caso de ser necessário, podem reforçar-se as defesas através de complexos vitamínicos embora deva ser sempre sob supervisão médica.

2

São diversos os agentes patógenos ou bactérias que podem causar a infeção dos brônquios, ou seja, das vias respiratórias e é por isso que na maioria dos casos a broncopneumonia deverá ser tratada com antibióticos. Este tipo de medicamentos são os únicos que poderão acabar com os causadores desta doença, pelo que o médico deverá prescrever os mais adequados em cada caso. Além disso, é importante lembrar que os tratamentos com medicamentos antibióticos não se podem abandonar, apesar dos sintomas terem desaparecido, você deve terminar com eles seguindo a posologia adequada.

3

Também é preciso beber muitos líquidos, especialmente água, como tratamento natural da broncopneumonia. Manter-se hidratado irá ajudá-lo a compensar a perda de líquidos e a melhorar os sintomas.

4

Do mesmo modo, durante uma broncopneumonia, recomenda-se repousar e estar na cama, na medida do possível, assim como reduzir os esforços físicos. Esta condição complica a passagem do ar até aos pulmões e a atividade física intensa pode desencadear problemas na respiração. Também será importante ventilar o cômodo onde se encontra a pessoa com esta doença, para evitar a proliferação de germens e que outras pessoas possam contraí-la.

5

Nos casos mais graves, pode ser necessária a hospitalização do paciente com broncopneumonia para poder realizar assim um seguimento constante da evolução da doença. É por isso que o médico deverá examinar a gravidade da condição e determinar se é necessário manter essa pessoa hospitalizada.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a broncopneumonia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
A sua avaliação:
sergio
bom, com passar de 7 dias é possivel contrair a enfermidade com a pessoa infectada como criança ou idoso aguardo rsposta
Rui Morais
Olá fiz uma transposição do nervo cubital mas sinto pouca força nos dedos e muita demência quando utilizo o braço podem ajudar o médico diz ser normal Gosto muito de ler os vossos ajuda muito obrigado
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Rui! Que bom saber que você gosta dos nossos artigos! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
António Jacinto
E normal ficar tendo faltar de ar depois ter broncopneumonia?
Samila Xadreque
Tenho um filho de 6meses, os problemas de saude comecou quandobtinha duas semanas e foi diagnosticado como broncopnemonia.Ate agora ja internei umas 3vezes e outras passo as noites nos servicos devurgencia por causa da dificuldade respiratoria.os medicos sempre dao ceftriaxona e ampicilina mesmo assim nao passa
Eliane
Meu neto,tem bronquite com muita falta de ar, como posso tratal_lo podem me ajudar . obrigada

Jane Maria
Por favor, como tratar a sinusite que passou para pneumonia. Tanta inflamação?
Vera Lúcia Antunes de Oliveira Assis
O que pode tá acontecendo a uma pessoa que pega broncopneumonia 2 vezes ao ano
pry
hoje faz 8 dias que perdi meu irmao de apenas 34 anos por causa dessa doença
pry
a broncopneumonia mata
Vitor
Me ajudou bastante! Muito obrigado!
Cláudio
Tudo muito bom, mas onde está o antibiótico? broncopneumonia mal tratada por trazer complicações e vocês NÃO ESTÃO AJUDANDO EM NADA.
Stéfani
Está bem claro que o site não dispensa a consulta médica. Não fala de antibióticos pois só o médico pode prescrevê-los. Seja mais atento!
Edilene Mendes
Boa noite meu nome é Edilene e quero sabe, qual a diferencia de broncopneumonia e pneumonia.

Como tratar a broncopneumonia
Como tratar a broncopneumonia

Voltar ao topo da página