Problemas para respirar

Remédios caseiros para falta de ar e tosse - técnicas naturais!

Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 28 junho 2018
Remédios caseiros para falta de ar e tosse - técnicas naturais!

A tosse pode aparecer mediante diversas causas e junto com ela pode vir a falta de ar, que também pode ser uma consequência de problemas patológicos, alérgicos ou psicológicos. Quando essas crises aparecem, nem sempre temos a mão os medicamentos indicados. Para te ajudar, o umCOMO reuniu os melhores remédios caseiros para falta de ar e tosse.

Também lhe pode interessar: O que fazer se sentir falta de ar

Índice

  1. O que eu devo fazer quando iniciar a falta de ar
  2. Remédio caseiro para falta de ar por ansiedade
  3. Remédio caseiro para falta de ar alérgica
  4. Chá para falta de ar
  5. Remédios caseiros para tosse

O que eu devo fazer quando iniciar a falta de ar

Independente da causa da dispneia, o sentimento de falta de ar é o mesmo em qualquer pessoa e a sensação é sempre bem angustiante e desesperadora. É importante notar quando essa falta de ar começou: o que você estava fazendo naquele momento que pode ter ocasionado isso?

Medicamentos prescritos por um médico e remédios caseiros podem te ajudar, ainda assim, vale tomas as seguintes providências:

Técnica de respiração para falta de ar

Não se desespere, tente manter a calma. Enquanto você ainda não tem um medicamento ou remédio caseiro, tente uma técnica de respiração que diminui a frequência respiratória e facilita a troca de ar:

  1. Com os lábios semicerrados, inspire devagar;
  2. Relaxa;
  3. Respire até sentir que todo o ar saiu;
  4. Repita até se sentir melhor.

Remédio caseiro para falta de ar por ansiedade

A falta de ar pode ser um dos sinais de quem passa por uma crise de ansiedade. A longo prazo a ansiedade deve ser tratada por um terapeuta ou especialista no tema. Para os momentos de crise em que a falta de ar aparece, o melhor é apostar em remédios naturais que acalmam. Essa tranquilidade, consequentemente, irá combater a falta de ar.

Distrações

A hiperventilação, ou falta de ar, em pessoas ansiosas pode ocorrer justamente porque a pessoa estava tão preocupada com as respiração. Procurar distrações simples como uma caminhada, assistir algo ou brincar com o hand spinner fazem com que a pessoa pare de prestar atenção e se preocupar tanto com a respiração fazendo com que ela naturalmente volte a seu fluxo normal.

Chá de camomila para ansiedade

O efeito tranquilizante da camomila é conhecido por ajudar em distintas situações de estresse e ansiedade. O ideal é preparar um chá com as flores e folhas da planta e deixar descansar em água fervente por alguns minutos ou fazer o chá de saquinho de supermercado.

Chá de erva cidreira

Além de ser excelente antioxidante, a erva cidreira também tem propriedades que ajudam no combate de questões de estresse e ansiedade. A maneira mais conhecida e fácil de consumi-la é pelo chá. Você pode consumir a versão comercializada em supermercados, mas o ideal é apostar no chá natural, na proporção de 4 colheres da folha para cada 1 xícara e 1/2 de água.

Remédios caseiros para falta de ar e tosse - técnicas naturais! - Remédio caseiro para falta de ar por ansiedade

Remédio caseiro para falta de ar alérgica

O ideal antes de escolher o tratamento mais adequado é identificar a causa da crise de falta de ar. A falta de ar alérgica pode ser uma das reações de doenças como rinite alérgica e bronquite asmática. Elas podem ser provocadas por diversos fatores, sendo que os mais comuns são exposições a substâncias como pó, poeira, pelo de animais, pólen, poluição e certas substâncias químicas e cheiros.

Junto com crises de tosse e espirros pode vir a sensação de falta de ar. Ambas as doenças têm tratamento, que deve ser diagnosticado e prescrito por um médico. Mas, para o momento da crise você pode tentar as seguintes alternativas:

Remédio caseiro para falta de ar - Bronquite

A inalação é uma indicação conhecida para crises de bronquite, só que nem sempre temos um inalador em casa. Como alternativa natural, você pode preparar uma inalação com gotas de óleo de sândalo, vendido em lojas de produtos naturais. Seu vapor ajuda a desinflamar os brônquios e aliviar a sensação de falta de ar:

  1. Coloque 1 litro de água em uma caneca ou panela para ferver;
  2. Adicione 6 a 10 gotas de óleo sândalo;
  3. Quando ferver, apague o fogo e inale o vapor dessa mistura por, no mínimo, 10 minutos;
  4. Repita o procedimento 3 vezes por dia.

Chá para falta de ar

Diferentes tipos de chás são indicados para o combate e o alívio dos sintomas de falta de ar, independente da causa. São eles:

Chá de malva

A malva tem propriedades anti-inflamatórias e expectorantes que servem como um remédio natural para tratar bronquite e outros problemas respiratórios:

  1. Ferva 50 gramas de malva em 1 litro de água por 20 minutos;
  2. Tome uma xícara 3 vezes por dia pelo tempo que sentir necessidade.

Infusão de folhas de limão

Capacidade desinflamatória, alívio da tosse e relaxamento dos músculos do tórax são propriedades das folhas de limão que as tornam indicadas no combate à falta de ar:

  1. Ferva 15g de folhas de pé de limão em 1/2 litro de água por 10 minutos;
  2. Deixe esfriar e se quiser adicione mel;
  3. Tome 3 xícaras por dia.

Melhores chás e infusões para falta de ar

Além dos citados anteriormente, você também pode usar como remédio caseiro para falta de ar os chás e infusões listados a seguir. O procedimento para prepará-los é basicamente o mesmo, ferver as ervas ou as folhas por pelo menos 10 minutos e consumir a infusão quando esfriar um pouco até 3 vezes por dia:

  • Chá de menta
  • Infusão de eucalipto
  • Chá de gengibre
Remédios caseiros para falta de ar e tosse - técnicas naturais! - Chá para falta de ar

Remédios caseiros para tosse

Existem diferentes tipos e níveis de tosse, um deles pode levar à falta de ar. Portanto, se você cuidar da sua tosse, corre menos risco de evoluir para uma crise de falta de ar. Os remédios caseiros para tosse mais conhecidos são:

  • Cebola: aproveite as propriedades expectorantes e antitussígenas da cebola e, além de incluir esse alimento na sua dieta, deixe pedaços de cebola ao lado da cama antes de dormir. Essa técnica é ideal para quem tem as crises durante a noite;
  • Inalação com folhas de eucalipto e limão: ferva as folhas em água misturadas com suco de limão e após ferver respire o vapor por, pelo menos, 10 minutos;
  • Xarope de agrião: siga a receita do artigo do link e tome até 3 colheres por dia;
  • Xarope de alho: amasse dentes de alho com tomilho e azeite de oliva e tome uma colher de sopa em jejum;
  • Limão com mel: misture 1 xícara de água quente com 1 colher (sopa) de chá e o suco de 1 limão e beba até 4 vezes por dia.

Sugestão: O que fazer quando tiver falta de ar - 5 coisas que melhoram na hora

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para falta de ar e tosse - técnicas naturais!, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Jonad
Tratamento para falta de ar é mais tosse e febril
Júlio Pinto
Quero tratamento para alergia, tose e problema respiratorio, ajudem me por favor medicamento caseiro assim como medicinal; agradeço
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Júlio. Sugerimos essas dicas que estão no artigo. Espero que te ajude!
A sua avaliação:
carlos alberto de avila lopes
acho bastante interessante, pois acredito que a solução para muitos amles de nossa saúde está na natureza, através dos chás.
1 de 3
Remédios caseiros para falta de ar e tosse - técnicas naturais!