Pneumonia

Como curar uma pneumonia

Como curar uma pneumonia

A pneumonia é uma doença inflamatória causada por gérmens e caracterizada por febre, dificuldade para respirar, tosse intensa, etc. O tratamento deve ser precoce e específico para o agente que a causou, para poder assim aliviar os sintomas e acelerar o processo de curação. Deste modo, deverá consultar o seu médico de imediato e seguir os conselhos que lhe explicamos em umComo sobre como curar uma pneumonia.

Também lhe pode interessar: Como se pega pneumonia
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, será importante que conheça os sintomas da pneumonia, para conseguir agir o quanto antes. Assim deverá prestar especial atenção no caso de:

  • Tosse;
  • Dificuldade para respirar;
  • Febre alta;
  • Calafrios e suores frios;
  • Mucosidade escura;
  • Dor torácica agravada pela tosse;
  • Dor de cabeça e mal-estar geral;
  • Dor muscular.

Além disso, recomendamos-lhe que consulte o nosso artigo quais são os sintomas da pneumonia e, consulte o seu médico assim que detetar algum destes sintomas.

Como curar uma pneumonia - Passo 1
2

Além disso, deve saber que existem diferentes tipos de pneumonias dependendo de qual tenha sido o agente que causou a infeção e, por conseguinte, o tratamento variará. Entre os causadores mais comuns encontram-se as bactérias: Streptococcus pneumoniae, Staphylococcus aureus, Haemophylus influenzae ou Legionella, assim como também pode ser consequência de uma infeção viral ou inclusive por fungos.

Também será fundamental ter em conta outros fatores como a idade do paciente, a gravidade da infeção e os sintomas, os fatores de risco associados, fatores ambientais e localização geográfica. Deste modo, irá se determinar se a pessoa que contraiu pneumonia precisa de hospitalização e qual é o tratamento mais adequado.

Como curar uma pneumonia - Passo 2
3

O médico especialista deverá examinar o paciente a fundo e levar a cabos os exames pertinentes, entre os quais se costuma incluir uma radiografia torácica, para poder realizar assim o diagnóstico apropriado. Em determinadas ocasiões, também podem ser necessários exames de sangue, urina e/ou expectoração para verificar qual foi o gérmen que desencadeou a pneumonia.

Como curar uma pneumonia - Passo 3
4

Na maior parte dos casos, o médico receitará como tratamento para a pneumonia algum medicamento antibiótico que ajude a combater a infeção, dependendo de qual tenha sido o gérmen que causou esta doença. No entanto, deve sempre existir prescrição médica para poder iniciar um tratamento farmacológico e, no caso dos antibióticos, será fundamental não os parar de tomar, apesar dos sintomas terem desaparecido ou minimizado.

Como curar uma pneumonia - Passo 4
5

Além disso, as pessoas com pneumonia deverão beber água em abundância, assim como também se poderão ingerir outros líquidos como infusões ou sucos de fruta para manter o corpo bem hidratado. À excepção do médico recomendar o contrário, serão necessários pelo menos dois litros de líquidos diários.

Como curar uma pneumonia - Passo 5
6

Repousar na cama também acelerará o processo de curação da pneumonia, e será de grande importância ventilar a casa com frequência para prevenir os contágios, mas por sua vez evitando sempre as correntes de ar para que o doente não esfrie. Não se deverão realizar esforços físicos, visto que as dificuldades para respirar aumentariam e os sintomas da pneumonia se acentuariam.

Também pode ser muito útil colocar um umidificador para garantir o nível correto de umidade no ar e evitar que resseque demasiado, fato que também dificultará a respiração da pessoa em questão.

Como curar uma pneumonia - Passo 6
7

É importante referir que existem alguns remédios naturais que podem ser feitos em casa para ajudar a aliviar os sintomas e incômodos que a pneumonia causa. Um bom exemplo são as inalações com água quente e alguma planta aromática como o eucalipto, uma vez que ajudarão a que a mucosidade das vias respiratórias saia. Assim, recomendamos que consulte o nosso artigo sobre como tratar a pneumonia com remédios caseiros, onde encontrará esta e muitas outras recomendações.

Como curar uma pneumonia - Passo 7

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar uma pneumonia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Os antibióticos devem ser receitados pelo médico e de acordo com o gérmen.
  • As pneumonias devem se tratar adequadamente para evitar complicações e deverá seguir sempre os conselhos do seu médico.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
17 comentários
A sua avaliação:
Tatiane
Eu e minha filha de oito anos estamos com penelmonia , a médica receito antibiótico pra ela e bombinha, e pra mim só a bombinha isso resolve?
ROBSON CLEY CAMPOS DE OLIVEIRA
QUAL O MELHOR TRATAMENTO PARA CURAR PNEUMONIA MINHA MAE TEM 87 ANOS FOI UM GRIPE MAL CURADA
Anadeto de Araujo
sobre o planta do eucalipto para inalação onde adquirir o óleo o componente para a inalação
A sua avaliação:
ray
ja faz um mês que estou com pneumonia, só que no meu caso não tive tanta tosse o q mais me incomodou foram dores fortes que começou nas costas e agora também o cansaço,qual pode ter sido a causa dessa peneumonia
A sua avaliação:
Marcelina
que bom tosse seca cansaço dor costa falta de ar
Meiry Amanda Camêlo de Moura
A pneumonia acontece por acaso ou se vc já tá com a garganta inflamada e não se cura???
Maria
Como sei se o tratamento está certo início a dois dias e me sinto mal
ingrid
sim eu fiz e deu serto
Tiago
E agora? Desesperado meu pai ta com phenemonia e só tenho ele
emilly
eu to aos prantos pois a minha vó ta com pneumonia coitada que deus td poderoso cure ela amém eu a amo muiiiiiitttttoooooo meu amooooooorrrrrrrrrr. lindaaaa fofa segunda mãe que eu tenhoooooooooooo bjs para tds ... e para elaaaaa
emilly
me ajudou mt pois mnh vo ta com pneumonia
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Emilly! Que bom saber que a informação foi de ajuda. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
inggrid
ajudou muito obrigadaaaaaaaaaa
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ingrid! Que bom saber que o artigo foi de ajuda. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Paloma Fernandes da silva
eú fui o médico e ele disse que eu tô com pneumonia mais não cinto febre só a tosse com catarro tem cura
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Paloma! Nesse artigo você pode ver quais são os sintomas da pneumonia: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-se-manifesta-a-pneumonia-16780.html Mas é bom que essa condição seja diagnosticada por um médico.
Maria
Eu to com pneumonia mim tratei nao mim guro tava com pneumonia no pulmão direito agravo foi para o pulmão esquerdo me tratei de 5v mas não resolveu nada estou ainda tô com medo de ser internada o que eu faço
elian patricia da silva
Eu tive uma pneumonia no dia 13/08 depois no. Outra no dia 01/09. E agora. Estou c pneumonia novamente. Desde o dia 02/12. Eu tbm tenho asma e tenho so um pulmo ,
ingrid
e para um dever da escola
patricia de moura Campos Pereira de Souza
A primeira que me deu .Qualze que eu morro agora tenho que usa bobinha direito.agora minha vida tá uma droga.
patricia
Meu filho esta em crise como eu posso cuidar
Rozelena Ferreira Leite
Estou com mta dor, mas já f as faz mto tempo, começou fraco e eu pensando q. Era coluna, agora tá doendo MT e Rx acusou Pneumonia, não tenho febre só dor, mta dor
luciana
fui ao médica com meu filho de 7 anos a medica com meu filho a médica disse que ele ta com uma pneumonia muito forte mais ele só teve febre e ta muito encatarado mais nada de dor
1 de 8
Como curar uma pneumonia