Pneumonia

Como se pega pneumonia

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. 10 fevereiro 2017
Como se pega pneumonia

A pneumonia é uma doença que afeta os pulmões e que pode surgir tanto em crianças como em adultos. Esta doença inflamatória pode ser provocada por vírus, bactérias e outros micro-organismos. A maior parte das pessoas que sofrem os sintomas da pneumonia são afetadas por um vírus e é mais frequente em pessoas com um sistema imunológico fraco. Mas, a pneumonia é contagiosa? É grave? Neste artigo do umCOMO vamos explicar para você como se pega pneumonia e damos alguns conselhos para a prevenir.

Também lhe pode interessar: Como se manifesta a pneumonia

Índice

  1. A pneumonia é contagiosa?
  2. Como prevenir a pneumonia
  3. Qual é o risco de contrair pneumonia

A pneumonia é contagiosa?

Sim, a pneumonia é contagiosa. No entanto, é necessário insistir em alguns detalhes. A pneumonia não é contagiosa por si só, no entanto, quando uma pessoa já teve a doença e possui sequelas no seu organismo, pode ser potencialmente contagiosa. Quando isso acontece, a pneumonia pode ser transmitida principalmente para pessoas que têm gripe ou asma.

Como se pega pneumonia

Como explicamos anteriormente, a pneumonia é provocada por vírus ou bactérias presentes nas secreções da pessoa infectada. Por isso, é possível que se contagie quando a pessoa infectada espirra ou tosse perto de outro indivíduo não infectado.

Quando a pneumonia é contagiosa?

A pneumonia se contagia quando existe contato com as secreções da pessoa infectada. Por isso, enquanto os sintomas próprios da doença existam, como tosse ou espirros, as possibilidades de contágio existirão. O período de desenvolvimento da pneumonia é de 1 a 2 dias, por isso, desde o seu início a doença é contagiosa por 3 ou 4 dias.

Quando a pneumonia não é contagiosa?

Como dissemos no ponto anterior, a pneumonia é contagiosa até que desapareçam os seus sintomas - tosse, febre, espirros, etc.

Pode ser que também esteja interessado em saber: Quais são os sintomas da pneumonia.

Como se pega pneumonia - A pneumonia é contagiosa?

Como prevenir a pneumonia

A melhor forma de prevenir a pneumonia em crianças e adultos é através da vacinação apropriada. Existem diferentes vacinas que ajudam na prevenção da pneumonia, que se administram para evitar infecções causadas por determinados vírus e bactérias responsáveis pela doença:

  • Vacina contra o sarampo.
  • Vacina contra a tosse convulsa.
  • Vacina contra a haemophilus influenzae tipo b.
  • Vacina contra a catapora.
  • Vacina contra os pneumococos.

Outros métodos de prevenção da pneumonia

Em primeiro lugar, é recomendável manter certa distância das pessoas que estejam com pneumonia, principalmente se você está com gripe. Além disso, pode considerar outras medidas para prevenir a pneumonia em crianças e adultos:

  • Lave as mãos com frequência.
  • Mantenha uma boa higiene das superfícies que se tocam com frequência.
  • Tampe a boca com um lenço ao tossir e/ou espirrar.

Neste artigo pode consultar como curar a pneumonia.

Como se pega pneumonia - Como prevenir a pneumonia

Qual é o risco de contrair pneumonia

Algumas pessoas podem ser mais propensas à propagação da pneumonia. O motivo principal é que têm um sistema imunológico mais fraco:

  • Crianças com menos de 5 anos de idade.
  • Pessoas com mais de 65 anos.
  • Fumadores.
  • Indivíduos que sofrem de outras doenças como diabetes, asma ou doenças cardíacas.

Saiba como fortalecer o sistema imunológico neste artigo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se pega pneumonia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
gabriela vieira nunes
eu tenho 13 anos e eu tenho risco de pegar pneumonia? como que se pega pneumonia eu corro risco de pegar pneumonia?
1 de 3
Como se pega pneumonia