Outras doenças respiratórias

6 causas de manchas no pulmão

6 causas de manchas no pulmão

Existem algumas doenças que podem provocar manchas nos pulmões, as quais costumam ser vistas após a realização de um exame feito por meio de imagem, como o raio-X. Para entender causas de manchas no pulmão o mais adequado é buscar ajuda de um especialista, que pode fazer o exame e diagnosticar o problema. Mesmo assim, é importante saber quais são essas possíveis doenças e para tranquilizar o umCOMO explica: o que podem ser manchas no pulmão e quando você precisa se preocupar com elas.

Também lhe pode interessar: Como tratar a DPOC

Índice

  1. Pneumonia
  2. Tuberculose
  3. Água no pulmão
  4. Câncer de pulmão
  5. Nódulo no pulmão benigno
  6. Hemangioma no pulmão

Pneumonia

A pneumonia é uma doença relativamente comum em muitas vezes que ocorre devido a complicações de outras condições de saúde, como gripes, sendo que pode ser bastante grave. Por isso, exige muitos exames e um deles é o raio-X, que pode mostrar as manchas no pulmão. É uma doença que pode acometer todas as faixas etárias, sendo mais comum em gestantes, crianças e idosos que podem estar mais vulneráveis devido à capacidade diminuída do organismo de reagir às infecções.

Sintomas de pneumonia

Além disso, a pneumonia é transmitida pela tosse e espirro das pessoas doentes. Essa doença causa sintomas como dor aguda no peito, dor nas costas, tosse seca ou com catarro, falta de ar e cansaço, calafrios, febre, suor excessivo e em alguns casos taquicardia. Muitas vezes, a pneumonia é confundida com a broncopneumonia, um tipo de pneumonia, sendo que essa é outra doença que causa de manchas no pulmão. Os sintomas são bem parecidos, com a diferença que a broncopneumonia deixa também os lábios e pontas dos dedos arroxeados.

  • Dor aguda no peito;
  • Dor nas costas;
  • Dor de cabeça;
  • Tosse seca ou com catarro;
  • Falta de ar ou asfixia;
  • Fadiga;
  • Calafrios;
  • Febre alta;
  • Escarrar sangue;

Manchas no pulmão por pneumonia

As manchas também são diferentes. Em caso de pneumonia, as manchas brancas que aparecem no raio-X dos pulmões estão presentes em um ou mais lobos do pulmão, que é como são divididos os órgãos. Enquanto isso, o exame de um paciente com broncopneumonia vai apresentar várias pequenas manchas nos pulmões. A tuberculose é outra das doenças diagnosticadas com exames de raio X, onde podem ser vistas as manchas no pulmão.

Tratamento para pneumonia

Sob qualquer sinal de pneumonia é fundamental procurar um médico. Quanto antes se inicia o tratamento, menores as chances de complicações da doença. Em primeira instância o tratamento é feito com antibióticos específicos e com doses que mudam para cada caso. Dependendo da gravidade do caso, os antibióticos podem ser ministrados por vias intravenosas, necessitando, muitas vezes de uma internação hospitalar. A duração do tratamento da pneumonia pode variar de 7 a 15 dias.

Tuberculose

A tuberculose pode afetar pessoas de todas as idades, inclusive, após os 20 anos, sendo que também é transmitida pela tosse e espirro, bem como através de beijos e objetos compartilhados. As manchas, nesse caso, são mais arredondadas, como se houvesse ar no interior.

É comum confundir a tuberculose pulmonar com pneumonia, pelos sintomas parecidos. Para diferenciá-las, além de uma consulta médica, considere que a pneumonia costuma aparecer mais rapidamente do que a tuberculose. Em casos de pneumonia que duram muito tempo, deve se considerar a possibilidade de uma tuberculose.

Sintomas de tuberculose

Embora nem sempre apresente sintomas, quando eles estão presentes se caracterizam pela tosse que pode ter sangue ou ser crônica, pelos linfonodos aumentados e pela perda de peso, além dos demais sintomas associados às doenças do pulmão:

  • Tosse seca ou tosse com sangue;
  • Mancha no pulmão e febre alta;
  • Linfonodos aumentados;
  • Perda de apetite e peso;
  • Suores noturnos;
  • Fadiga;
  • Dor no pulmão.

Tratamento para tuberculose

Uma vez detectada, existem medicamentos para tuberculose. O tratamento costuma ter, pelo menos, 6 meses de duração e muitos cuidados para evitar o contágio a outras pessoas. Por se tratar de um prolema muito grave, a tuberculose precisa ser avaliada por um médico e muitas vezes uma hospitalização imediata é necessária.

Água no pulmão

A condição a conhecida como água no pulmão ou edema pulmonar também pode mostrar manchas no pulmão quando é feito um exame de imagem. Nessa condição, a mancha é borrada em volta do pulmão. As causas para esse problema são muitas, como afogamento, inalação de substâncias tóxicas, doenças do pulmão ou do coração, anestesia, alergia, transfusão de sangue, altas altitudes, entre outras.

Sintomas de água no pulmão

Quanto aos seus sintomas, além dos típicos, destacam-se respiração com ruído, pele pálida, olhos e lábios arroxeados e ansiedade:

  • Respiração com ruído;
  • Palidez;
  • Olhos, lábios e pontas dos dedos arroxeados;
  • Ansiedade;
  • Fadiga;
  • Aperto no peito;
  • Mancha no pulmão e falta de ar;
  • Membros inferiores inchados.

Tratamento para água no pulmão

O edema pulmonar é tratado com medicamentos específicos que ajudam a tirar a água do pulmão com uma espécie de efeito diurético através inalações que devem ser recomendas por um médico. Paralelo a isso, pode se também tomar infusões anís (até 3 xícaras por dia), respirar muito ar puro e até fazer exercícios fortalecer o músculo cardíaco.

Câncer de pulmão

O câncer de pulmão é outra doença que provoca manchas brancas no pulmão, sendo que elas costumam aparecer no exame de raio-X como uma bola branca. Essa é uma doença conhecida por afetar muito mais os fumantes, aumentando as chances de um tumor no pulmão. Portanto, pessoas que fumam devem dar uma atenção exrea aos sintomas e procurar um médico sob qualquer suspeita o quanto antes.

Sintomas de câncer no pulmão

Os sintomas do problema se assemelham aos demais. Por isso, sempre que houver tosse excessiva, dor no peito, falta de ar e outros sinais de doenças pulmonares é necessário buscar um médico, apenas ele pode dizer com exatidão qual a condição do paciente. No caso do câncer pode haver ainda inchaço no pescoço e rosto:

  • Tosse em excesso;
  • Dor no peito;
  • Falta de ar;
  • Escarro com sangue;
  • Rosto e pescoço inchados.

Tratamento para câncer de pulmão

O tratamento para câncer de pulmão muda muito em caso, mas pode ser feito por cirurgia, quimioterapia ou radioterapia, sendo que podem ser combinadas. Embora neste caso o acompanhamento médico seja imprescindível existem hábitos naturais que podem ser adotados para combater o câncer de pulmão através de um estilo de vida mais saudável.

Nódulo no pulmão benigno

Apesar de parecer que toda mancha no pulmão é perigosa, algumas nem nem sempre significam uma doença tão grave. Um mancha no pulmão pode ser um fibroma, que é uma espécie de tumor benigno ou um nódulo benigno que não represente problemas mais sérios. Nesse caso eles costumam ser assintomáticos e são reconhecidos em exames de rotina.

Essa é uma causa de mancha no pulmão que tem cura. No entanto, só um médico pode informar o diagnóstico e tratamento mais adequado para cada caso.

Hemangioma no pulmão

Os hemangiomas, às vezes conhecidos como 'manchas de nascença', são más formações vasculares que podem aparecer em qualquer parte do corpo, inclusive nos pulmões. Essa causa merece atenção especial para manchas no pulmão de bebês, já que essa condição costuma se manisfestar nas primeiras semanas de vida. Veja detalhes em: Hemangioma - Sintomas e Tratamento

Como tratar as manchas no pulmão

Hemangiomas não costumam oferecer riscos, sintomas e podem até desaparecer com o tempo, em até 5 anos. Mesmo assim é fundamental fazer o acompanhamento da mancha no pulmão, já que alguns casos requerem intervenções cirurgia.

Sugestão: se você sofre com secreção no pulmão, sugerimos o artigo sobre remédios caseiros para limpar o pulmão de catarro

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 6 causas de manchas no pulmão, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Carlos
ACHO que já sei o que pode ser manchas no pulmão brancas na radiografia
tana mariani
eu fumo e comecei a sentir dores no pulmão mas alem eu dormia com vento nas costas toda noite depois começou a falta de ar e dor no peito
mussulini
muito bom. adorei. eu tenho varias manchas brancas no pulmão. sem febre,sem infecção, sem saber doi que se trata, fui aos medicos onde fiz tratamentos de cancer. fiz 33 radioterapia por cancer de boca, e palato. me criou muita secreção. mais uma vez deu pneumonia, agora que terminou o cancer de boca apos 9 anos. fui fazer meus exames finais para ver se a radioterapia me causou muito estrago. pois após o câncer do palato e cirurgia em 2012 que surgiu a secreção. muita por sinal, de la para ca, os rx acusa residuos no pulmao. depois veio a peneumonia sem sintomas, tratei, ate que liberaram no hospital do cancer. agora no finalmente deu rx uma lesão , o medico domp0ulomao nao viu nada, e mandou fazer tomografia para ver mais facil ao ver a tomografia deu varias manchas brancas no pulmao ,sem sintoma algum, nem mesmo infecção no exames nem tosse, nem febre. ficou om medico sem ação mandando fazer o brancoscopia. mais so que este exame e 1.000,00 jamais pobre com cancer vai ter este dinheiro. a nao ser que ganhar forum previlegiado vou roubar. pais .so brasil mesmo. e muito me deixa duvidas. avisei a uitos que tinha queixas de secreção ,meus rx acusava alo. nunca fizeram tomografia. agora no final que resolveram ver. ]do que adianta sofrer 10 ans para escapar do cancer de boca. para no finalo eles me escutarem e ver pulmão e para sofrer de vagar, ou ja e costume fazer sofrer pobre. pais dsigual pais mesmo os maiores culpado e o ze povinho. não reclama de nada gostam e de carnaval prias e futebol e A FAMOSA FILA ,QU8E E A DOEÇA DELES. NUNCA VI. EU ESTOU VOLTANDO PARA MINHAS PINGAS ASSIM PASSO MAU ELES TEM QUE ME IJTERNAR E DESCOBRIR POR CONTA DO MSUS AI NAO PRECISA DE PAGFAR.L ESTE E O BRASIL ENTENDA QUEM QUER. SEJA SAFADO IGUAL A ELES. SE NAO SE
ana maria monteiro do nascimento
apareceu uma mancha preta no pulmão de minha do tamanho de um palmo visto no RX o médico me falou que não é pneumonia e tbm não soube me dizer o que pode ser queria que vcs me ajudasse e me falar por email o que pode causar isso para poder procurar um especialista ficarei mto grata atenciosamente ana maria.
MUSSULINI
isto conteceu comigo. nos dois pulmão alias estar aconteendo comigo. tive cancer de boca fiz 33 radioterapia. agora fui ver apos 9 anos o final do estrago devido ou deixado. acharam com tomografia estas manchas. não sabem o que e. nada sinto. ai mandaram fazer um exame final que mostra tudo podendo ser residuo ai tem que titrarsomente este exame e possivelo. mais e brasil e caro. so mesmo sus para pagar.l eu nao sou politico nem tenho forum previlegiado. nao posso roubarmais se conseguir ai fazer o broncoscopia. ele indicacdo pelo medico ele te dara todo final do seu problema. eu ionfelismente nao posso pagar. so o dia que eu roubar. sinto mais so este exame pede seu medico um pedido deste exame e pede a oprefeitura de sua cidade para pagar.l se tiver cacique la vc comsegue se nao. poder pgar ficará igual eu mesmo mesma situação. infelismente. somos e fazemos parte do ze povinho que nada reclama dos poderes e sus mordomias paga co0m nosso dinheiro.
A sua avaliação:
Custódio joão fernandes
Numa radio x encontrarão manchas nos pulmoois gostaria de sabre o que provucou essas manchas ? Outra coisa sofre de artrosa que me agaca coluna e as ancas
6 causas de manchas no pulmão