Partilhar

Remédios caseiros para limpar os pulmões

 
Por Redação umCOMO. 20 janeiro 2017
Remédios caseiros para limpar os pulmões

Os pulmões são um dos órgãos mais importantes do corpo humano, pois permitem-nos receber o ar e o oxigênio que precisamos para viver. Cuidar deles e mantê-los em perfeitas condições é algo fundamental para ter uma boa saúde. No entanto, há muitas substâncias nocivas que podem ir nos intoxicando e prejudicando a nossa saúde de forma progressiva, de forma que suas funções vitais não se realizem corretamente. Neste artigo do umCOMO insistimos na importância de limpá-los de forma natural com certa frequência, para garantir o seu bom funcionamento e desfrutar de uma excelente saúde respiratória. Continue lendo e descubra quais são os melhores remédios caseiros para limpar os pulmões aos quais pode recorrer.

Também lhe pode interessar: Como curar bronquite com remédios caseiros

Por que é importante limpar os pulmões

Limpar os pulmões de vez em quando é algo que beneficia muito a saúde destes órgãos, mas também a do organismo no geral, pois com isso é possível eliminar todas essas toxinas e substâncias prejudiciais que vão se acumulando com o tempo e que, a longo prazo, podem afetar de forma muito negativa o bom funcionamento dos pulmões.

Através da limpeza natural dos pulmões você contribui para eliminar o catarro acumulado, que é uma espécie de muco pegajoso que pode permanecer nas vias respiratórias devido a infecções mal curadas, alergias, gripes, bronquite, pneumonia, etc. Além disso, é um processo benéfico principalmente para fumadores ou ex-fumadores, pois também limpam os pulmões da nicotina e dos componentes nocivos do cigarro. Por outro lado, as pessoas que vivem em cidades com muita contaminação também poderão purificar os seus pulmões e melhorar a sua respiração.

Anote os conselhos e tratamentos que vamos explicar de seguida para saber como limpar os pulmões de forma natural e melhorar o seu funcionamento.

Remédios caseiros para limpar os pulmões - Por que é importante limpar os pulmões

Inalações de eucalipto

Um dos melhores remédios caseiros para limpar os pulmões e brônquios são as inalações de eucalipto. O eucalipto é uma planta com propriedades excelentes para tratar diversos problemas respiratórios, entre os quais se destacam as expectorantes, as antissépticas e as anti-inflamatórias. Ajuda a eliminar o muco acumulado nas vias respiratórias, reduzir a inflamação das vias nasais e facilitar a circulação do ar. Este remédio é muito bom também em caso de resfriado, tosse, faringite, bronquite e gripe. Para levá-lo a cabo, você vai precisar de:

  • 2 xícaras de água
  • Um punhado de folhas de eucalipto

Em primeiro lugar, ferva a água junto com as folhas de eucalipto por uns 5 minutos. Apague o fogo e com cuidado para não se queimar, coloque a panela sobre a mesa. Cubra sua cabeça com uma toalha e aproxime o rosto da panela para começar a inalar o vapor quente que a mistura de água e eucalipto solta. Fique nessa posição por uns 15 minutos, aproximadamente.

Se tiver dúvidas sobre o procedimento, recomendamos que consulte o artigo Como fazer inalações.

Remédios caseiros para limpar os pulmões - Inalações de eucalipto

Alho: abre os brônquios e melhora a respiração

O alho é um ótimo alimento que pode ser consumido para limpar os pulmões após fumar e purificá-los por completo quando se considerar necessário. Contém um componente ativo, chamado de alicina, que é bom para tratar doenças como catarros e gripes e para favorecer a abertura dos brônquios. Tudo isso fará com que os pulmões se livrem de substâncias nocivas que tenham ficado alojadas neles e melhorará a respiração.

Para usá-lo com este objetivo, o melhor é consumir o alho cru. Se quiser evitar o seu sabor e o problema do mau hálito, então recomendamos que corte um dente de alho pela metade e tome acompanhado de um copo de água, como se fosse um comprimido. De qualquer forma, convidamos você a descobrir de que outras formas pode consumi-lo consultando o artigo Como comer alho cru.

Suco de gengibre, cebola e cúrcuma

De seguida, mostramos-lhe uma excelente bebida para limpar os pulmões naturalmente. Nela, estão incluídos três dos melhores alimentos (gengibre, cebola e cúrcuma) para beneficiar o sistema respiratório, por isso não é de se estranhar que seja considerado o melhor remédio caseiro para deixar os pulmões e os brônquios limpos.

  • Gengibre: elimina o catarro, abre os brônquios, trata a tosse e é antibacteriano, anti-inflamatório e antisséptico, ideal para limpar os pulmões do cigarro.
  • Cebola: abre os brônquios, desinflama os alvéolos e favorece a eliminação de mucos e substâncias nocivas.
  • Cúrcuma: contém curcumina, que permite diminuir o estresse oxidativo e inflamatório dos pulmões. Além disso, reduz o risco de sofrer infecções pulmonares e previne o mal-estar respiratório.

Receita de suco de gengibre, cebola e cúrcuma

Para se beneficiar das maravilhosas propriedades destes três alimentos, propomos preparar o seguinte suco natural.

Ingredientes:

  • 50 g de raiz fresca de gengibre
  • 1 colher de sopa de cúrcuma
  • 1 cebola
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1/2 litro de água

Preparação: ferva a água e quando tiver atingido o ponto de ebulição, adicione a cebola descascada e cortada, o gengibre em rodelas e o mel. Deixe cozinhar por uns 40 minutos a fogo médio e ir mexendo para que tudo se integre. Quando a mistura estiver um pouco espessa, apague o fogo e tampe a panela. Deixe repousar durante 60 minutos e, após esse tempo, coe a preparação. Verta o suco obtido em um frasco de vidro escuro e tome 2 colheres de sopa de manhã e outras 2 de tarde.

Remédios caseiros para limpar os pulmões - Suco de gengibre, cebola e cúrcuma

Chás para limpar os pulmões

Por último, também pode recorrer a alguns chás para limpar os pulmões. Eles são elaborados com plantas medicinais que são excelentes para melhorar a saúde respiratória e conseguir uma boa depuração de toxinas do organismo. As melhores opções são:

  • Chá de tomilho: contém timol, um ingrediente que limpa os pulmões e favorece o relaxamento dos brônquios.
  • Chá verde: é um ótimo desintoxicante e depurador que, além de tudo, protege os pulmões da ação nociva dos radicais livres.
  • Chá de anis e alcaçuz: ideal para reduzir o catarro, aliviar a tosse, tratar a asma e desinflamar as vias respiratórias.
  • Chá de alecrim: relaxa os tecidos irritados pela tosse, ajuda a expulsar o catarro e a melhorar a saúde do sistema respiratório.

Descubra outras alternativas no artigo Quais são as melhores infusões para os pulmões.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para limpar os pulmões, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para limpar os pulmões

O que lhe pareceu o artigo?

Remédios caseiros para limpar os pulmões
1 de 4
Remédios caseiros para limpar os pulmões

Voltar ao topo da página