Partilhar

Como tratar a bronquite com remédios naturais

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar a bronquite com remédios naturais
Imagem: remediosparalatos.net

A bronquite aparece quando nossos brônquios se inflamam por culpa de uma infecção; esta doença deve ser cuidada para prevenir maiores complicações que coloquem nossa saúde em risco. Este problema pode ser tratado com alguns remédios caseiros que melhoram os sintomas e favorecem a recuperação, por isso se quiser saber como tratar a bronquite com remédios naturais, em umComo.com.br explicamos para você.

Também lhe pode interessar: Como curar bronquite com remédios caseiros
Passos a seguir:
1

Quando sofremos de bronquite aguda ou crônica é bastante importante tomar algumas medidas para que os sintomas não piorem. Neste aspecto você pode seguir algumas recomendações para prevenir a doença, por isso convidamos você a consultar nosso artigo Como prevenir a bronquite para que descubra as medidas apropriadas que deve tomar.

2

O óleo de sândalo, à venda em lojas de produtos naturais, é uma das melhores e mais simples alternativas para tratar a bronquite com remédios caseiros. Coloque simplesmente água para ferver em uma panela e acrescente entre 6 e 10 gotas de óleo de sândalo; quando tiver fervido apague o fogo e inale o vapor desta mistura durante pelo menos 10 minutos.

Os vapores de sândalo ajudarão você a desinflamar os brônquios e a melhorar os sintomas. Recomenda-se fazer isso pelo menos 3 vezes por dia. Se não conseguir o óleo de sândalo mas encontrar a planta, pode usar igualmente.

Como tratar a bronquite com remédios naturais - Passo 2
3

Este é um remédio caseiro muito popular para tratar os resfriados, a tosse e a bronquite também. Misture em uma xícara de água quente uma colher de sopa de mel e o suco de um limão. Por ser um antibiótico e antisséptico natural muito poderoso, o mel é um excelente remédio natural para tratar a bronquite, que combinado com o limão possui bons efeitos. Tome pelo menos 4 xícaras diárias desta mistura, uma delas antes de dormir.

Como tratar a bronquite com remédios naturais - Passo 3
4

Existem dois alimentos essenciais para os pacientes com bronquite que devem ser acrescentados à dieta para acelerar a recuperação. Trata-se da cebola e do alho, que devido às suas propriedades antibióticas naturais ajudarão a diminuir a infecção de forma rápida e eficiente. Recomenda-se consumir a cebola crua, assim como o alho, mas também pode acrescentar estes ingredientes em pratos como sopas e cozidos.

Como tratar a bronquite com remédios naturais - Passo 4
5

A malva, por suas propriedades anti-inflamatórias e expectorantes, é uma excelente opção para tratar a bronquite com remédios naturais. Você só precisa ferver 50 gramas de folhas de malva em um litro de água, deixando que fiquem pelo menos 20 minutos na água fervendo para soltar suas propriedades.

Tome uma xícara desta mistura três vezes por dia para se recuperar deste problema.

Como tratar a bronquite com remédios naturais - Passo 5
6

A infusão feita com folhas de limão também é uma excelente alternativa para tratar a bronquite com remédios caseiros, devido à sua capacidade desinflamatória e às suas propriedades para aliviar a tosse e relaxar os músculos do tórax. Recomenda-se beber pelo menos 3 xícaras por dia.

Como tratar a bronquite com remédios naturais - Passo 6
7

Outras plantas preparadas em infusão ajudarão a tratar a bronquite com remédios caseiros, elas são:

  • O eucalipto, que também pode aspirar em vapor.
  • A manjerona.
  • A menta ou hortelã.
  • O poejo.
  • O pinho.
Como tratar a bronquite com remédios naturais - Passo 7
8

Outras alternativas bastante recomendadas para tratar a bronquite com remédios naturais é fazer uma massagem com óleos essenciais que favorecem a expectoração e melhoram os sintomas da doença. Neste caso os mais recomendados são:

  • O óleo de eucalipto;
  • O óleo de erva-cidreira;
  • O óleo de jasmim.
9

É importante entender que, se decidir tratar a bronquite com remédios naturais, a recuperação será bem mais lenta do que com os tratamentos da medicina tradicional. Além disso outros aspectos como manter um bom descanso e repouso, beber líquido em abundância e manter uma dieta saudável são importantes para conseguir a melhoria esperada.

Se apesar dos tratamentos naturais você não melhorar em uma semana ou se apresentar os seguintes sintomas, é fundamental visitar um médico:

  • Febre alta de forma repentina ou que se mantém sem baixar por três dias;
  • Fleuma com sangue;
  • Tosse que não pára;
  • Dor no peito;
  • Fleuma muito verde e com cheiro ruim.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a bronquite com remédios naturais, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como tratar a bronquite com remédios naturais

O que lhe pareceu o artigo?

Como tratar a bronquite com remédios naturais
Imagem: remediosparalatos.net
1 de 7
Como tratar a bronquite com remédios naturais

Voltar ao topo da página