Como curar bronquite com remédios caseiros


Tosse é um dos sintomas que afeta a pessoa com bronquite, porém, o problema deve ser diagnosticado por um médico, já que a doença pode se confundir com outras doenças. Mesmo com tratamento medicamentoso, é possível se valer das receitas caseiras. Por isso, o umComo.com.br vai mostrar como curar bronquite com remédios caseiros.
Como identificar a bronquite
A tosse seca é o sintoma mais frequente e inicial da bronquite. Mas ela costuma se tornar produtiva nos dias que seguem uma crise. Assim, com a tosse vem junto uma secreção esverdeada ou amarelada.
Chiado no peito, dificuldade em respirar e faltar o ar são outros sintomas da doença, que pode apresentar ainda febre, inchaço dos pés e pernas e lábios e unhas arroxeados. Esses sinais podem ser confundidos, inicialmente, com uma gripe.
O tratamento medicamentoso é importante dependendo da intensidade das crises de bronquite, quando são ministrados antibióticos e anti-inflamatórios ao paciente, que devem ser prescritos unicamente por um especialista. Repouso e hidratação são outras recomendações.
Porém, a longo prazo, a pessoa que apresentar os sintomas da doença com frequência pode aprender a curar bronquite com remédios caseiros. Além disso, as dicas caseiras podem ser feitas paralelamente ao uso de remédios.
Também é importante saber a causa da bronquite, sendo que pessoas fumantes e idosas costumam apresentar maiores dificuldades de curar a doença. No caso dos fumantes, é preciso parar com o tabagismo.

Remédios caseiros para bronquite
Mesmo quando o indivíduo não estiver apresentando crises de bronquite ele pode tratar a sua doença, bebendo com frequência chás que vão prevenir novos quadros do problema.
Entre as ervas mais eficientes para o tratamento caseiro da bronquite está o gengibre, que funciona como anti-inflamatório e expectorante, desinflamando os brônquios e retirando as secreções. Já a erva-doce é expectorante e também elimina as secreções.
O chá de malva é outro remédio caseiro para curar bronquite porque tem propriedades mucilaginosas, as quais diminuem a irritação da mucosa e, assim, o desconforto causado pela doença. Os alimentos também têm sua importância na hora de evitar as crises.
O melhor são aqueles que produzem menos dióxido de carbono na digestão, pois exigem menos trabalho do pulmão. Entre eles, estão os legumes crus, carnes magras e brancas e frutas pouco maduras. Para beber, prefira os líquidos sem açúcar.
Já os alimentos proibidos, principalmente, nas crises de bronquite são os refrigerantes, café e outras bebidas que tenham cafeína, como o chá preto e verde, chocolates e macarrão. Eles exigem mais dos pulmões, o que pode potencializar os sintomas da doença.
Além disso, uma alimentação saudável vai fortalecer e sistema imunológico e proteger o organismo, inclusive, da bronquite. Outros alimentos favoráveis são os ricos em zinco, em ômega 3 e nas vitaminas A e C.
A água, por sua vez, é fundamental porque permite ao catarro da tosse produtiva ser expelido. Por fim, fazer vapor é outra forma de tratar a bronquite, pois umedece os pulmões e ajuda na eliminação externa do catarro.
Para tanto, pode-se usar vaporizador, inalar o vapor no banho ou esquentar água em uma panela e depois aproximar-se com cuidado para inalar o vapor.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar bronquite com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.