Diverticulite

Tratamento natural para diverticulite

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 2 dezembro 2019
Tratamento natural para diverticulite

A diverticulite é um problema que se caracteriza pela inflamação do intestino, onde aparecem pequenas bolsas salientes. As suas causas ainda são nebulosas para a medicina, mas a questão é que essas saliências inflamatórias prejudicam a evacuação, provocando sintomas como dor no abdômen, inchaço, febre, enjoo e vômito. Quanto aos tratamentos médicos, acontecem principalmente quando há complicações. Desse modo, é preciso investir no tratamento natural para diverticulite e saber como prevenir o problema. Aprenda tudo isso com as dicas do umComo.com.br sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a diverticulite

Índice

  1. Causas e sintomas da diverticulite
  2. Sementes de linhaça
  3. Aloe vera
  4. Infusões para a diverticulite
  5. Suco de cenoura
  6. Gérmen de trigo
  7. Dieta para a diverticulite
  8. Como prevenir a diverticulite

Causas e sintomas da diverticulite

Quando na parede interna do intestino grosso se formam pequenas bolsas e quistos (divertículos), sofre-se de uma condição chama-se diverticulose. Agora quando estas bolsas intestinais se inflamam ou infetam ocorre a diverticulite.

Desconhece-se a causa da diverticulite, mas existem certos fatores que podem favorecer o seu desenvolvimento, como é o caso de seguir uma alimentação inadequada durante um tempo prolongado, na qual haja uma carência de fibra e um excesso de alimentos processados e refinados. Além disso, a prisão de ventre contínua e prolongada também pode aumentar as probabilidades de se formarem divertículos no intestino grosso.

Apesar de muitas vezes os pacientes com diverticulite não apresentarem sintomas, quando estes aparecem, a diverticulite por incluir sintomas como:

  • Dores e inchaço na zona baixa do abdômen.
  • Gases.
  • Náuseas e vômitos.
  • Perda de apetite.
  • Febre e calafrios.
  • Presença de sangue nas fezes.

Perante um quadro destas caraterísticas, é importante consultar o médico e seguir as suas indicações quanto ao tratamento recomendado.

Tratamento natural para diverticulite - Causas e sintomas da diverticulite

Sementes de linhaça

Um dos remédios caseiros para a diverticulite mais eficazes é a linhaça ou sementes de linho. Estas contêm elevadas quantidades de fibra e, por isso são perfeitas para prevenir a prisão de ventre, melhorar o processo da digestão e regenerar a flora intestinal.

O mais recomendável é misturar 1 colher de chá de sementes de linhaça com 1 xícara de água mineral e deixar macerar esta preparação durante 8 horas ou uma noite inteira. No dia seguinte, o remédio estará pronto para tomar. Ingira 1 colher de chá 30 minutos antes do café da manhã e outra cerca de 30 antes de ir dormir.

Tratamento natural para diverticulite - Sementes de linhaça

Aloe vera

O aloe vera é uma planta que pode ser de grande ajuda para tratar a diverticulite e diverticulose devido às suas propriedades benéficas para o sistema digestido. Por um lado, tem propriedades laxantes suaves que previnem a prisão de ventre e, por outro, é anti-inflamatório, analgésico e ajuda a que os nutrientes dos alimentos que se consomem se assimilem de forma correta.

Tome cerca de 3 colheres de sopa de suco de aloe vera por dia, distribuindo-as da seguinte forma: a primeira antes do café da manhã, a segunda antes do almoço e a terceira antes de jantar.

É importante que antes de tomar este suco se certifique de que não será contraproducente para a sua saúde, pois não é indicado para mulheres grávidas ou em período de amamentação, pacientes com intestino irritável, colite ou doença de Crohn, pacientes que se estão tratando com corticoides e pacientes com doenças do fígado ou vesiculares.

Infusões para a diverticulite

Existem algumas infusões feitas com plantas medicinais que são excelentes tratamentos naturais para a diverticulite, graças às suas propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias, analgésicas, digestivas e carminativas. De seguida, explicamos-lhe quais são as que podem oferecer melhores resultados:

  • Camomila: é anti-inflamatória e antiespasmódica, pelo que ajuda a reduzir o inchaço abdominal e as dores. Além disso, atua contra os microrganismos que podem existir nos divertículos, graças aos seus efeitos bactericidas.
  • Hortelã: é útil para reduzir a inflamação abdominal e combater os incômodos, os gases e as náuseas.
  • Valeriana: a sua ação anti-inflamatória e calmante é de grande ajuda para reduzir os sintomas.
  • Malvavisco: protege a mucosa intestinal ao conter mucilagem, ajuda a diminuir a inflamação e a prevenir novos episódios desta doença.
  • Aquiléia: é adstringente, antiespasmódica e bactericida, pelo que também é benéfica para tratar esta condição.

Tome 1 ou 2 xícaras por dia de alguma das infusões referidas e verá como pouco a pouco os sintomas irão diminuindo e se sente muito melhor.

Tratamento natural para diverticulite - Infusões para a diverticulite

Suco de cenoura

A cenoura é um alimento muito rico em vitaminas que podem ajudar a reparar as paredes internas do intestino danificadas por diverticulose ou diverticulite. Além disso, contém fibra e pode ser reconfortante no caso de prisão de ventre.

Neste caso, recomendamos como tratamento natural para a diverticulite que tome 1 copo de suco de cenoura por dia. Pode ver a receita completa consultando o artigo como fazer suco de cenoura.

Gérmen de trigo

Outra receita caseira para tratar diverticulite é com gérmen de trigo, sendo que as suas vantagens estão no fato de ser um alimento rico em fibras, que ajudam o intestino a funcionar melhor, além de ter efeito fortificante e estimulante. Esses atributos permitem ao gérmen de trigo abrandar as mucosas inflamadas do intestino. Embora esse alimento possa ser ingerido de várias formas, inclusive, em receitas de bolos e pães, para o tratamento é mais eficiente se uma colher de sopa for diluída em água e bebida. Pode-se ainda polvilhar o alimento sobre iogurtes, sucos e frutas.

Dieta para a diverticulite

Além dos tratamentos naturais anteriores, é importante ter em conta a dieta para a diverticulite que se deve seguir a todo o momento, uma vez que esta é fundamental para se recuperar e voltar a desfrutar de uma boa saúde gastrointestinal.

Entre os alimentos bons para a diverticulite encontram-se a papaia, maçã (sem casca), pera (sem casca), banana, cenoura, cereais integrais, frango, peru, peixe, batata, azeite de oliva, sopas e caldos caseiros leves e leites vegetais.

Em contrapartida, entre os alimentos proibidos para a diverticulite encontram-se os vegetais crucíferos (brócolis, couve ou couve-flor), lácteos integrais, alimentos ricos em gordura, frutas cítricas, milho, legumes, doces e alimentos ricos em açúcares, framboesas, morangos, molhos, bebidas alcoólicas ou bebidas com cafeína.

Pode obter mais informação no artigo o que comer com diverticulite.

Tratamento natural para diverticulite - Dieta para a diverticulite

Como prevenir a diverticulite

A melhor maneira de evitar a diverticulite é prevenindo-a e isso pode ser feito por meio de uma série de hábitos saudáveis, ainda mais se a pessoa tiver propensão a desenvolver o problema, sendo maiores as chances se existir histórico familiar. Desse modo, é necessário beber água todos os dias, ao menos dois litros.

Outra recomendação é fazer exercícios regulares, sendo que mesmo as caminhadas são muito saudáveis, pois ajudam o organismo a funcionar de maneira plena, como um todo, inclusive, as funções do intestino. No entanto, a alimentação é o fator mais importante, desse modo, ela deve ser rica em fibras e isso significa comer vegetais todos os dias e grãos integrais. É preciso ainda mastigar bem os alimentos.

Outros hábitos que ajudam a prevenir a diverticulite é não usar laxantes, só em último caso e com orientação médica, mesmo assim, sem exagero, senão, ele pode fazer o efeito contrário. É proibido ainda não ir ao banheiro quando se tem vontade, ficar segurando é um péssimo costume. Além disso, quem possui o problema deve evitar consumir as frutas com semente.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tratamento natural para diverticulite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Tratamento natural para diverticulite