Partilhar
Partilhar em:

Como curar as aftas na língua

Passo a passo
Dificuldade: Baixa
Avaliação: 4,6 (3095 votos)
51 comentários
201 vezes partilhado
 
Como curar as aftas na língua
Fonte: dentistacampogrande.com.br

Todos nós já tivemos alguma vez uma afta na língua e sabemos como é incômodo, sobretudo ao comer. As aftas na língua são pequenas úlceras causadas por muitos e diversos fatores, como por exemplo as comidas quentes, as mordidelas acidentais, as infeções virais ou as alergias. A maioria das aftas curam-se sozinhas em poucas semanas. No entanto, quando isto acontece, a dor pode ser muito desconfortável. Por isso, neste artigo de umComo.com.br explicamos-lhe alguns truques e dicas para saber com curar as aftas na língua e para reduzir a dor.

Também lhe pode interessar: Como curar as aftas na boca
Necessitará:
Instruções:
1

O tratamento para as aftas na língua consiste em aliviar a dor até que as aftas se curem de forma espontânea. Podemos limpá-las com um algodão embebido num anestésico como a lidocaína viscosa, que também serve como colutório (gargarejo). Durante alguns minutos este anestésico alivia a dor e o desconforto ao comer, embora possa diminuir o paladar. Para aliviar a dor também pode aplicar uma camada de carboximetilcelulose (proteção dental). Se o paciente tiver várias aftas, o médico, ou dentista, pode prescrever um colutório de tetraciclina. As pessoas com recidivas de aftas graves podem utilizar este colutório enquanto aparecerem estas novas aftas. Em alguns casos, o médico ou o dentista, prescreve uma pomada de corticosteróides para aplicar diretamente sobre as aftas graves e para os casos agudos, pode ser prescrito um colutório bucal de dexametasona ou uns comprimidos de prednisona.

2

Um medicamento rápido e eficaz que pode comprar na farmácia é o Oralsone Aerosol ou o Albocresil. Molhe um pouco de um cotonete e apoie sobre a afta, arde um pouquinho mas depois não dói mais. O seu farmacêutico pode aconselhá-lo melhor sobre o método de utilização e se existem outros produtos igualmente bons como estes.

Fonte: taringa.net
3

Um remédio natural para curar as aftas na língua são as sementes de cipreste. Compre um pouco e ferva 10 sementes num jarro de barro, sem o lavar com sabão, apenas com água, gargareje duas ou três vezes ao dia, verá como a afta na língua cicatriza mais depressa.

Fonte: produto.mercadolivre.com.br
4

Um remédio caseiro que pode fazer para curar as aftas na língua é fazendo uma pasta misturando bicarbonato de sódio com água. Aplique com pequenos toques sobre as aftas usando um cotonete. Deixe pelo menos por cinco minutos.

Fonte: remediosya.com
5

Outro remédio caseiro para eliminar ou aliviar as aftas é fazer uma solução com um litro de água e 3 colheres de sopa de sal, deve aquecer esta mistura um pouco para que o sal se dissolva completamente. Depois, retire a água do lume e coloque numa garrafa, pouco a pouco vá bebendo a água e fazendo gargarejos em toda a boca. Bocheche a água com sal com intensidade por toda a boca, passado um minuto cuspa a água. Pode repetir este processo 3 ou 4 vezes ao dia.

6

O cravo-da-índia também pode ser um excelente aliado para aliviar as aftas na língua. Para o utilizar, basta mascá-lo. Este ingrediente possui propriedades analgésicas e antissépticas que ajudam a aliviar a afta eficazmente.

Fonte: cosmo-rama.blogspot.pt
7

Se gostou deste artigo, com certeza que os seguintes temas também serão do seu interesse, por isso não hesite em entrar neles:

8

Este artigo é meramente informativo, no umComo.com.br não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como curar as aftas na língua, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças no nariz e boca.

Relacionados
Comentários (51)

Escrever comentário sobre Como curar as aftas na língua

Muito útil
51 comentários
marcio
Sua avaliação:
melhor remedio e o ALBOCRESIL
Caio
Há 3 dias atrás apareceu uma afta na lingua e dois dias depois apareceu mais duas o que eu faço?preciso ir ao médico
Tiago
Tenho uma afita na ponta da língua q ja não dói, porem não diminui e também tem uma aparencia sólida esbranquiçada. Ja tem mais de 20 dias e não diminui. O q eu faço
Marcus
Vá imediatamente ao médico, pode se tratar de câncer de boca.
Danielly
Há 2 dias apareceu uma afta na ponta da minha língua, ontem passei o bicabornato e hoje amanheceu melhor, porém hoje a noite ele piorou muito, está doendo e coçando ao mesmo tempo, e além disso apareceram mais 2, uma em cada lado da boca! Será que preciso procurar um médico??. Obrigada!
Kleiton Santana
Pessoal pra acabar com afta é so comprar um remédio que se chama ALBOCRESIL liquido custa em media um 20 reais. Basta pegar um cotonete mergulhar no liquido e aplicar somente sobre a afta. 1 hora depois ja sente o alivio e no outro dia ja não sente mais nada. Muito bom mesmo.
Mariana
Olá!! Sara tudo bem?? Apareceu um ponto branco em formato de uma espinha na lateral da mina lingua.. Nunca tive afta na lingua só nas paredes bocais!! Agradeço
Ziko Alves de oliveira
Bem no meu caso o que causou a minha afta foi coisas salgadas por mais incrível e louco que possa ser. sabem coisas salgadas tipo salgadinhos. o incrível é que eu descobri uma coisa a Beterraba Bem cozinhada e bem preparada pelo que eu senti ela remove a dor da afta também. bom pelo menos a minha foi removida assim né não sei como mas foi (Minha afta foi na língua)
Mayara
Pessoal eu não aguentava mais e tbm arranquei as aftas com uma pinça quase nao doi o alivio é imediato funcionou a dica do Thiago.
Nelio Brandão
Tenho uma afta na ponta da língua, não posso nem come e bebe qualquer coisa que me doi muito, que devo tomar para curá está afta.
CLEIDE
NAO SEI MAIS O QUE FAZER PARA CURA AS AFTAS QUE APARECEM TDAS AS SEMANAS SÃO MUITAS AO MESMO TEMPO O QUE FAÇO?

Descubra vídeos interessantes
DIY
Aulas de Zumba
DIETA | Remédios Caseiros
Top 10
Como curar as aftas na língua
Fonte: dentistacampogrande.com.br
Fonte: taringa.net
Fonte: produto.mercadolivre.com.br
Fonte: remediosya.com
Fonte: cosmo-rama.blogspot.pt
1 de 6
Como curar as aftas na língua