Como curar as aftas na língua

Todos nós já tivemos alguma vez uma afta na língua e sabemos como é incômodo, sobretudo ao comer. As aftas na língua são pequenas úlceras causadas por muitos e diversos fatores, como por exemplo as comidas quentes, as mordidelas acidentais, as infeções virais ou as alergias. A maioria das aftas curam-se sozinhas em poucas semanas. No entanto, quando isto acontece, a dor pode ser muito desconfortável. Por isso, neste artigo de umComo.com.br explicamos-lhe alguns truques e dicas para saber com curar as aftas na língua e para reduzir a dor.

Imagem: dentistacampogrande.com.br

Também lhe pode interessar: Como curar as aftas na boca
Whatsapp 4 Twitter 5 Google +
Instruções
  1. O tratamento para as aftas na língua consiste em aliviar a dor até que as aftas se curem de forma espontânea. Podemos limpá-las com um algodão embebido num anestésico como a lidocaína viscosa, que também serve como colutório (gargarejo). Durante alguns minutos este anestésico alivia a dor e o desconforto ao comer, embora possa diminuir o paladar. Para aliviar a dor também pode aplicar uma camada de carboximetilcelulose (proteção dental). Se o paciente tiver várias aftas, o médico, ou dentista, pode prescrever um colutório de tetraciclina. As pessoas com recidivas de aftas graves podem utilizar este colutório enquanto aparecerem estas novas aftas. Em alguns casos, o médico ou o dentista, prescreve uma pomada de corticosteróides para aplicar diretamente sobre as aftas graves e para os casos agudos, pode ser prescrito um colutório bucal de dexametasona ou uns comprimidos de prednisona.

  2. Um medicamento rápido e eficaz que pode comprar na farmácia é o Oralsone Aerosol ou o Albocresil. Molhe um pouco de um cotonete e apoie sobre a afta, arde um pouquinho mas depois não dói mais. O seu farmacêutico pode aconselhá-lo melhor sobre o método de utilização e se existem outros produtos igualmente bons como estes.

    Imagem: taringa.net

  3. Um remédio natural para curar as aftas na língua são as sementes de cipreste. Compre um pouco e ferva 10 sementes num jarro de barro, sem o lavar com sabão, apenas com água, gargareje duas ou três vezes ao dia, verá como a afta na língua cicatriza mais depressa.

    Imagem: produto.mercadolivre.com.br

  4. Um remédio caseiro que pode fazer para curar as aftas na língua é fazendo uma pasta misturando bicarbonato de sódio com água. Aplique com pequenos toques sobre as aftas usando um cotonete. Deixe pelo menos por cinco minutos.

    Imagem: remediosya.com

  5. Outro remédio caseiro para eliminar ou aliviar as aftas é fazer uma solução com um litro de água e 3 colheres de sopa de sal, deve aquecer esta mistura um pouco para que o sal se dissolva completamente. Depois, retire a água do lume e coloque numa garrafa, pouco a pouco vá bebendo a água e fazendo gargarejos em toda a boca. Bocheche a água com sal com intensidade por toda a boca, passado um minuto cuspa a água. Pode repetir este processo 3 ou 4 vezes ao dia.

  6. O cravo-da-índia também pode ser um excelente aliado para aliviar as aftas na língua. Para o utilizar, basta mascá-lo. Este ingrediente possui propriedades analgésicas e antissépticas que ajudam a aliviar a afta eficazmente.

    Imagem: cosmo-rama.blogspot.pt

  7. Se gostou deste artigo, com certeza que os seguintes temas também serão do seu interesse, por isso não hesite em entrar neles:

  8. Este artigo é meramente informativo, em umComo.com.br não temos a capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

    Se deseja ler mais artigos parecidos a como curar as aftas na língua, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças no nariz e boca.

Necessita
  • 1 Litro de água
  • Sal
  • Um recipiente
  • Bicarbonato de sódio
  • Sementes de cipreste

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como curar as aftas na língua:


50 comentários


16-04-2016 Caio disse:
Há 3 dias atrás apareceu uma afta na lingua e dois dias depois apareceu mais duas o que eu faço?preciso ir ao médico
19-03-2016 Tiago disse:
Tenho uma afita na ponta da língua q ja não dói, porem não diminui e também tem uma aparencia sólida esbranquiçada. Ja tem mais de 20 dias e não diminui. O q eu faço
09-04-2016 Marcus disse:
Vá imediatamente ao médico, pode se tratar de câncer de boca.
24-02-2016 Danielly disse:
Há 2 dias apareceu uma afta na ponta da minha língua, ontem passei o bicabornato e hoje amanheceu melhor, porém hoje a noite ele piorou muito, está doendo e coçando ao mesmo tempo, e além disso apareceram mais 2, uma em cada lado da boca! Será que preciso procurar um médico??. Obrigada!
20-02-2016 Kleiton Santana disse:
Pessoal pra acabar com afta é so comprar um remédio que se chama ALBOCRESIL liquido custa em media um 20 reais. Basta pegar um cotonete mergulhar no liquido e aplicar somente sobre a afta. 1 hora depois ja sente o alivio e no outro dia ja não sente mais nada. Muito bom mesmo.
20-02-2016 Mariana disse:
Olá!! Sara tudo bem?? Apareceu um ponto branco em formato de uma espinha na lateral da mina lingua.. Nunca tive afta na lingua só nas paredes bocais!! Agradeço
12-02-2016 Ziko Alves de oliveira disse:
Bem no meu caso o que causou a minha afta foi coisas salgadas por mais incrível e louco que possa ser. sabem coisas salgadas tipo salgadinhos. o incrível é que eu descobri uma coisa a Beterraba Bem cozinhada e bem preparada pelo que eu senti ela remove a dor da afta também. bom pelo menos a minha foi removida assim né não sei como mas foi (Minha afta foi na língua)
05-11-2015 Mayara disse:
Pessoal eu não aguentava mais e tbm arranquei as aftas com uma pinça quase nao doi o alivio é imediato funcionou a dica do Thiago.
03-11-2015 Nelio Brandão disse:
Tenho uma afta na ponta da língua, não posso nem come e bebe qualquer coisa que me doi muito, que devo tomar para curá está afta.
06-10-2015 CLEIDE disse:
NAO SEI MAIS O QUE FAZER PARA CURA AS AFTAS QUE APARECEM TDAS AS SEMANAS SÃO MUITAS AO MESMO TEMPO O QUE FAÇO?
21-08-2015 Thiago disse:
Pessoal, pode parecer radical, mas eu acabo com aftas na lingua de uma forma rápida. Comecem a observar que a afta na lingua (somente na lingua) ela tem uma espinha (como se fosse) ela é o ponto dolorido. Sabe o que eu faço? retiro manualmente o pontinho. Como ja é dolorido, nao causa dores e quando voce tira pode sangrar um pouquinho, mas instantaneamente aquele incomodo passa
20-02-2016 Mariana disse:
Comecou aparecer na lateral direita na minhas língua ..lá trás..e bem q vc falou é como se fosse uma espinha...
13-07-2015 nicoly disse:
vc pega um cotonete e acetona molha o cotonete na acetona e coloca na afta,todas as veses q estiver doendo.ela vai adormecer sua lingua q vai chegar no ponto de vc nao sentir mais nada #ficaadica
07-07-2015 João Cassoma disse:
Gostei da abordagem. Pude perceber algúns paradóxos...
07-07-2015 Sara Viega disse:
Oi João, que bom que foi do seu agrado! Obrigada pelo seu comentário e continue seguindo o nosso site :)
12-06-2015 dionisio gomiero disse:
Os métodos que uso são os mais eficientes e rápidos: colocar um pouco de bicarbonado de sódio sobre a afta, aguardar um minuto e enxaguar. O outro é mais eficiente pois além de tirar a dor cicatriza rapidamente, ou seja, com um algodão embebido em água oxigenada, passar sobre a afta. Se fizer isso à noite, na manhã seguinte praticamente não estará sentido quase nada.
12-06-2015 Sara Viega disse:
Oi Dionisio, muito obrigada pelo seu comentário! Continue nos acompanhando :)
08-06-2015 roberto loycee disse:
tenho pequenas dores bem na minha ligua.ta uma merda pra comer. doi muito e os meus lambios tambem doi. oque e
09-06-2015 Sara Viega disse:
Oi Roberto, você já experimentou algum dos métodos que indicamos acima?
16-05-2015 jessica disse:
estou com um carocinho bem na ponta da língua eh muito incomodo isso eh afta?
13-05-2015 rodrigo disse:
gostei das dicas
15-05-2015 Sara Viega disse:
Oi Rodrigo, que bom saber! Muito obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
19-04-2015 poliana de Fátima Dutra disse:
Estou com afta na língua e está doendo demais e estou extressada pq não aguento sentir dor. por favor gente me ajudem.
10-04-2015 Jane disse:
Boa noite! nesse momento eu estou chorando de tanta dor na língua toda, devido às aftas(pontinhos brancos). Não suporto mais a dor. Vou tentar o bicarbonato.
10-04-2015 Sara Viega disse:
Oi Jane, espero que tenha dado certo!
06-04-2015 Erondina disse:
Sara eu tou com aftas a pouco tempo mas nao consigo comer nada, tou usando Nistantina para combater mas nao esta dando efeito o que eu faço? Sera que posso tomar leite?
07-04-2015 Sara Viega disse:
Oi Erondina, o leite não está dentro da lista de alimentos que causam aftas, por isso pode tomar. Aproveite e confira alguns remédios naturais para curar as aftas aqui: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-curar-aftas-naturalmente-16331.html
20-03-2015 marcio r de mira disse:
Ótimo muito bom!
24-03-2015 Sara Viega disse:
Oi Marcio, muito obrigada valeu :)
13-03-2015 adriana torres disse:
oi! eu fico muito preocupada meu marido sofre muito com aftas na lingua e boca me preocupo pois geralmente aparece de 15 em 15 dias e cada vez pior o devo fazer pois demora muito para ele ficar bom as vezes leva ate duas semanas ou mais
17-03-2015 Sara Viega disse:
Oi Adiana, se as aftas na língua e boca aparecem com alguma frequência seria bom verificar essa situação junto de um médico. Existem alguns alimentos que causam aftas (http://saude.umcomo.com.br/articulo/quais-os-alimentos-que-causam-aftas-15757.html ) mas também existem outras causas ( http://saude.umcomo.com.br/articulo/quais-as-causas-das-aftas-15764.html )
16-10-2015 Paula disse:
Um ótimo remédio para afta é tomar 2 colher de sopa de óleo de soja, por uns 15 dias, em poucos dias melhora. Fica a fica
16-10-2015 Sara Viega disse:
Oi Paula, obrigada por partilhar conosco a dica!
17-02-2015 Dione barros disse:
Boa tarde, Gente usei a opção 6 cravo-da-índia e não fui feliz, pois no mesmo dia perdi a sensibilidade de parte da língua e não consigo sentir o paladar de alimentos doces. Isso faz 2 dias. A afta está praticamente curada mas a sensibilidade da língua nao. Poderiam me ajudar com essa informação de como recuperar? Alguém já passou por isso? Qual médico eh indicado para o assunto. Já estou ficando preocupada. Informo que não devem usar o cravo-da-índia para não correr o risco de passar pelo o que estou vivenciando, a sensação eh horrível. Se alguém puder me ajudar agradeço.
15-01-2015 Bruno disse:
Normalmente queimo minhas aftas no lábio com formou, molho cotonete nele e pressiono de leve sobre a afta. Resolve na hora. Mas afta na língua tenho receio de fazer, mas estou com um que está doendo tanto que estou pensando em fazer...
16-01-2015 Sara Viega disse:
Olá Bruno, nós não aconselhamos você a usar formol nas aftas na língua. O melhor é seguir as nossas dicas acima. Obrigada pelo comentário e continue seguindo as nossas novidades :)
19-08-2014 fernanda disse:
o que é bom para afita na língua?ja tentei de tudo,não aguento mais,sera que baixa resistencia?fiz varios exame de rotin ,deram tudo ótimo
14-08-2014 Mariluci Spanhol disse:
Olá.. Eu tenho uma ardência na língua que é terrível.. Já me disseram que é da menopausa. Mas não encontro informação nenhuma sobre isso.. Podes me ajudar???
19-12-2015 marli marques disse:
dionisio gomiero muito obrigado vc nao sabe como estou feliz foi rapido a sua dica,me ajudou muito estava ate com dor de cabeça de tanto encomodo que a afta estava me causando. ou otima.
22-12-2015 Sara Viega disse:
Oi Marli, que bom saber que as dicas foram úteis! Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
04-08-2014 Fernando disse:
a coisa mais fácil é colocar a afta numa parede pintada a cal... sai logo...
23-07-2014 Adriana disse:
Oi ..Eu gostaria de saber se afta é uma doença que pode ser passada pelo beijo.Desde ja agradeço.
25-07-2014 Sara Viega disse:
Olá Adriana, a afta não é contagiosa não se preocupe. Obrigada pelo comentário e volte sempre :)
17-10-2014 maykon disse:
Claro que pode, eu sou testemunha, minha mulher estava com afta e me passou!!!!!!!
24-05-2014 André disse:
Sara eu uso aparelho e tenho muitas aftas usei uma pomadinha que resolveu bem meu problema ela dá uma anestesiada bem na hora que passa, o nome é triclostat, achei nesse site: http://www.*********.com/
22-05-2014 gessica disse:
Vou fazer aquela d um litro e tres colheres de sal pra ver se é bom msmo ain him n sara n consigo comer nda so doi
23-05-2014 Sara Viega disse:
Olá Gessica, espero que resulte para você!
07-04-2014 Sara disse:
Olá Ricardo, muito obrigada pelo seu comentário!
03-04-2014 Ricardo Alemao disse:
Apenas tenho a dizer que o fato de aquecer a agua nao ajuda a dissolver o sal pois trata-se do que em termos quimicos se designa por solução atermica, posto isto , considero o artigo muito util Obrigado
18-03-2014 Sara disse:
Olá Braia, muito obrigada pelo seu comentário :)
16-03-2014 BRAIA disse:
MUITO BOM AJUDO BASTANTE
13-03-2014 Fred disse:
Flavio Nunes - Fumar tende a relaxar as pessoas, talvez você tenha ficado mais ansioso/irritadiço quando parou de fumar... Tende fazer coisas que te deixem calmo que talvez você consiga diminuir as aftas...
07-03-2014 Sara disse:
Waldir obrigada pelo seu comentário, confira as nossas dicas para tratar as frieiras: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-tratar-as-frieiras-1052.html.
07-03-2014 rogerio disse:
frieiras entre os acenda uma vela de parafina e deixe pingar em cima ee ótimo
04-03-2014 waldir disse:
gostaria de saber como curar as frieiras .aquelas que existem, entre os dedos dos pes ..por favor me ajudem por favor .....obrigado
26-11-2015 Sue disse:
O melhor remedio caseiro para frieiras 1 - poem em uma bacia 1 copo de Vinagre 2 colheres de Bicarbonato de Sodio em 2 litro de agua...deixe o pe por 10 minutos. Faca duas vez por semana.
27-11-2015 Sara Viega disse:
Oi Sue, muito obrigada pela dica valeu :)
19-12-2013 Esther disse:
O título fala "Como CURAR as aftas". Aí vem a matéria e diz que não tem cura, apenas alívio da dor. "O tratamento para as aftas na língua consiste em aliviar a dor até que as aftas se curem de forma espontânea" Estamos mesmo no país da enganação.
29-11-2013 Helena de OLIVEIRA disse:
é horrível ter afta na ligua. tomara que funcione.
14-11-2013 Flavio Nunes disse:
Pessoal do saúde, quando pequeno tinha aftas o tempo todo, pequenas grandes, na língua etc. Com uns 23 anos fiz a tremenda bobagem de começar a fumar e nunca mais tive aftas. Agora estou com 46 anos e graças a Deus fazem 4 anos que parei de fumar, mas adivinha.... é isso mesmo as aftas voltaram ferozes. Tem alguma explicação pra isso? Obrigado.
13-11-2013 Heloise disse:
Eu to com uma áfrica na língua, bem lá no fundo direito aff dói demais quando eu vou engolir
21-10-2013 joice disse:
eu tenho 10 anos to com uma afrita na boca faz dia e eu não sei o que é anestésico vocês poderiam me explicar oque é isso se não for incomodo ? beijos joice
11-10-2013 luismael disse:
Burrifei Riforcina spray, melhorou rapidinho mais o gosto eh horrivel e não vende sem receita pois apesar de ser um cicatrizante leve contem o antibiotico da penicilina!
07-10-2013 genelson disse:
o metodo caseiro i rapdo
01-08-2013 Faus disse:
5h da matina acordada por causa da dor causada por aftas! :(
14-07-2013 thalita disse:
e e ruim te afta na boca na lingua
12-10-2015 antonio disse:
m.ruim no momento mastiguei um cravo,posso ti falar que alivio
03-07-2013 jales disse:
Um simples anônimo, obrigado... e línguas que apresentam aspecto liso na ponta? qual o tratamento adequado?
03-07-2013 Um simples Anonimo disse:
Jales, Aftas não são transmissíveis, não importa a região em que estão.
28-06-2013 Usuário anônimo disse:
NAO RESOLVEU AINDA DOI MUITO
25-06-2013 jales disse:
as aftas na língua são transmissíveis?