Como curar as aftas na língua


Como curar as aftas na língua

Todos nós já tivemos alguma vez uma afta na língua e sabemos como é incômodo, sobretudo ao comer. As aftas na língua são pequenas úlceras causadas por muitos e diversos fatores, como por exemplo as comidas quentes, as mordidelas acidentais, as infeções virais ou as alergias. A maioria das aftas curam-se sozinhas em poucas semanas. No entanto, quando isto acontece, a dor pode ser muito desconfortável. Neste artigo de umComo.com.br explicamos-lhe alguns truques e conselhos para curar definitivamente as aftas na língua e para reduzir a dor.

Imagem: dentistacampogrande.com.br

Instruções
  1. Passo 1 de 6 - <p>O tratamento para as aftas na l&iacute;ngua consiste em aliviar a dor at&eacute; que as aftas se curem de forma espont&acirc;nea. Podemos limp&aacute;-las com um algod&atilde;o embebido num anest&eacute;sico como a lidoca&iacute;na viscosa, que tamb&eacute;m serve como colut&oacute;rio (gargarejo). Durante alguns minutos <strong>este anest&eacute;sico alivia a dor</strong> e o desconforto ao comer, embora possa diminuir o paladar. Para aliviar a dor tamb&eacute;m pode aplicar uma camada de carboximetilcelulose (prote&ccedil;&atilde;o dental). Se o paciente tem v&aacute;rias aftas, o m&eacute;dico, ou dentista, pode prescrever um colut&oacute;rio de tetraciclina. As pessoas com recidivas de aftas graves podem utilizar este colut&oacute;rio enquanto aparecerem estas novas aftas. Em alguns casos, o m&eacute;dico ou o dentista, prescreve uma <strong>pomada de corticoster&oacute;ides</strong> para aplicar diretamente sobre as aftas graves e para os casos agudos, pode ser prescrito um culut&oacute;rio bucal de dexametasona ou uns comprimidos de prednisona.</p>

    O tratamento para as aftas na língua consiste em aliviar a dor até que as aftas se curem de forma espontânea. Podemos limpá-las com um algodão embebido num anestésico como a lidocaína viscosa, que também serve como colutório (gargarejo). Durante alguns minutos este anestésico alivia a dor e o desconforto ao comer, embora possa diminuir o paladar. Para aliviar a dor também pode aplicar uma camada de carboximetilcelulose (proteção dental). Se o paciente tem várias aftas, o médico, ou dentista, pode prescrever um colutório de tetraciclina. As pessoas com recidivas de aftas graves podem utilizar este colutório enquanto aparecerem estas novas aftas. Em alguns casos, o médico ou o dentista, prescreve uma pomada de corticosteróides para aplicar diretamente sobre as aftas graves e para os casos agudos, pode ser prescrito um culutório bucal de dexametasona ou uns comprimidos de prednisona.

  2. Passo 2 de 6 - <p>Um medicamento r&aacute;pido e eficaz, compre na farm&aacute;cia Oralsone Aerosol, outro pode ser Albocresil, molhe um pouco um cotonete e apoie <strong>sobre a afta</strong>, arde um pouquinho mas depois n&atilde;o d&oacute;i mais. O seu farmac&ecirc;utico pode aconselh&aacute;-lo melhor sobre o m&eacute;todo de utiliza&ccedil;&atilde;o e se existem outros produtos igualmente bons como estes.</p>

    Um medicamento rápido e eficaz, compre na farmácia Oralsone Aerosol, outro pode ser Albocresil, molhe um pouco um cotonete e apoie sobre a afta, arde um pouquinho mas depois não dói mais. O seu farmacêutico pode aconselhá-lo melhor sobre o método de utilização e se existem outros produtos igualmente bons como estes.

  3. Um remédio natural para curar as aftas na língua são as sementes de cipreste, compre um pouco e ferva 10 sementes num jarro de barro, sem o lavar com sabão, apenas com água, gargareje duas ou três vezes ao dia, verá como a afta na língua cicatriza mais depressa.

  4. Faça uma pasta misturando bicarbonato de sódio com água. Aplique com pequenos toques sobre as aftas usando um cotonete. Deixe pelo menos por cinco minutos.

  5. Outro remédio caseiro para eliminar ou aliviar as aftas é fazer uma solução com um litro de água e 3 colheres de sopa de sal, deve aquecer esta mistura um pouco para que o sal se dissolva completamente. Depois, retire a água do lume e coloque numa garrafa, pouco a pouco vá bebendo a água e fazendo gargarejos em toda a boca. Bocheche a água com sal com intensidade por toda a boca, passado um minuto cuspa a água. Pode repetir este processo 3 ou 4 vezes ao dia.

  6. Se deseja ler mais artigos parecidos a como curar as aftas na língua, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças no nariz e boca.
Necessita
  • 1 Litro de água
  • Sal
  • Um recipiente
  • Bicarbonato de sódio
  • Sementes de cipreste

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como curar as aftas na língua:


                

30 comentários


19-08-2014 fernanda disse:
o que é bom para afita na língua?ja tentei de tudo,não aguento mais,sera que baixa resistencia?fiz varios exame de rotin ,deram tudo ótimo
14-08-2014 Mariluci Spanhol disse:
Olá.. Eu tenho uma ardência na língua que é terrível.. Já me disseram que é da menopausa. Mas não encontro informação nenhuma sobre isso.. Podes me ajudar???
04-08-2014 Fernando disse:
a coisa mais fácil é colocar a afta numa parede pintada a cal... sai logo...
23-07-2014 Adriana disse:
Oi ..Eu gostaria de saber se afta é uma doença que pode ser passada pelo beijo.Desde ja agradeço.
17-10-2014 maykon disse:
Claro que pode, eu sou testemunha, minha mulher estava com afta e me passou!!!!!!!
25-07-2014 Sara Viega disse:
Olá Adriana, a afta não é contagiosa não se preocupe. Obrigada pelo comentário e volte sempre :)
24-05-2014 André disse:
Sara eu uso aparelho e tenho muitas aftas usei uma pomadinha que resolveu bem meu problema ela dá uma anestesiada bem na hora que passa, o nome é triclostat, achei nesse site: http://www.*********.com/
22-05-2014 gessica disse:
Vou fazer aquela d um litro e tres colheres de sal pra ver se é bom msmo ain him n sara n consigo comer nda so doi
23-05-2014 Sara Viega disse:
Olá Gessica, espero que resulte para você!
07-04-2014 Sara disse:
Olá Ricardo, muito obrigada pelo seu comentário!
03-04-2014 Ricardo Alemao disse:
Apenas tenho a dizer que o fato de aquecer a agua nao ajuda a dissolver o sal pois trata-se do que em termos quimicos se designa por solução atermica, posto isto , considero o artigo muito util Obrigado
18-03-2014 Sara disse:
Olá Braia, muito obrigada pelo seu comentário :)
16-03-2014 BRAIA disse:
MUITO BOM AJUDO BASTANTE
Vídeos em destaque
Projetos de Halloween Saúde Veterinário Rainbow Loom