PARTILHAR

Como se alimentar para curar a anemia

Como se alimentar para curar a anemia

A anemia é uma das doenças mais comuns dos nossos dias, acontece quando existe uma descida da concentração de hemoglobina no sangue devido a diversos fatores, desde o baixo consumo de ferro ou deficiência na sua absorção, até motivos mais importantes como hemorragias ou determinadas doenças. A mais comum é aquela que ocorre devido à carência de ferro e que se pode tratar através da alimentação, por isso em umComo.com.br damos-lhe algumas sugestões para que saiba como se alimentar para curar a anemia.

Passos a seguir:
1

Os sintomas da anemia podem variar dependendo da idade e da nutrição da pessoa, mas em geral manifestam-se através de:

  • Cansaço e esgotamento;
  • Fraqueza;
  • Dificuldade para respirar ao realizar esforço;
  • Tristeza;
  • Apatia;
  • Taquicardia.

No entanto, vale referir que a anemia pode ser muitas vezes assintomática, pelo que as pessoas que sofrem dela é possível que não se deem conta disso até que realizem uma análise de sangue onde se veja refletido.

Como se alimentar para curar a anemia - Passo 1
2

Perante este quadro é muito importante ir ao médico pois a anemia mais que uma doença propriamente dita é o sintoma de uma determinada condição, quer seja deficiência de ferro ou qualquer outro tipo de patologia maior como por exemplo, problemas renais, defeitos na síntese de certos compostos, entre outras.

Como se alimentar para curar a anemia - Passo 2
3

Se se tratar de uma presença baixa de ferro na dieta deve começar a incorporar certos alimentos na sua dieta. Quanto às proteínas animais as melhores opções são o fígado, a carne vermelha (de preferência magra para evitar calorias extra), os peixes azuis como o salmão ou a truta e os mariscos.

Em alguns casos, além de adaptar a alimentação, pode ser necessários adicionar à dieta suplementos deste nutriente para alcançar os níveis de ferro apropriados. Ainda assim, o fato de adicionar ferro à dieta deverá estar sempre sujeito a prescrição médica.

Como se alimentar para curar a anemia - Passo 3
4

No grupo dos vegetais inclua na sua dieta legumes como o feijão, ervilhas, soja ou lentilhas e vegetais de folha verde como o espinafre, alface, os brócolis ou a acelga. Os cereais integrais também serão uma grande ajuda para melhorar os seus níveis de ferro e curar a anemia.

Como se alimentar para curar a anemia - Passo 4
5

Também deve consumir uma porção diária de frutos secos (um punhado é suficiente) como por exemplo, amêndoas, nozes, pistachos, sementes de girassol ou avelãs. Prefira as versões naturais e sem sal, muitos mais saudáveis. Apesar de serem bons para o coração e para o cérebro não se exceda pois também contêm muita gordura.

Como se alimentar para curar a anemia - Passo 5
6

Para os lanches pode optar pelos figos, passas ou ameixas secas, tâmaras ou azeitonas, todos estes alimentos são ricos em ferro e ideais para melhorar os níveis de hemoglobina e curar a anemia.

Do mesmo modo, também pode optar por consumir cereais, uma vez que se trata de um alimento com um alto conteúdo em ferro, pelo que serão ideais para combater a anemia.

Como se alimentar para curar a anemia - Passo 6
7

Lembre-se que se tem anemia devido a um défice no consumo de ferro deverá incorporar de forma definitiva este elemento na sua alimentação de agora em diante, tendo cuidado com aquilo que come para ter uma dieta mais equilibrada e nutritiva possível.

No caso de se tratar de anemia na gravidez, deverá ter em conta todas as recomendações que o seu médico fizer para assegurar a sua saúde e a do seu bebê, uma vez que a medicação não é recomendada durante o processo de gestação.

Como se alimentar para curar a anemia - Passo 7

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se alimentar para curar a anemia, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • Não comece uma dieta rica em ferro sem a supervisão do seu médico.
  • Se tiver alguns dos sintomas de anemia não duvide em consultar um especialista.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
16 comentários
Alexandre
Gostei desse site,ele me parece ser sério,como não pode deixar de ser! Estou sempre pesquisando alguns sites e encontro alguns que são muito contraditórios.
A sua avaliação:
neli pinheiro
gostaria de saber o que devo comer para combater a anemia perniciosa e aumentaras plaquetas,
Valdete
Mentrou muito fiz exame de sangue e deu anemia o que eu. Tomo p melhorar
vanila cumba
sou anemica e gostaria de saber como curar rapido essa doenca
maria euzelia dos anjos cordeiro
descobri hoje atraves de exame que istou com anemia mutoforte oque devo comer para curar animia
Sérgio Max
Minha menina tem onze anos, e ela tem anemia; como trata-la ?
gabriela
Eu qero saber como curar a anemia
rita de cassia
Não estou bem e sinto todos os sintomas da anemia o que Fasso
nazaret de souza
sou doadora de sangue mais faz 6 meses que não posso doar porque estou com anemia. como fazer para me curar logo?
alessandra fabiana dos santos
couve é bom para alimia
paulo rodrigo cabral
eu perdi mais de 35kg em 6 ou 7 meses sem procurar um nutricionista , mas agora estou sentindo muito mal ,com dor de cabeça, tonturas, fraqueza,cala frios tem hora que o meu caração fica acelerado ,isso pode se sintomas de anemia ou não...
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Paulo, esses são alguns sintomas da anemia: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-saber-se-tenho-anemia-1342.html De qualquer forma, para confirmar o diagnóstico você deve consultar o seu médico. Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! ;)
MÁRCIA FREITAS
BOA NOITE AMIGOS! MUITO BOM O SITE TIREI GRANDE PROVEITO DE TUDO O QUE LI, E GOSTARA SE POSSIVEL DE CONTAR COM A AJUDA DE VOCES. RECENTEMENTE FIZ ALGUNS EXAME E O RESULTADO CONTATOU UM POUCO DE ANEMIA E TAMBEM O ACIDO URICO DEU UM POUCO ALTERADO (5,74 mg\dl) GOSTARIA DE SABER COMO POSSO CONCILIAR UMA ALIMENTAÇÃO PARA ANEMIA E AO MESMO TEMPO OUTRA QUE POSSA ME AUXILIAR A BAIXAR MAIS UM POUCO O NIVEL DO ACIDO URICO,HAJA VISTA QUE MUITAS VEZES O ALIMENTO QUE AJUDA A COMBATER A ANEMIA AUMENTA O ACIDO URICO COMO POR EX: CARNE VERMELHA,FIGADO BOVINO... FICAREI MUITO GRATA SE PUDEREM ME AJUDAR ENVIANDO -ME UM E-MAIL.
paulo ribeiro
Comer beterraba todos os dias, pois a beterraba é rica em ferro.fazer um sumo de um litro e meio de beterraba, papaia, e cenoura e beber durante o dia( atenção aos diabéticos pois estes alimentos têm muito açúcar). você em pouco tempo sentira a diferença e quando fizer analises verá os seus bons resultados. varias pessoas tiveram bons resultados com esta alimentação.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Paulo, muito obrigada pelo comentário e pela dica :) Continue a acompanhar-nos! ;)
margarida tomas
ola,gostei das informaçoes sobre a anemia,desde os sintomas a informaçao sobre como cura_la a alimentaçao e dieta, pois estive a pesquisar pelo motivo de a minha filha ter anemia escrevi uma lista o k ela vai fazer para curar a anemia,alem do ferro k ela vai tomar,muito obrigado adorei estas informaçoes....
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Margarida, ainda bem que conseguimos ajudar. Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos ;)
Sara Viega
Olá Eliane, muito obrigada pelo seu comentário valeu :)
Eliane
Gostei demais sobre anemia, muito bom as informacoes, Vou fazer a dica,obrigada,
Como se alimentar para curar a anemia
1 de 8
Como se alimentar para curar a anemia

Voltar ao topo da página ↑