Vesícula biliar

O que comer se tiver pedras na vesícula

O que comer se tiver pedras na vesícula
Imagem: sonhos.com.br

As pedras na vesícula ou cálculos biliares são partículas sólidas que se formam na vesícula originárias da bílis. A vesícula biliar é um órgão pequeno que junto ao pâncreas e ao fígado encarregam-se de produzir enzimas digestivas e bílis para digerir as gorduras. Os cálculos biliares impedem que a vesícula execute seu trabalho, impedindo uma fácil digestão de todos os alimentos. Em umComo.com.br queremos explicar a você o que comer se tiver pedras na vesícula.

Também lhe pode interessar: Sintomas de pedra na vesícula
Passos a seguir:
1

Em geral, as recomendações dietéticas a seguir se você tiver pedras na vesícula são simples: uma alimentação variada baixa em gorduras e colesterol, fazer um ajuste das calorias à dieta diária, dividir as refeições em 5 porções ao dia, evitar ficar em jejum e diminuir as refeições abundantes.

2

Para os cálculos biliares é necessário ter uma dieta baixa em gorduras, mas isso não significa que deva excluí-las de sua alimentação diária, mas sim ter um controle delas. Somente em fases muito avançadas as gorduras devem ser eliminadas completamente da dieta.

3

É importante introduzir diferentes produtos na nova dieta. As verduras e legumes não podem faltar; são recomendáveis a beterraba, a alcachofra, o pepino, o tomate e o rabanete; poderá incluir também sucos de verduras e legumes.

4

Tão importante como as verduras e legumes, as frutas também são muito aconselháveis. Pode escolher entre pera, maçã, figo, melão, mamão, entre outras. Introduza-as em sua dieta pelo menos duas vezes por dia.

5

Na hora de escolher a carne é recomendável optar pelo frango, peru ou coelho, já que possuem um menor teor de gordura e, portanto, são fáceis de digerir. É aconselhável eliminar a pele e escolher os cortes magros.

6

No momento de escolher o que comer se tiver pedras na vesícula, você pode optar também por peixes magros já que seu conteúdo em gordura é inferior ao de peixes como o atum, o que não significa que os peixes azuis devam ser totalmente excluídos da dieta. São aconselháveis peixes como a garoupa, a merluza, a lula ou a pescada. É importante cozinhar com pouco azeite: no vapor, assado ou grelhado.

7

Os laticínios continuam sendo importantes na dieta diária, mas será imprescindível que sejam desnatados para facilitar a digestão e a eliminação das gorduras. É melhor evitar o uso de natas e creme de leite.

8

O consumo de água é o mesmo que em qualquer dieta equilibrada, tome 2 litros ao dia para favorecer a hidratação do organismo e melhorar o funcionamento da eliminação de toxinas.

9

Para melhorar o estado de saúde durante a litíase biliar é bom evitar alimentos flatulentos e aqueles que estimulam as secreções digestivas como: café, chá, suco de laranja e bebidas alcoólicas.

10

Também não são aconselhadas as carnes vermelhas, as frituras, picantes e produtos que contenham glúten.

11

Lembre-se que se vai consumir alimentos gordurosos, é melhor que estejam crus. É o caso das margarinas, azeites e manteigas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que comer se tiver pedras na vesícula, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
173 comentários
wallace caetano
gostaria de saber o que eu devo comer no café da manhã ,almoço,e janta
Rosemeire Silva
Tenho pedra na vesícula posso comer abacate? ?
LEIVA LINO CARDOSO
PEDRA NA VESÍCULA E HEREDITÁRIO
Edna bastos
Eu tenho pedra na vesícula e sinto muita dor o que eu posso fazer para melhorar
Norma dos Santos Silva Eloy
Gostaria de saber o que uma pessoa que faz uma operação de vesícula, pode comer pós operatório?
Manoel Reis Junior
Muito elucidativa a matéria. Se o corpo pode viver sem vesícula é possível que daqui a três ou quatro milênios, casa a espécie humana ainda exista, nasceremos sem ela, uma vez que a natureza tende a eliminar tudo o que não lhe é indispensável.
Maria Rosa Dos Santos Ministro
O que posso comer quando a visicúla tiver inflamada ?
samirla dos Santos Oliveira
quais sao as 5 refeiçoes q eu posso comer por dia, ja que tenho pedras na vesicula
Edson de Betim
água de coco pode ser incluída na dieta
A sua avaliação:
EDUARDO CARVALHO
Posso comer carboidrato (pão italiano ou frances, macarrão), se tenho pedras na vesícula???
Ana lucia almeida
HOJE eu fiz exames de estomago ai deu que eu tenho pedra na visicula,quais os alimentos que devo uasr para comer.....As crises que me deu foi orrivel espero que nunca mais me de.......tenho que operar........
cristiane carneiro de sousa lourenço
oi bom dia gostaria de saber o que devo comer pode fazer uma lista porfavor pois tenho calculos na vesicula e tenho dores ,porem ja fui ao medico mais ele nao passou nenhuma dieta pra mim fazer e tenho medo ate de comer.Desde ja obrigado.
Editor umComo.com.br
Oi Cristiane! Para saber o que comer, siga as indicações do artigo.
Marcos Cuzato
Gostei muito do que li, tenho 49 anos já fiz os exames para saber como vai a visicula, não deu pedra, mas o médico disse que é a minha vida corrida. Devo me aquietar mais para comer pois fazer tudo junto não dá, falando ao telefone e resolvendo coisas sem dar tempo ao seu organismo é ruim e um dia da problemas. Ele disse para tirar os alimentos gordurosos por um tempo, tomar muita água comer uma fruta durante o dia pêra, tomar café uma vez à cada 4 dias uma dose pequena , comer muita verdura, e coloquei nas refeições rabanete , pepino folhas alface, rúcula, couves, como fruta melão, mamão, laranja 1 só. No começo eu comia só arroz salada de alfaces temperada limão e sal, e frutas e muita água, cortei tudo carne, café, principalmente leite e queijos e refriferante são os piores para dar dor. Depois de 8 dias comeceia a comer direito hoje estou bem sem dores , preciso fazer os exames novamente para ver o que deu.
Antonia Claudiene
gostei muito dos comentarios que vi aqui pos também tenho pedra na vesicula
A sua avaliação:
Luísa Mª Bandeira Lopes Gomes
Tenho pedra na vesícula já com 21 mm, e tive conhecimento com exame de rotina(Ecografia). Nunca tive nenhuma crise. As opiniões dos médicos são diferentes. Poderei viver com a "Pedra" ou não devia?
Muito obrigada. Luísa Maria
fabio rodrigues
eu tenho pedra na vesícula eu posso comer sardinha
nádia maria de lyra pedrosa
o q comer ,estou com esteatose moderada e calculos na vesícula
A sua avaliação:
Ana Maria
O que devo comer em crise de visicula
A sua avaliação:
Bárbara
O que posso e não devo comer,com pedras na vesícula?
A sua avaliação:
SERGIO RODAS
ESTOU COM PEDRA VISICVULA GOSTARIA DE SABER O QUE POSSO COMER E O QUE NAO POSSO COMER
Imagem: sonhos.com.br
O que comer se tiver pedras na vesícula