As contrações

O que significa barriga dura na gravidez

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 dezembro 2019
O que significa barriga dura na gravidez
Imagem: online24.pt

É normal que durante a gravidez a mamãe queira que tudo corra bem, e ao mínimo sinal é normal ficar logo em alerta. Algo que acontece entre grávidas é a barriga ficar dura, ficando com uma sensação que parece que vai explodir. Mas não se alarme, porque é normal a barriga de grávida ficar dura durante alguns segundos! Isso acontece normalmente a partir do terceiro trimestre da gravidez, que é quando o corpo se começa preparando para o parto. Se quer saber o que significa barriga dura na gravidez, fique atenta ao próximo artigo de umComo!

Também lhe pode interessar: O que significa a barriga baixa na gravidez
Passos a seguir:
1

A partir do terceiro trimestre da gravidez, ou seja, a partir das 25 semanas, o corpo da grávida começa se preparando para o parto. No entanto, isso pode até acontecer antes do terceiro trimestre. Durante este processo é normal a barriga da grávida ficar dura, devido às contrações.

2

Estas contrações conhecem-se como contrações de treinamento ou contrações de Braxton Hicks. As contrações de treinamento podem ocorrer várias vezes ao longo do dia durante alguns segundos e, podem ou não originar dor.

3

Este tipo de contrações é diferente das contrações do parto. Para as saber distinguir, veja de seguida as diferenças entre elas:

  • Surgem entre as 25 primeiras semanas da gestação.
  • Ocorrem normalmente em períodos espaçados e várias vezes ao longo do dia, sendo que no máximo podem ocorrer 2 vezes por hora.
  • A sua duração é de menos de um minuto.
  • Assim que a grávida descansa, as contrações de treinamento costumam parar.
  • Só são sentidas em uma parte da barriga.
  • A sua intensidade não aumenta.
  • Não causam dor.
O que significa barriga dura na gravidez - Passo 3
Imagem: blog.timolico.com.br
4

Quando as contrações de treinamento ocorrem, você deve procurar ficar em uma posição confortável e se concentrar na respiração, que deve ser lenta. Caso estas contrações surjam com intervalos de tempo curtos, causem dor, atinjam a zona da barriga e das costas e não aliviem com descanso, deve dirigir-se de imediato ao hospital.

O que significa barriga dura na gravidez - Passo 4
Imagem: agravidez.com
5

Nos casos em que a barriga dura seja constante e com dura, o seu médico ou ginecologista pode lhe receitar um suplemento de magnésio para diminuir a intensidades das contrações e evitar que o bebê nasça antes do tempo.

Veja também: Barriga tremendo, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa barriga dura na gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Caso a barriga fique dura mais de 5 minutos e cause dor, é recomendável consultar o seu médico ou ginecologista.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Daiane
Estou grávida de 36 semanas ja é a minha terceira gestação e hoje começou sair um pouco do tampão e minha barriga esta ficando dura,quando fico em pé parece que o bebe esta empurrando e está me dando caímbra na virilha nas minhas outras grávidez nao senti isso eu quero saber se é normal sentir isso ou se meu bebe ja esta querendo nascer? o que eu faço?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Daiane! Se você está tendo esses desconfortos, o melhor será consultar o médico que está acompanhando a sua gravidez. Enquanto isso, consulte este artigo que explica o que deve fazer após a saída do tampão mucoso: https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-identificar-o-tampao-mucoso-18263.html
A sua avaliação:
Celina
Tou gravida de 3 meses, quando e que a minha barriga vai comecar aparecer?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Celina! Neste artigo explicamos quando a barriga começa a crescer na gravidez: https://saude.umcomo.com.br/artigo/quando-comeca-a-crescer-barriga-na-gravidez-18077.html Muito obrigada pelo comentário e felicidades :)
Marcia
estou com 16 semanas e minha barriga fica dura mais a parte da tarde e normal?
cristiane
Estou gravida de 22 semanas e minha barriga e muito dura que chega a doer principalmente a tarde ou depois que me movimento as vezes nem consigo andar . Isso e normal ?
Imagem: online24.pt
Imagem: blog.timolico.com.br
Imagem: agravidez.com
1 de 3
O que significa barriga dura na gravidez