As contrações

É normal barriga de grávida ficar dura?

Elisabeth Mamede
Por Elisabeth Mamede. Atualizado: 16 janeiro 2017
É normal barriga de grávida ficar dura?
Imagem: bloggraviola.com

A mulher gestante normalmente a partir dos 3 meses de gestação começa a notar que a barriga começa a ficar mais dura, com essa mudança no corpo surge a dúvida, “é normal barriga de grávida ficar dura?”. Para que você entenda melhor esse assunto o umComo preparou um artigo com informações e explicações que vão te ajudar a entender melhor esse fenômeno que ocorre durante a gravidez da mulher.

Também lhe pode interessar: O que significa barriga dura na gravidez
Passos a seguir:
1

Com o desenvolvimento da gravidez e o crescimento do bebê a barriga da mãe tende a ficar cada vez mais dura. Inicialmente a parte abaixo do umbigo começa a ficar mais dura, e com o passar do tempo em volta do umbigo também ficará. Sendo assim é normal barriga de grávida ficar dura!

No início da gravidez da mulher a barriga dura está ligada as mudanças que o corpo da gestante vem sofrendo, o útero está crescendo e se deslocando da bacia pélvica para a parte abdominal, assim a musculatura do corpo da gestante acaba se distendendo e consequentemente ficando mais dura.

Quando a gestação já está mais do meio para o fim o processo em que a barriga fica mais dura acontece por que os músculos se contraem por poucos segundos, isso é feito pelo útero para que ele esteja praticando para a hora do parto. O verdadeiro objetivo dessa contração e do enrijecimento da barriga é empurrar o bebê para a parte de baixo da barriga, para que assim possa encaixar o bebê e ajudar a dilatar o colo do útero da gestante.

É normal barriga de grávida ficar dura? - Passo 1
Imagem: vertebrata.com.br
2

As contrações que acabam resultando no enrijecimento da barriga da gestante duram em média intervalos de 5 em 5 minutos, e só é necessário se preocupar com esse processo a partir do momento em que se começa a sentir dores frequentes. Quando a mulher passa a sentir dores com frequência o mais indicado é que ela procure orientação médica para verificar como anda o desenvolvimento da gestação. Não deixe de sempre fazer um acompanhamento médico durante toda a gestação, pois é ele que garantirá tanto a sua saúde quanto a saúde do bebê.

A contração de treinamento que deixa a barriga da gestante mais dura acontece algumas vezes durante o dia, e não aumenta de intensidade. Essas contrações podem diminuir se a gestante não ficar muito tempo de um mesmo jeito, seja sentada ou em pé, por esse motivo é recomendado que a gestante faça exercícios ao longo do dia, porém sem se esforçar para não comprometer a saúde do feto e da mãe.

É normal barriga de grávida ficar dura? - Passo 2
Imagem: grzero.com.br
3

A barriga dura ao fim da gestação da mulher é motivo para preocupação quando a mulher também sente:

  • Dor;
  • Sangramento;
  • Diminuição dos movimentos do feto.

Ao sentir esses sintomas verifique com o seu médico se não há um deslocamento prematuro da placenta.

As características comuns da barriga dura na gestação com as quais não é preciso se preocupar são:

  • A dor desaparece após a gestante descansar;
  • Ausência de dor;
  • A barriga dura acaba ocorrendo por mais de 1 vez ao longo do dia;
  • O enrijecimento acontece até 2 vezes a cada hora.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a É normal barriga de grávida ficar dura?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: bloggraviola.com
Imagem: vertebrata.com.br
Imagem: grzero.com.br
1 de 3
É normal barriga de grávida ficar dura?