Glóbulos vermelhos

Por que tenho o hematócrito alto

Por que tenho o hematócrito alto

Ao falar de hematócrito nos referimos à porcentagem de glóbulos vermelhos que se encontram em nosso corpo no que diz respeito à quantidade total de sangue que temos. Manter os níveis adequados indicará que nos encontramos saudáveis, pelo menos no que se refere à quantidade de eritrócitos; no entanto, quando a porcentagem é menor que a média, poderia indicar a presença de algumas condições claras, por isso é imprescindível visitar um hematologista para um diagnóstico. Enquanto o faz, em umComo.com.br damos a você as causas mais habituais pelas quais você tem o hematócrito alto.

Índice

  1. Valores normais de hematócrito
  2. Desidratação
  3. Cardiopatia congênita
  4. Eritrocitose ou aumento excessivo de glóbulos vermelhos
  5. Cor pulmonale
  6. Outras causas do hematócrito alto

Valores normais de hematócrito

Ainda que os valores possam variar ligeiramente entre laboratórios, razão pela qual é importante prestar atenção nos níveis de referência que se encontram nos exames de sangue, os valores normais de hematócritos costumam rondar entre os seguintes valores:

  • Mulheres: entre 36,1% e 44.3%
  • Homens: entre 40,7% e 50,3%

A seguir explicamos a você as causas mais comuns pelas quais você pode ter o hematócrito alto, mas lembramos que para receber um diagnóstico preciso e adequado deverá consultar um hematologista.

Desidratação

A desidratação é uma causa comum pela qual aumenta a porcentagem de glóbulos vermelhos em nosso corpo. Se você bebe pouca água todos os dias, vive em uma região muito quente e não se hidrata adequadamente; ou pratica atividade física, mas não repõe líquidos, é provável que esta seja a razão.

Para conhecer os sinais que indicam que o nosso corpo precisa de líquido convidamos você a ler o nosso artigo como saber se estou desidratado.

Por que tenho o hematócrito alto - Desidratação

Cardiopatia congênita

A cardiopatia congênita, que costuma ser detectada durante a gravidez ou no momento do nascimento, é uma das razões pelas quais o hematócrito é alto. Neste caso, as medidas a seguir e o tratamento dependerá do estado de saúde geral do bebê, se há outras condições presentes e, claro, da avaliação dos especialistas.

Se como adulto você sofre deste problema, é muito provável que a sua porcentagem de glóbulos vermelhos saia alterada nos exames de sangue.

Por que tenho o hematócrito alto - Cardiopatia congênita

Eritrocitose ou aumento excessivo de glóbulos vermelhos

Um excesso na produção de glóbulos vermelhos não é como tal uma patologia, mas se trata de um sintoma de alguma outra doença subjacente. Se o hematologista determina que se tem eritrocitose, então será necessário detectar a causa pela qual a medula óssea está produzindo mais células que o habitual.

Por que tenho o hematócrito alto - Eritrocitose ou aumento excessivo de glóbulos vermelhos

Cor pulmonale

A condição conhecida como cor pulmonale se refere a uma insuficiência presente do lado direito do coração, que pode ocorrer quando sofremos de forma prolongada de hipertensão arterial no ventrículo direito deste órgão e também das artérias pulmonares.

Mas esta condição também pode se apresentar quando contamos com certas condições pulmonares, por isso a revisão detalhada de um especialista será imprescindível caso este problema seja o causador do hematócrito alto.

Por que tenho o hematócrito alto - Cor pulmonale

Outras causas do hematócrito alto

Além das condições mencionadas anteriormente, existem outras causas pelas quais é possível que os níveis de hematócrito sejam mais altos que o normal, entre elas destacamos:

  • Fibrose pulmonar.
  • Baixo nível de oxigênio no sangue.
  • Policitemia vera, uma condição da medula óssea que aumenta a quantidade de glóbulos vermelhos no sangue.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que tenho o hematócrito alto, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Romildo Nobre Freitas
Boa noite! Tenho 41 anos, fiz um hemograma deu seguinte resultado: 5670000 de hemácias 17,7 de homoglobina e o hematócrito deu 50,2. Leucócitos 125000 e plaquetas 299000. Diante desse resultado o médico cardiologista disse que meu sangue está muito grosso e passou ass. para mim. Gostaria de saber se esse resultado configura uma policitemia grave e se é reversível, pois não queria tomar remédio controlado já tomo remédio de pressão alta.
1 de 5
Por que tenho o hematócrito alto