Glóbulos vermelhos

Como diminuir o hematócrito

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como diminuir o hematócrito

Chamamos hematócrito à porcentagem do volume do sangue composto de glóbulos vermelhos. O nível de hematócrito difere em homens e mulheres, sendo para os primeiros em torno de 45% do sangue e nas mulheres, 40%. O aumento do nível de hematócrito no sangue supõe o risco de sofrer de trombose devido à acumulação de glóbulos vermelhos, por isso corremos o risco de sofrer de um infarto de coração ou um icto. O ideal é ter um nível de hematócrito normal, assim, e se você o tiver alto, deveria tomar medidas. Em umComo vamos ajudar a saber como diminuir o hematócrito com uns simples passos que contamos para você de seguida.

Também lhe pode interessar: Quais os valores normais de hematócritos

Passos a seguir:

1

Se é fumador, deixe de fumar. O tabaco altera o transporte de oxigênio dos glóbulos vermelhos no sangue, por isso a circulação altera-se. Um fumador, ao ter os níveis de oxigênio baixos, fará com que sua medula óssea produza mais glóbulos vermelhos, o que aumenta o hematócrito do sangue.

2

Pratique atividade física de forma moderada e gradual. Quando estiver realizando alguma atividade esportiva, faça aos poucos e não chegue ao estado de esgotamento, já que nesse momento é quando utilizamos mais oxigênio do nosso sangue. Se vir que se sente enjoado, pare o exercício de imediato

Em umComo contamos para você por que tem o hematócrito alto para que entenda quais são as causas que podem alterar esta condição.

Como diminuir o hematócrito - Passo 2
3

Doar sangue é uma das medidas para baixar o hematócrito já que ao doar estará limpando seu sangue e renovando-o, ao mesmo tempo que elimina o excesso de ferro do seu organismo, o que será muito recomendável se quiser baixar seu nível de hematócrito também. Doando sangue eliminamos 250 mg de ferro.

4

Mantenha uma hidratação adequada. A desidratação causa um maior nível de hematócrito junto com um maior volume de sangue e plasma porque há menos líquido no corpo para diluir o sangue, por isso é muito importante que estejamos bem hidratados para que os níveis de hematócrito não disparem. Aumente a ingestão de líquidos na sua dieta diária para evitar que isso ocorra. O recomendável é um mínimo de oito copos de água diários.

Por outro lado, deverá evitar bebidas com álcool ou com cafeína já que são diuréticos e estimulam a urina, e causam desidratação. Para baixar o hematócrito o melhor é beber água ou sucos sem açúcar.

Como diminuir o hematócrito - Passo 4
5

Tome aspirina duas vezes por mês. A aspirina ajuda o sangue a diluir e evita a formação de coágulos. Quando temos um nível alto de hematócrito, o sangue torna-se mais espesso, por isso a aspirina ajudará a evitá-lo. Mas não devemos abusar no consumo da aspirina (com duas por mês terá mais do que suficiente) porque também não é benéfico que o sangue esteja muito diluído para evitar possíveis sangramentos se tivermos um pequeno corte.

6

Mude a sua alimentação habitual, adapte-a para que seja mais fácil baixar o hematócrito. Pode fazê-lo seguindo estes conselhos:

  • Aumente o consumo de alimentos antioxidantes porque facilitam o transporte do oxigênio no seu organismo. Os antioxidantes ajudam no fornecimento de oxigênio ao sangue para que circule com normalidade. Alimentos mais antioxidantes são as ameixas secas, os feijões e os frutos silvestres.
  • Evite os alimentos com um alto conteúdo em ferro, já que este mineral facilita que seu corpo obtenha hemoglobina. Só temos que evitar consumir alimentos com um alto conteúdo em ferro como o espinafre, os brócolis, o peixe, a carne bovina, o peru, o frango, as amêijoas e os mexilhões.
  • Consuma toranja diariamente porque segundo estudos recentes, consumir meia toranja por dia baixa seus níveis de hematócrito devido à naringina, um flavonoide que facilita o processo de eliminação natural de células vermelhas no sangue.
Como diminuir o hematócrito - Passo 6
7

Evite as altitudes, o chamado "mal da montanha" ocorre porque nos terrenos de alta elevação há uma menor quantidade de oxigênio do que nas zonas mais baixas. Considera-se limite viver acima dos 2000 metros e aqueles que o fazem costumam ter um nível alto de hematócrito, porque a nossa medula óssea produz mais glóbulos vermelhos para compensar o nível baixo de oxigênio dessas zonas. Se o que quer é reduzi-lo, o melhor é mudar para uma zona de menos altitude.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como diminuir o hematócrito, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como diminuir o hematócrito