Partilhar
Partilhar em:

Quais são os primeiros sintomas do câncer da língua

Passo a passo
Dificuldade: Baixa
Avaliação: 4,8 (1354 votos)
26 comentários
79 vezes partilhado
 
Quais são os primeiros sintomas do câncer da língua
Fonte: fibroanestesia.com

O câncer da língua não é o mais frequente de todos, no entanto costuma manifestar-se em fumadores ativos e em pessoas que bebem bastante, o que faz que com o passar dos anos a sua presença dentro das estatísticas vá aumentando. É mais comum nos homens do que em mulheres, esta doença conta com um bom prognóstico de recuperação se for detetada a tempo, por isso torna-se importante saber quais são os primeiros sintomas de câncer da língua, especialmente se se encontrar no grupo de risco. Em umComo.com.br explicamos-lhe com detalhe.

1

Os fumadores, especialmente aqueles que consumem uma importante quantidade de tabaco por dia e que ingerem álcool com frequência apresentam um maior risco de sofrer de câncer da língua.

Quem sofre de frequentes úlceras bucais produzidas pela má higiene ou por problemas de dentes (perdas de dentes, próteses em mau estado) também correm maior risco de sofrer de câncer da língua, pois estas úlceras podem converter-se com o passar do tempo em lesões cancerosas.

2

O aparecimento de úlceras ou feridas que passado um tempo não se curam é um dos primeiros sintomas de câncer da língua. Estas lesões costumam ser dolorosas, por isso é importante prestar-lhes atenção.

3

Outro dos primeiros sintomas do câncer da língua é o aparecimento de uma pequena ou mediana mancha vermelha ou branca em qualquer zona da língua. Naqueles pontos em que é possível ver a mancha, é possível que a mesma se possa sentir ao tocar com a língua noutras partes da boca como o paladar ou as bochechas.

4

A dor e os desconfortos na língua ou na garganta enquanto se fazem atividades cotidianas como mastigar, é outro dos possíveis indicadores de câncer da língua. Lembre-se que este sintoma é um pouco geral, pelo que antes de recorrer a um médico é recomendável explorar a boca com uma pequena lanterna para detetar a presença de manchas ou lesões.

5

Devida à presença de úlceras e lesões, é normal que outro dos primeiros sintomas do câncer da garganta seja o mau hálito originado por este tipo de feridas. O odor costuma ser intenso, pelo que o paciente costuma perceber um sabor particular na sua boca, similar ao que se sente quando temos por exemplo uma amigdalite.

6

Qualquer lesão que se converta numa úlcera que apareça na sua língua, e que após duas semanas não sare, deve ser vista por um médico para descartar a presença de qualquer anomalia. Este ponto é especialmente importante se se encontrar no grupo que conta com um maior risco de sofres de câncer da língua.

7

É importante que se apresentar vários destes sintomas ou se suspeita da presença de um câncer da língua, visitar o quanto antes o seu médico. Se o tumor for detetado a tempo pode ser eliminado com maior facilidade, pelo contrário se o mesmo se detetar numa fase tardia pode gerar complicações graves e estender-se para outras zonas como a garganta ou a laringe.

8

Este artigo é meramente informativo, no umComo.com.br não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigo parecidos a Quais são os primeiros sintomas do câncer da língua, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Relacionados
Comentários (26)

Escrever comentário sobre Quais são os primeiros sintomas do câncer da língua

Muito útil
26 comentários
meire
Sua avaliação:
estou com uma mancha escura na lingua tenho a sensaçao de estar engolinndo alguma coisa o tempo todo sou fumante
Narciza Pereira de Lima
Sua avaliação:
a algum tempo sinto um desconforto na língua, é uma sensação de que comi algo com muito sal e também observei que tenho uma espécie de rachadura na língua que antes não tinha, estou preocupada e a parte central esta levemente com uma cor mais escura, percebi q isso aconteceu depois q coloquei uma prótese com um dente na parte superior frontal, parece que o espaço dentro da boca ficou muito pequeno, ou seja o espaço ficou pequeno para a língua.
Ingrid marcia de Oliveira barcelos praxedes
A uma semana detectei algumas bolhas na minha língua são duas do tam de uma lentilha e de cor esbranquiçada e tem mas bem menores estou muito preocupada segunda feira vou consultar um clínico para saber como proceder
Marinetr
So fumante que pode ter cancer lingual?
ionara mama
As vezes sai firas na minha língua dos lados, umas bolas, pequenas feridas queria saber oque é, e porque sai isso em mim,obrigada
LAEDSON RICIERI COSTA DA SILVA
MATERIA BEM CLARA E OBJETIVA
Sara Viega
Oi Laedson! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
aurea maria da silva
tem um pntinho preto na panta da lingua sera cancer qual medico devo procura
aurea maria da silva
oq e o pontinho preto
António José Ferreira
Apareceu uma pequena bolinha no lado direito da minha língua, que incomoda e provoca dor. Frequente e inadvertidamente a mordo, o que não é nada agradável. Há motivo para me preocupar? O que devo fazer? Obrigado
Ivete regina schmitt
Tenho uma mancha encima da lingua no inicio;sensibilidade de alimentos...me incomoda.faz um mês que apareceu...Há motivo de me preocupar?obrigada
GORETTI MENEZES
BOA TARDE, MEU IRMÃO DE 68 ANOS DESCOBRIU HÁ DOIS MESES UM PEQUENO INCÔMODO NA GARGANTA, COMO SE TIVESSE UM FIO DE CABELO NA BASE DA LÍNGUA. PASSARAM-SE ALGUNS DIAS E PASSOU A SER COMO SE FOSSE UMA CASQUINHA DE CAMARÃO E EM SEGUIDA APARECERAM GÂNGLIOS NO PESCOÇO. PARECE QUE É O CARCINOMA. DESEJO SABER MAIS SOBRE ISSO. OBRIGADA

Descubra vídeos interessantes
DIY
Aulas de Zumba
Top 10
Tratamentos de Pele
Quais são os primeiros sintomas do câncer da língua
Fonte: fibroanestesia.com
Quais são os primeiros sintomas do câncer da língua