PARTILHAR

Como curar micose de unha

Como curar micose de unha
Imagem: clinicahealthy.com.br

A micose nas unhas, conhecida também como onicomicose, é um problema bastante comum e costuma afetar normalmente as unhas dos pés, embora também possa ocorrer nas unhas das mãos. Ocorre com mais frequência nas unhas dos pés devido ao ambiente quente e úmido, ideal para a proliferação dos fungos. Todos nós podemos contrair fungos, especialmente se formos esportistas, idosos, sofrermos de HIV ou de diabetes. Assim que se deteta o aparecimento de micose de unha, é bastante importante tratá-la o mais rápido possível, para evitarmos assim a de outras pessoas em casa e principalmente de outras unhas. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como curar micose de unha.

Também lhe pode interessar: Como curar uma micose na virilha
Passos a seguir:
1

Existem várias formas de contágio de micose, mas as mais comuns são as seguintes:

  • Utilização de alicates de cutículas, lixas ou tesouras não esterilizadas. Por isso, quando for ao salão de beleza, certifique-se que a sua esteticista tem estes instrumentos todos esterilizados.
  • Utilização de peças em comum com outras pessoas, como botas ou luvas.
  • Andar descalço em pisos públicos ou úmidos.
2

A micose de unha manifesta-se através de uma modificação da cor da unha, ficando mais amarelada, um engrossamento da mesma, o que a deforma e por conseguinte a torna mais fácil. Mas, para que consiga detetar corretamente se tem fungos nas unhas, veja o nosso artigo.

3

Caso detete algum dos sinais descritos no passo anterior, deve consultar o seu médico o mais rápido possível. Tratar de imediato a micose de unha, irá reduzir as probabilidades de a infeção voltar a aparecer de novo e de ter que remover a unha cirurgicamente.

4

Dependendo da gravidade do problema, o seu médico irá receitar-lhe o tratamento mais indicado para o seu caso. Assim, pode-lhe ser receitado medicamentos de uso tópico, como pomadas ou cremes, medicamentos de uso oral, em cápsulas e comprimidos ou esmaltes anti-fúngicos.

5

Para além de seguir as indicações do seu médico, pode completar o tratamento com alguns remédios caseiros. Por suas propriedades anti-fúngicas e antimicrobianas, o alho é um ótimo remédio caseiro para o tratamento da micose de unha. Para isso, deverá colocar um dente de alho dentro do vidro de clorexidina (Mertiolate) e aplicar a mistura na unha afetada 3 vezes ao dia.

Como curar micose de unha - Passo 5
Imagem: farmadelivery.com.br
6

Para além disso, também poderá colocar os seus pés de molho numa solução de água com vinagre, todas as noites antes de ir dormir durante cerca meia hora. A acidez do vinagre ajuda a diminuir o pH das unhas, o que por sua vez impedirá a proliferação dos fungos.

Como curar micose de unha - Passo 6
Imagem: bluebutterflyconsulting.net
7

Deve também ter alguns cuidados especiais com a sua unha afetada, como:

  • Deixar ao máximo os seus pés respirarem, utilizando sempre que possa calçado aberto, como chinelos.
  • Evitar calçado justo ou apertado demais.
  • Depois do banho, da piscina ou de qualquer atividade que deixe seus pés molhados, secar de imediato muito bem entre os dedos.
  • Não retirar a cutícula, uma vez que esta tem a função de proteger a unha de fungos e bactérias.
  • Não utilizar tesouras, lixas ou alicates de cutículas não-esterilizados.

Leia também: Como usar óleo de melaleuca para as unhas - MICOSE e fortalecimento

Como curar micose de unha - Passo 7
Imagem: nailmove.com
8

E se foi afetado por micose no rosto ou na virilha, confira os nossos conselhos para os respetivos tratamentos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar micose de unha, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Lembre-se que na presença dos sintomas de micose de unha, a primeira coisa a fazer é consultar o seu médico.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
49 comentários
Antonio Filho
Água com vinagre, 30 minutos para curar micose dos dedos do pé. Quanto de vinagre para 1 litro de água?
Roseli
como curar a micose de unha, eu sou manicure e gostaria de saber oque fazer , para ajudar as minhas clientes com esse problema.
Cláudinha
Olha, eu tomei comprimidos para eliminar micose e também usava espalte antimicose, sumia depois voltava. Cansei de gastar..Estou passanto merthiolate com alho.. Devo passar com algodão ou aplicar com a tampa do merthiolate mesmo? Aguardo! Bjus
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Claudinha! Você deve passar o Merthiolate com alho com algodão sim. Obrigada pelo seu comentário!
Nega
Olho posso amassado lo pra colocar no metiolate e quantas vezes devo passar ao dia
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Nega! Pode passar esse remédio 3 vezes ao dia, tal como indica no artigo. Obrigada pelo comentário!
Francisca izaira de Souza dias
Tenho micose na unha da mão o que fazer
Célia Darc Vasconcelos
To com micose em todas unhas da mãos ,e já tem 6 meses que to fazendo tratamento, quando as minhas estão todas boas,volta tudo de novo a micose,,,que faço
adriana
Gostaria de saber um remédio para micose na pele em volta da unha das mão. Por favor.
Marcos
Gostaria de saber sobre a medicaçao Terbinafina , pois andei pesquisando e parece ser uma boa opçao de tratamento p micose em unhas !
Heloisa Damaceno
Olá! Estou com uma micose na unha do dedão do pé direito há 3 anos. Ela sempre me incomodou, mas quando eu a vi pela primeira vez estava prestes a dar a luz à minha filha. Depois que ela nasceu mamou por 1 ano e 11 meses e só a desmamei porque estou grávida novamente. Por todos esses motivos, não tomei remédio, mas a micose está crescendo e eu tenho medo que ela chegue na raiz da unha. Alguma dica eficiente e segura hepara tratar a micose durante a gestação e no período da amamentação. Vou ficar aguardando ansiosa peia resposta. Grata. Heloisa
Isadora
OI, Heloisa. Ao menos para controlar durante sua gravidez, você deveria fazer o banho de vinagre com agua todos os dias e passar oleo de cravo nas unhas dos pes, mesmo aquelas que você considera saudaveis. O oleo de cravo você pode comprar ou fazer em casa. Use sandalia abertas. Quando for usar sapatos fechados faça sempre uma boa limpeza neles, por dentro, claro, utilizando vinagre diluido em um pouco de agua. Troque as meias diariamente. O alho é muito bom também. Só não concordo com o Merthiolate. Existem outras formas de preparacao do alho para aplicar nas unhas. Com perseveranca você vai vencer os fuegos. Forca!
tEREZA mARLENE rOJAS
tENHO MICOSE NA UNHA DO PÉ, COMO FAÇO PARA CURAR?
Sonia Marisa
Olha só....muito legal! Espero q me ajude também já vou começar hj msm!
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Sonia, espero que dê certo com você! Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
mayara
Como curar micose de unha da mão?
Laurentina Ramos
Olá Henrique Silva, eu comprei os medicamentos sem receita médica, foram pessoas que usaram e deu muito certo , me indicaram e fiz o mesmo procedimento, e procurei seguir a bula direitinho. Portanto não tive nenhuma reação anormal com eles, só me senti aliviada sem essas micoses horríveis.
Marcelo
Olá Laurentina, poderia me informar qual medicamentos vc usou, pois nã aguento mas ter esses fungos nos meus pés. Please, abs.
Risr
Eu queria muito curar minha micose nas unhas dos pés mas e só nos dedões como podem me ajudar?
Laurentina
Olá, tentei várias soluções caseiras e nada das minhas unhas melhorarem, tava com uma micose profunda comendo todas as minhas unhas, tava morrendo de vergonha, so saía de casa com calçado fechado, ai me indicaram um medicamento via oral, com nome de TERBINAFINA, 28 COMPRIMIDOS, E UMA BASE CHAMADA LOCERIL, FIZ TUDO CERTINHO. GRAÇAS A DEUS COM SEIS MESES, ESTÁ TUDO NOVINHO, PERFEITO, INDICO, PORQUE FORAM MILAGROSOS E MUITO EFICAZES.
Henrique Silva
Olá Laurentina, tudo bem. Eu e minha esposa temos este problema também, este remedio via oral que você utilizou é com receita médica, tem contra indicação. Obrigado pela atenção, abraço.
sara
tenho micose em dois dedos da mãos,quero saber em quanto tempo cura a micose usando merthiolate com alho.
flaviane
oi,,, Tenho micose nas unhas dos pés a anos e nunca consigo me livrar delas sinto vergonha de mim mesma.. como faço para resolver esse problema que a anos me incomoda???
Simone
Oi Falviane. Essa micose de unha você só vai conseguir vence-la tomando cetoconazol 200mg. Por pelo menos seis meses.
Vania Pereira
Flaviane, temos muitos relatos como os seus em nosso site de clientes que já haviam tomado medicação via oral, por 6 a 8 meses e não obtiveram sucesso. Mas relatam, muito felizes que ficaram livres com o uso disciplinado da Loção de Pé em Pé. Confira
Lucia Calasans
Tenho micose nas unhas há uns 30 anos. Usei na época um remédio chamado Jadith. , faz muitos anos. Não me lembro o nome dos outros. hoje não consigo nem mostrar as unhas por vergonha. Não vou ao salão para ninguém ver. elas estão horríveis, aleijadas. Quando saio para qualquer lugar, permaneço o tempo todo de mãos fechadas como se fosse lutar box.
Vania
Oi, Lucia, verifique os comentários de clientes satisfeitos com a loção De Pé em Pé, também no facebook como "Cosmético Inteligente". Há muitos relatos semelhantes aos seus que experimentaram e espontaneamente deram seus testemunhos de satisfação.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Lucia, você já experimentou os remédios caseiros mencionados acima?
adelina eli
oi vanessa; tenho micose nas unhas das maos e pes fas uns 6anos devo passar o mertiolate todos os dias.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Olá Adelina, sim passa o Mertiolate todos os dias até passar. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando as nossas novidades ;)
viviana
Olá Vanessa, gostaria de saber se esse tratamento do alho com o merthiolate, se tem q passar na unha sem esmalte e por quanto tempo? Estou com micose em apenas uma unha do dedão e do lava pé tbm tem que ser sem esmalte
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Olá Viviana, sim deve passar com a unha sem esmalte, é importante que tenha a sua unha sem esmalte até a micose passar. Você pode colocar essa mistura na unha e se tiver que sair, envolva o dedo em algodão. Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando ;)
Como curar micose de unha
Imagem: clinicahealthy.com.br
Imagem: farmadelivery.com.br
Imagem: bluebutterflyconsulting.net
Imagem: nailmove.com
1 de 4
Como curar micose de unha

Voltar ao topo da página ↑