Outros complexos vitamínicos e suplementos minerais

Benefícios da levedura de cerveja

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. Atualizado: 15 maio 2023
Benefícios da levedura de cerveja

A levedura de cerveja, cada vez mais utilizada como suplemento alimentar, é um produto derivado da fermentação de cereais, principalmente da cevada, necessários para a obtenção da cerveja.

Esse resíduo sólido, que permanece após o processo de fermentação, é a levedura que, devidamente tratada, tem diversas aplicações alimentares devido às propriedades benéficas que pode proporcionar ao organismo. Na sua composição destaca-se a presença de uma boa quantidade de fibra juntamente com proteínas vegetais, minerais e vitaminas, algo que a torna um complemento ideal em inúmeras dietas. Quer saber para que serve a levedura de cerveja?

Neste artigo do umCOMO vamos falar sobre os benefícios da levedura de cerveja para a nossa saúde.

Também lhe pode interessar: Como tomar levedura de cerveja

Índice

  1. Fonte de energia e cuidado da massa muscular
  2. Alimento completo, especialmente útil em dietas veganas
  3. Rica em fibra
  4. Colesterol controlado
  5. Níveis corretos de glicose no sangue
  6. Saúde e beleza
  7. Como consumir a levedura de cerveja

Fonte de energia e cuidado da massa muscular

Não é incomum que a levedura de cerveja seja um suplemento habitual na dieta de um atleta, porque em sua rica composição fornece os hidratos de carbono necessários (cerca de 36 gramas de hidratos de carbono a cada 100 gramas de levedura de cerveja) e também boa quantidade de proteína (quase 28 gramas de proteína a cada 100 gramas de levedura de cerveja), essencial para manter os músculos em boas condições.

Ganhar energia extra para enfrentar atividades físicas e mentais intensas, e proteger a massa muscular de uma possível perda ou deterioração são duas funções importantes com as quais a levedura de cerveja pode contribuir. Em episódios pontuais de cansaço, decadência ou sensação de fraqueza e falta de energia generalizada, sua contribuição energética pode ser de grande ajuda para 'elevar o ânimo'.

Aqui você pode ler truques para aumentar a massa muscular e também sobre Como tomar levedura de cerveja.

Benefícios da levedura de cerveja - Fonte de energia e cuidado da massa muscular

Alimento completo, especialmente útil em dietas veganas

Não é apenas sobre a quantidade de proteína que a levedura de cerveja fornece ao corpo, mas também a sua qualidade. É uma proteína vegetal de alto valor biológico, ou seja, contém todos os aminoácidos essenciais que o corpo necessita para a atividade diária e funções vitais.

A riqueza em proteínas encontrada na levedura de cerveja, juntamente com as vitaminas do complexo B, a torna um suplemento alimentar frequente em dietas vegetarianas e veganas.

Benefícios da levedura de cerveja - Alimento completo, especialmente útil em dietas veganas

Rica em fibra

É outro dos importantes benefícios da levedura de cerveja, pois seu alto teor de fibras favorece o trânsito intestinal correto, sendo eficaz para evitar episódios de constipação.

Além disso, dado o poder saciante da fibra, considera-se que esse complemento pode ser utilizado também em dietas de controle de peso. A fibra da levedura de cerveja é solúvel, benéfica no cuidado do aparelho digestivo e do intestino devido ao seu efeito prebiótico, que cuida da flora intestinal.

Benefícios da levedura de cerveja - Rica em fibra

Colesterol controlado

Embora as pesquisas continuem, estima-se que a fibra contida na levedura de cerveja pode ajudar a manter os níveis corretos de colesterol no sangue, retardando a absorção do colesterol ruim (LDL), pelo intestino, sem reduzir o colesterol bom (HDL). Por esse motivo, pode ser um aliado para cuidar da saúde cardiovascular.

Níveis corretos de glicose no sangue

É importante deixar claro que não existem conclusões científicas definitivas que sustentem os possíveis benefícios da levedura de cerveja no controle dos níveis de glicose, algo especialmente importante para pessoas que sofrem de algum tipo de diabetes. Mesmo assim, sabe-se que entre os micronutrientes que essa levedura fornece, há a presença do cromo, mineral que atua favoravelmente no metabolismo da glicose e no controle da glicemia.

Saúde e beleza

Selênio, fósforo, ferro, potássio e vitaminas do complexo B são alguns dos componentes da levedura de cerveja que a tornam fonte de saúde e beleza. Como exemplo, devemos destacar a contribuição do ferro, essencial para combater a anemia, e também o restante dos minerais que são essenciais para manter o cabelo e as unhas saudáveis. Além disso, devemos lembrar da presença de outra substância importante, a glutationa, um composto de diferentes aminoácidos que tornam a levedura de cerveja um poderoso antioxidante quando se trata de frear os radicais livres, evitando a deterioração prematura no nível celular.

Recomendamos a leitura destes outros artigos, tais como este sobre Como fazer máscaras com levedura de cerveja.

Como consumir a levedura de cerveja

As boas propriedades da levedura de cerveja a torna interessante de ser incluída como suplemento na dieta por vários motivos, desde atividades esportivas até o desejo de fortalecer o cabelo.

É possível ser encontrada em comprimido e também em pó ou em flocos para uso culinário. Neste caso, você pode usá-la para enriquecer sucos ou sopas de vegetais, polvilhar diretamente em um prato de massa ou incluí-la como ingrediente em um molho de bolonhesa.

Se preferir, também pode adicionar alguns flocos ao iogurte ou a um copo de leite. Na forma de pó, a levedura de cerveja pode ser usada e consumida quase como se fosse um tempero ou uma farinha leve que você pode adicionar a sopas ou ensopados.

A única precaução que você deve ter é começar a tomá-la em pequenas doses, para verificar possíveis efeitos indesejados e consultar seu médico se sofrer de alguma doença ou patologia. Além disso, se você não tiver familiaridade com o sabor, pode achar a levedura de cerveja um pouco amarga.

Agora que você conhece todos os benefícios desse suplemento e como tomá-lo, recomendamos saber Quais são as contraindicações da levedura de cerveja.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios da levedura de cerveja, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Benefícios da levedura de cerveja