A dor de queimaduras

Como aliviar língua queimada

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 13 abril 2018
Como aliviar língua queimada
Imagem: hypescience.com

Quem nunca foi morder um pedaço de pizza que por acaso tinha acabado de sair do forno e acabou queimando a língua, ou tomou um gole desprecavido de um chocolate quente e depois sentiu aquela sensação horrível de não sentir nada além de dor numa parte da língua. Em umComo te ensinamos algumas coisas que você pode fazer para aliviar a língua queimada.

Passos a seguir:
1

Quando se trata de queimaduras, uma das opções mais óbvias que temos para combater as dores é aliviar a queimadura com algo gelado, você pode chupar um gelo, tomar um sorvete ou um yogurte gelado. Isso ajuda a aliviar a dor, mas não vai dar cabo da queimadura em si.

Se for usar um cubo de gelo, lembre-se de molhá-lo antes de colocar sobre a sua língua, para que ele não grude e piore ainda mais a dor.

Como aliviar língua queimada - Passo 1
Imagem: pt.dreamstime.com
2

Despejar uma pitada de açúcar na área afetada da língua reduz a dor da queimadura consideravelmente.

Mel com própolis quando despejados na língua, além do efeito aliviador da queimadura do açúcar do mel ainda se tem o efeito cicatrizante do própolis, dos métodos naturais é o que pode ser mais eficiente. Coloque uma colher com mel e própolis na boca e deixe ficar por um tempo.

Nunca dê mel para crianças com menos de um ano de idade.

Como aliviar língua queimada - Passo 2
Imagem: pt.dreamstime.com
3

Despeje óleo de vitamina E na língua. Ajuda a aliviar a dor momentânea da queimadura e também possui efeito cicatrizante que ajuda o tecido afetado a se recuperar mais rapidamente. Basta abrir uma cápsula de vitamina E e despeja-la na língua.

Como aliviar língua queimada - Passo 3
Imagem: noticias.bol.uol.com.br
4

Respire pela boca ao invés de usar o nariz, a corrente de ar fresca ajuda a aliviar a dor da sua queimadura na língua.

5

Evite consumir alimentos ácidos ou muito salgados enquanto ainda sente dor, isso vai piorar muito a dor da queimadura. Limões, laranjas, tomates e vinagre são exemplos de alimentos que você não deve ter contato pela acidez e exemplos de alimentos salgados são, batatas fritas, bolachas salgadas ou qualquer comida que contenha muito sal, não consuma esses alimentos ao menos enquanto a sua língua ainda não está curada.

6

Para aliviar a dor da língua queimada, chupar uma pastilha para tosse ou mascar um chiclete também ajudam, ambos possuem açúcar que como já foi dito ajuda a solucionar as dores instantâneas da queimadura. No caso do chiclete, caso ele possua algum mentol, substância responsável pelo efeito refrescante do chiclete, essa substancia também alivia temporariamente a dor. A pastilha pra tosse também é benéfica nesse caso por que contem benzocaína que serve como anestésico local.

Como aliviar língua queimada - Passo 6
Imagem: alimmenta.com
7

Não use pomadas para queimaduras, como vai ser aplicada na língua e consequentemente ingerida pode acabar sendo prejudicial para o seu organismo, por poder conter substâncias tóxicas quando ingeridas.

Veja também: Sensação de língua queimada, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar língua queimada, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: hypescience.com
Imagem: pt.dreamstime.com
Imagem: pt.dreamstime.com
Imagem: noticias.bol.uol.com.br
Imagem: alimmenta.com
1 de 5
Como aliviar língua queimada