Partilhar

Como clarear a dentadura

Como clarear a dentadura

As dentaduras servem para substituir dentes danificados e removidos, dando qualidade de vida de volta ao paciente, entretanto, apesar de não serem feitas de material orgânico, as dentaduras postiças exigem acompanhamento médico especializado e bastante cuidado para mantê-las com boa aparência, já que também podem se deteriorar e acabar com manchas, além disso, o cuidado correto é necessário para evitar doenças como a candidíase bucal e estomatite.[1] Ainda que o cuidado com dentaduras precise ser acompanhado de cuidado médico, existem diversos métodos de higienização da prótese que podem ser feitos em casa, garantindo assim que você não ficará na mão.

Se você quer saber como clarear a dentadura, pegue numa caneta e caderno porque ensinamos a você métodos prática e simples nesse artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como limpar dentadura

Como clarear a dentadura

O primeiro e mais simples pessoa para limpar uma dentadura suja e amarelada será recorrer à clássica pasta de dentes, visto que o produto é feito especialmente para a higienização da cavidade bucal. As pastas de dente, quando utilizadas corretamente, eliminam as sujeiras da boca por meio da escovação, o que permitirá que você higienize sua prótese como dentes naturais:

  1. Para limpar sua dentadura amarelara, retire-a da boca e ponha-a em um copo de molho com água fria.
  2. A seguir, passe a pasta de dentes habitual sobre uma escova de dentes, de preferência, uma cujas cerdas sejam suaves para evitar estragar a dentadura, que costuma ser frágil.
  3. Depois, comece a escová-la devagar e sem pressionar, porque isto pode originar rachaduras e marcas sobre o acrílico.
  4. Em seguida, enxágue a dentadura com água abundante. A escovação também pode ser feita com sabão neutro.[2]

No entanto, ao contrário dos primeiros, as próteses não devem utilizar os mesmos produtos e métodos para a sua limpeza, pois precisam de outros cuidados para proteger o acrílico de que são feitas estas peças. Com os simples passos que detalhamos, você conseguirá um sorriso radiante e brilhante livre de manchas de café, chá e fumo.

Importante: se você quer saber como limpar dentadura fixa, utilize apenas os métodos que envolvam compostos que não danificam tecidos e que, consequentemente, não farão mal para a sua saúde. Os sabões não podem ser ingeridos, assim como os ácidos, que poderão machucar a boca e até mesmo os olhos caso não haja cuidado suficiente, o que significa que apenas pode ser usado em dentaduras móveis e que é necessário lavá-las com cuidado para evitar que resquícios do produto acabem sendo ingeridos.

Como clarear a dentadura - Como clarear a dentadura

Como limpar prótese dentária com bicarbonato

Se isto não for suficiente para obter um branqueamento excelente de sua dentadura, experimente o seguinte truque prático três vezes por semana, pois ajudará a mantê-la sem bactérias e impecavelmente branca. Em um copo de água muito fria, coloque 10 gramas de bicarbonato de sódio e introduza os dentes no interior com cuidado. Após meia hora, retire do copo, lave-a abundantemente com água fria e seque suavemente com uma toalha. Por último, coloque na dentadura a cola adesiva e coloque-a de volta na boca.

Além disso, também pode ser utilizado bicarbonato de sódio para escovar a dentadura. Caso opte pela técnica, escolha a versão solúvel do produto pois, por ser menos abrasiva, causará menos danos a sua dentadura.[2] Para proceder à escovação, primeiro selecione a escova que seja mais adequada para este tipo de prótese dentária. A seguir, umedeça-a, passe por cima o bicarbonato de sódio e, em seguida, escove com cuidado toda a dentadura.

Como clarear a dentadura - Como limpar prótese dentária com bicarbonato

Como clarear prótese dentária com limão

Outro truque simples de realizar é o de espremer um limão para limpar a dentadura com seu suco. Para isso, utilize uma escova para próteses ou uma escova de dentes que tenha as cerdas bastante suaves ao tato, como mencionado anteriormente, e a impregne de suco de limão para esfregá-lo sobre a prótese dental.

Graças ao ácido cítrico, as manchas de café e fumo serão eliminadas. Por último, como mencionamos nos conselhos anteriores, enxague os dentes com água morna até retirar todos os restos de limão, uma vez que, por ser um cítrico tão forte, poderia desgastar a dentadura. Se você não tiver limão em casa, você pode optar por adotar este procedimento, mas utilizando vinagre destilado, o que deve ser repetido uma vez por semana.

Como limpar dentadura com água sanitária

A água sanitária tem finalidade de desinfecção e alvejamento[3], sendo uma boa aliada na hora de higienizarmos dentaduras pois suas propriedades e tornam capaz de eliminar bactérias como a Candida albicans[2], causadora da candidíase e que pode atingir a cavidade bucal.

Limpar dentadura com água sanitária é bastante simples, basta você pegar 15mL do produto e misturá-lo com 200ml de água em um recipiente previamente higienizado e misturando um pouco. Coloque a dentadura no recipiente e deixe por 10 minutos, limpando depois com água corrente para evitar a ingestão. Se você quer saber como limpar dentadura parcial, contanto que seja removível, também é possível utilizar a água sanitária.

Para saber como limpar dentadura com água oxigenada, saiba que é suficiente utilizar os mesmos passos e substituir a água sanitária, realizar assim o mesmo processo de higienização que também tratá resultados. A higienização deve ser feita a cada 4 dias.[2]

Como limpar dentadura com Corega

O Corega é uma pastilha que limpa, branqueia e acaba com as bactérias na dentadura, sendo o produto ideal caso você não queria utilizar métodos caseiros e tenha um tempo livre para ir até uma farmácia adquirir o produto. Ainda que o produto seja feito especificamente para a higienização das dentaduras, o Corega é um produto bom para clarear dentadura mas que causa dúvidas em relação a seu uso para iniciantes que nunca mexeram com nada do tipo, sendo essencial que se saiba utilizar o produto para garantir eficácia.

Como clarear a dentadura com ácido hidroclorídrico

Alguns ácidos em baixa concentração podem ser utilizados na higienização e clareamento de dentaduras, entretanto, é necessário tomar cuidado primeiramente com a proteção de quem form manusear o líquido visto que ácido são corrosivos. Em segundo lugar, devemos cuidar da concentração do ácido, sendo o hidro clorídrico o recomendável, e que não deve passar de 5%.

Para clarear a dentadura, bastará deixá-la de molho por pouquíssimo tempo no ácido[1], evitando utilizar a técnica caso você estiver procurando como limpar dentadura de metal, já que os ácidos são responsáveis pela corrosão de metálicos[2].

Ao terminar a higienização de sua dentadura, não se esqueça de usar bastante água corrente para eliminar todos os vestígios do ácido, já que poderão causar ferimentos bucais quando a prótese for novamente colocada na boca.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como clarear a dentadura, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Referências
  1. BASTOS, P. L.; MESQUITA, T. C.; OTTOBONI, G. S.; de FIGUEIREDO, V. M. G. Métodos de higienização em prótetes dentais removíveis. Revista Bahiana de Odontologia, 2015. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/odontologia/article/viewFile/683/515. Acesso em: 27/04/2020.
  2. PALUDO, F. M. Higienização de próteses dentárias removíveis: uma revisão de literatura. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/123838/TCC%20Vers%C3%A3o%20Final%20BU.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 27/04/2020.
  3. Água sanitária Ypê. Ficha de informações de segurança de produtos químicos, Ypê. Disponível em: . Disponível em: https://www.ype.ind.br/uploads/produtos/fispq/FISPQ_AGUA_SANITARIA.pdf. Acesso em: 27/04/2020.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
Adimir Rother
Em prótese parcial, o q posso usar para clarear manchas amareladas nos dentes mas não escurecer o metal?
dienifer
Para clarear a dentadura pode ser qualquer tipo de limao
como claria os dentes da dentadura
gostaria de saber se tem como por aquela protice qui encaixa sonbre os dentes
JOÃO BOSCO NUNES BOTELHO
to acostumado a deixar a minha dentadura num copo com metade agua e metade vinagre a noite inteira, mais mesmo assim depois de mais ou menos 3 dias aparece uma manchinha escura do lado direito e lado esquerdo parecendo presença de tártaro, gostaria que me indicasse algum produto eficiente e prático para resolver e deixar a prótese limpa e sem manchas. obrigado
Maria Gislene dos Santos
Sou A.S.B gostaria de saber se tem alguma clinica aqui em BH, para que cadastre meu curriculo
Clementina dos S.Barbosa
Eu estou usando bicarbonato de sódio a quinze dias, mas até agora não melhorou, o que devo fazer a afta da minha boca esta bem em baixo da dentadura, me encomoda bastante a comer, fala e até mesmo a beber água, me ajude a da um fim nessa áfta q esta me deixando irritada demais
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Clementina! Neste artigo encontrará algumas dicas caseiras para tratar as aftas na boca: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-curar-as-aftas-na-boca-4349.html Obrigada pelo comentário e espero que dê certo!
Reinaldo emolo
Muito mais muito legal vou experimentar
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Reinaldo! Depois conte-nos se os resultados foram os que esperava. Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Como clarear a dentadura
1 de 3
Como clarear a dentadura

Voltar ao topo da página