Direitos do Paciente

Como conseguir um atestado médico

Como conseguir um atestado médico

Em muitas situações, os empregados de determinada empresa utilizam o atestado como desculpa para faltar no trabalho sem possuir nenhum problema de saúde real, porém, o atestado médico é um documento sério, que só deve ser solicitado em casos de consultas de rotina ou em urgências. Saiba valorizar este documento e utilizá-lo com honestidade. Deseja saber como conseguir um atestado médico? Nós em umComo.com.br podemos te ajudar!

 

Também lhe pode interessar: Como agendar uma consulta no IAMSPE

Índice

  1. Compreenda melhor o significado do atestado médico
  2. Tipos de atestados existentes e requisitos para emiti-los
  3. Saiba como conseguir um atestado médico

Compreenda melhor o significado do atestado médico

O atestado médico se consiste em um direito do paciente que recebe atendimento médico, por este motivo, o médico não pode se negar a emissão deste documento. No entanto, quando o médico dá o atestado ao paciente, ele tem toda a responsabilidade sobre o documento, declarando no mesmo, o parecer que ele avaliou durante a consulta. Ou seja, o atestado funciona assim: o médico pode decidir o que atestar no documento, de acordo com o que ele considerar ético e conveniente para o quadro clínico do paciente.

O atestado é um documento criado pelo médico com a finalidade de constatar o estado de saúde do paciente e, em alguns casos, alguns cuidados devem ser executados segundo o parecer médico.

Confira conosco em umComo.com.br os tipos de atestados existentes no âmbito hospitalar.

 

Como conseguir um atestado médico - Compreenda melhor o significado do atestado médico

Tipos de atestados existentes e requisitos para emiti-los

A palavra atestado indica atestação, isto é, neste documento há a afirmação e veracidade que confirma certo fato ou acontecimento ou deixa claro a existência de certa obrigação.

Os atestados médicos podem ser de vários tipos diferentes: atestado de sanidade mental; atestado admissional; atestado demissional; atestado de afastamento; atestado de portador de doenças dentre outros tipos existentes.

Para que se possa emitir o atestado, é preciso que o médico esteja habilitado de acordo com a lei, o médico deve assinar o documento, ele deve ser escrito em uma linguagem simples e inteligível, deve expressar com clareza todos os cuidados e recomendações médicas dadas no momento da consulta, por exemplo: caso haja necessidade de afastamento das atividades de trabalho por determinado período de tempo.

Aprenda conosco em umComo.com.br como deve ser solicitado o atestado médico.

Saiba como conseguir um atestado médico

Para conseguir o atestado médico é necessário que você passe por uma consulta com o mesmo para que ele possa avaliar o seu estado de saúde.

Ir trabalhar doente ou portando algum desconforto físico que prejudique a sua saúde é algo muito desconfortável, quando estiver em situação de doença, procure uma unidade básica de saúde (posto de saúde) ou um pronto socorro para receber os cuidados necessários e peça ao médico durante a consulta um atestado para que possa apresentar na empresa onde trabalha.

Cuide de sua saúde e não hesite em procurar um médico na existência de qualquer desconforto físico ou psíquico. O atestado médico é um direito seu e a empresa deve respeitar o seu atual estado de saúde e as recomendações que o médico solicitar.

Espero que tenha gostado das dicas que aprendeu conosco em umComo.com.br.

 

Como conseguir um atestado médico - Saiba como conseguir um atestado médico

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como conseguir um atestado médico, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Comente, iremos adorar saber a sua opinião sobre este assunto!

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Elisabete Maria
Eu fiz uma cirrugia de hernia o medico só deu 15 dias mas minha médica me disse que eu precisava de 40 dias para me recuperar oque faça para conseguir um atestado.
Mauricio
Preciso de um atestado
1 de 3
Como conseguir um atestado médico