menu
Partilhar

Como curar um abscesso rapidamente

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como curar um abscesso rapidamente

Está sofrendo com um abscesso e quer aliviar a dor? Saiba que existem alguns truques que o ajudarão a curar-se rapidamente e acabar com os incômodos e diminuir a inflamação. Dependendo da quantidade de pus do abscesso, este poderá ser curado naturalmente em casa ou precisará de antibióticos que devem ser prescritos por um especialista. Por este motivo, é aconselhável consultar um médico se perceber que a dor não diminui ou é muito intensa. Neste artigo de umComo, explicamos a você como curar um abscesso rapidamente com alguns remédios caseiros e truques que conseguirão aliviar a dor.

Também lhe pode interessar: Como tratar um abscesso dental
Passos a seguir:
1

O primeiro a ser considerado é que um abscesso aparece em virtude do acúmulo de pus em uma região junto ao dente, sendo causado por uma condição bacteriana. Aconselha-se ir ao dentista assim que observar a presença de um abscesso dental, porque a infecção pode se estender e afetar outras áreas da boca; no entanto, se a inflamação for leve, poderá ser tratada naturalmente em casa com a ajuda de alguns remédios caseiros.

As causas de um abscesso mais comuns são as seguintes:

  • Existência de cáries em algum dente e propagação da infecção para a gengiva ou para a raiz do dente.
  • Existência de alguma doença periodontal que tenha provocado o aparecimento da infecção.
  • Um traumatismo na região bucal também pode causar o aparecimento de um abscesso.
Como curar um abscesso rapidamente - Passo 1
2

Se deseja curar um abscesso rapidamente, saiba que existem alguns remédios caseiros que reduzem a inflamação instantaneamente e, dependendo do grau de infecção, também pode erradicar o abscesso. Entre os tratamentos naturais mais eficazes, destacamos os seguintes:

  • Água morna com sal: é um dos métodos mais tradicionais e eficazes existentes para tratar um abscesso dental. Este remédio consiste em pôr um pouco de água para esquentar até que esteja morna, jogar um punhado de sal, misturar tudo e fazer enxágues bucais 3 vezes ao dia: de manhã, à tarde e à noite. O sal conseguirá favorecer a drenagem do pus e aliviar o inchaço, causando um efeito calmante imediato.
  • Gelo: é também uma prática muito usada para reduzir as inflamações, já que seu efeito é imediato. Basta pôr um pouco de gelo em uma bolsa e aplicar na área afetada; o poder anti-inflamatório do gelo reduzirá o seu impacto, aliviando o desconforto. Atenção: nunca aplique o gelo diretamente sobre a pele, pois sua temperatura pode chegar a queimar o rosto. Neste artigo de umComo, fornecemos mais truques para que saiba como desinflamar um abscesso.
  • Cebola: trata-se de um ingrediente natural que reduz as bactérias do organismo, sendo útil na cura do abscesso. Para este fim, mastigue cebola crua durante algum tempo para conseguir que seu efeito se estenda por toda a área bucal; a inflamação será reduzida e imediatamente se obterá uma sensação de alívio.
  • Infusão de camomila com limão: os dois ingredientes deste remédio caseiro são indicados para depurar o organismo, limpando qualquer tipo de infecção existente nele. Por isso, se deseja eliminar um abscesso, prepare uma infusão de camomila e adicione um pouco de limão natural; tome-a na primeira e última hora do dia e notará como o abscesso desaparecerá.

Detalhamos os quatros tratamentos mais eficazes, no entanto, há mais; neste artigo de umComo, você poderá saber como tratar um abscesso com remédios caseiros como a batata ou o figo.

Como curar um abscesso rapidamente - Passo 2
3

Quais os benefícios destes remédios caseiros? Diminuir ao máximo os sintomas do abscesso e, assim, reduzir a infecção e fazê-lo desaparecer pouco a pouco. Entre todos os sintomas de um abscesso, os mais habituais são os seguintes:

  • Dor na região da boca, principalmente, nos dentes ou nas gengivas.
  • Sensação pulsante na região dental.
  • Dor quando mastiga os alimentos.
  • Sensação de maior sensibilidade na boca às diferentes temperaturas.
  • Aparecimento de mau hálito devido à infecção que se acumulou em sua boca.
  • A febre pode ser um dos sintomas, embora não seja habitual.
Como curar um abscesso rapidamente - Passo 3
4

Quando se tem um abscesso dental, os cuidados orais devem ser intensificados para evitarmos que a infecção aumente. Neste sentido, deve-se ter em conta esta série de cuidados que conseguirão controlar a infecção:

  • Não ingerir alimentos quentes: já dissemos que um dos sintomas do abscesso é causar sensibilidade à temperatura dos alimentos, por isso é importante que os pratos ingeridos estejam mornos ou frios para evitar que o desconforto seja mais agudo.
  • Limpeza profunda: devemos escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia após cada refeição e, sempre que possível, aconselha-se o uso de fio dental ou de enxaguatórios bucais que desinfetarão a região.
  • Visitar o dentista: se a infecção não for controlada, é importante consultar um especialista para que prescreva os antibióticos indicados para reduzir a infecção.
Como curar um abscesso rapidamente - Passo 4

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar um abscesso rapidamente, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como curar um abscesso rapidamente
1 de 5
Como curar um abscesso rapidamente

Voltar ao topo da página