Outros Saúde dentária

Como desinflamar um abcesso

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como desinflamar um abcesso

Um abscesso dental é uma acumulação de pus produzida devido a uma infecção bacteriana na raiz do dente ou dente afetado pelo mesmo. Normalmente, este problema é consequência direta de uma cárie que não foi tratada a tempo, de doenças periodontais ou traumatismos, mas seja qual for sua origem, o principal é ir ao médico o quanto antes para tratar e evitar que a infecção se espalhe para outras áreas da boca. Se, além de tudo, quiser saber de que forma pode reduzir o inchaço causado por um abscesso dental e a dor, continue lendo este artigo de umComo sobre como desinflamar um abcesso.

Também lhe pode interessar: Como se livrar de uma infeção dos dentes
Passos a seguir:
1

Os principais sintomas que alertam você da existência de um abscesso dental são, entre outros: dor intensa e punçante, inflamação da área do rosto afetada pelo abcesso, inflamação das gengivas, mau hálito e sabor ruim na boca, sensibilidade dental, mal-estar geral e febre. Perante o aparecimento de qualquer um destes sintomas, é fundamental ir ao especialista ou dentista com urgência, pois será necessário iniciar um tratamento antibiótico ou de outro tipo segundo cada caso em particular.

2

Além do tratamento médico, é possível reduzir a inflamação causada pelo abcesso e as dores através de alguns remédios naturais que pode usar em casa de forma simples. Um do mais eficientes para desinflamar um abcesso e aliviar a dor é colocar sobre a parte do rosto afetada um saco de gelo. Você deverá cobrir o saco com um pano para que não seja incômodo quando entrar em contato com a pele e não causar queimaduras.

Como desinflamar um abcesso - Passo 2
3

A camomila é uma planta medicinal com propriedades antissépticas e anti-inflamatórias usada tradicionalmente para aliviar dores de dentes e tratar outros problemas bucais como as aftas. Além disso, pode ser muito eficiente para reduzir o inchaço causado por um abcesso e, para isso, recomenda-se o consumo de uma infusão de camomila misturada com um pouco de suco de limão. Você só tem que elaborar a infusão, adicionar o suco espremido de meio limão e tomar em jejum ou logo antes de dormir. Notará uma grande melhoria!

Como desinflamar um abcesso - Passo 3
4

Para favorecer a desinfecção do local e acalmar as dores, também pode ser muito reconfortante fazer enxágues bucais de água com sal. Esquente um copo de água, adicione uma colher de sal e, quando estiver morna, use para fazer um bochecho mantendo-a na boca por alguns segundos. Se preferir, ao invés do sal, pode adicionar um pouco de bicarbonato de sódio, que também é eficiente para combater as bactérias que causam este problema.

Como desinflamar um abcesso - Passo 4
5

Assim como a camomila, a sálvia é uma das melhores infusões que pode tomar para desinflamar um abcesso e se recuperar deste problema buco-dental o quanto antes. Consulte o artigo Como preparar uma infusão de sálvia para fazê-lo corretamente em uma ou duas xícaras por dia enquanto sentir incômodos.

Como desinflamar um abcesso - Passo 5
6

Além destes tratamentos naturais para desinflamar um abcesso, não se esqueça da importância de realizar uma higiene bucal profunda todos os dias para evitar que as bactérias se proliferem e se multipliquem. Lave bem os seus dentes após cada refeição e complete isto com o uso de fio dental e um bom enxágue oral.

E para prevenir infecções e o desenvolvimento de um abcesso, é fundamental ir imediatamente ao dentista enquanto perceber alguma cárie, assim como para fazer revisões dentais de forma periódica.

Como desinflamar um abcesso - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desinflamar um abcesso, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Como desinflamar um abcesso