Arrancar um dente

Como arrancar um dente de leite

 
Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 4 maio 2021
Como arrancar um dente de leite

Para quem tem filhos essa é uma dor de cabeça que pode durar quase até ao início da puberdade. Por volta dos seis anos de idade toda a criança começa a perder os seus dentes moles ou de leite. E embora seja um processo natural, se não tiver alguma atenção pode acarretar alguns riscos para a saúde do seu filho/filha. Nesse artigo do umComo vamos explicar como arrancar um dente de leite para que você e a sua criança não sofra com esse processo de crescimento.

Também lhe pode interessar: Como regenerar partes de um dente
Passos a seguir:
1

Um aspeto importante é promover na criança que os dentes de leite caírem é perfeitamente normal e que outros irão surgir. Que ela não precisa dos arrancar à força porque irão cair sozinhos. Desta forma consegue evitar a curiosidade da criança em arrancar o dente para perceber o que pode acontecer.

2

A criança deve manter um comportamento normal de higiene oral, escovando os dentes e usando o fio dental diariamente. Por vezes quando os dentes de leite estão moles caem só com o passar da escova e o sangramento é quase mínimo ou inexistente.

Como arrancar um dente de leite - Passo 2
3

Se o dente começar a abanar, não deve utilizar os dedos para forçar a saída. Os dedos costumam ter bastantes bactérias devido às atividades diárias e iriam fazer demasiada força podendo magoar a gengiva da criança. Diga a ela para ir empurrando de vez em quando com a língua. Assim vai acelerar a queda do dente de leite.

4

Uma outra forma de arrancar o dente sem utilizar os dedos e sem provocar dor é fazer com que a criança coma alimentos duros, como maçã, pêra, cenoura, etc. Esses alimentos vão ajudar a acelerar o processo de soltura do dente de leite. E o melhor de tudo é que estará comendo saudável.

Como arrancar um dente de leite - Passo 4
5

Outra forma de arrancar os dentes de leite é ir no dentista. É importante que até à ida do dentista, não tenhamos "invadido" a boca da criança, porque nessa fase da queda dos dentes de leite, qualquer dor que seja provocada pode traumatizar a criança, e ela não deixar que toquem mais na boca dela mesmo que seja para o seu bem (caso do dentista). Indo no dentista, ele poderá fazer um raio-X à boca da criança e perceber quais os dentes que estão prestes a cair, e aqueles os que estão nascendo. Em alguns casos irá aconselhar que sejam arrancados um ou dois dentes para que os definitivos possam nascer sem causar distúrbios na boca, para que o sorriso se mantenha direito.

Como arrancar um dente de leite - Passo 5
6

Em todo e qualquer caso é importante que quando o dente de leite é arrancado existam alguns procedimentos que devemos tomar para impedir infeções e sangramentos contínuos. Entre eles colocar uma gaze esterilizada no buraco do dente para que o sangue coagule e pare de correr. Se a gengiva estiver inchada, deve colocar uma pedra de gelo para ajudar a aliviar o inchaço, e tem até alguns alimentos que deve consumir quando arranca um dente.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como arrancar um dente de leite, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como arrancar um dente de leite