Estudos clínicos

Como escrever um relatório clínico

Como escrever um relatório clínico
Imagem: tudoemfoco.com.br

Ao escrever um relatório clínico, primeiro deve determinar se o relatório deste caso específico é digno de publicação. Revistas médicas e científicas procuram tipos concretos de casos, incluindo as respostas negativas às terapias, as observações atípicas, uma combinação de fatores que criam confusão, uma situação que produz uma teoria atual que deve ser revisada, uma nova teoria ou, em alguns casos, um caso que teve um impacto dramático no médico em questão. Quando tiver determinado se o caso é publicável, selecione uma revista apropriada para a apresentação e obtenha a autorização por escrito do paciente para publicar o estudo. Neste artigo de umComo vamos explicar para você como escrever um relatório clínico.

Vai precisar de:

  • Consentimento dos pacientes
  • Extensas anotações
  • Requisitos da revista ou publicação
Também lhe pode interessar: Como é feita uma autópsia

Passos a seguir:

1

Geralmente, os artigos de revistas têm uma estrutura similar, no entanto, as revistas específicas podem ter diferentes requerimentos. Antes de escrever, leia artigos da revista selecionada para se familiarizar com a composição e estrutura da mesma, assim como com a quantidade de detalhes que os editores querem ou esperam.

2

Esquematize seu relatório clínico, incluindo uma introdução, estudo de casos, discussão e, se a revista requerer, uma revisão da literatura e uma conclusão. Algumas revistas requerem apenas a introdução, estudo de caso e discussão (desenvolvimento), em cujo caso pode incluir a revisão da literatura e a conclusão.

3

Escreva a introdução esboçando o maior problema ao qual o caso faz referência e inclua citações da literatura da medicina. Não detalhe todo o assunto, simplesmente indique a situação geral ou a ocorrência. Muitas vezes, a introdução termina com uma descrição específica, por exemplo, "Este relatório de caso descreve as características clínicas de uma mulher de 60 anos com esclerose múltipla e depressão aguda."

4

Apresente o caso em detalhe. Inicie com a descrição da pessoa e sua situação desde o início da doença ou condição atual. Detalhe o exame físico, os resultados apropriados de exames e informação detalhada sobre o tratamento receitado. Por último, distinga o resultado esperado do resultado real, onde ocorreram situações atípicas ou anormais.

5

Inclua a revisão gramática e formal do texto, centrando-se nos resultados de investigação que apontam a qual deveria ter sido o resultado do tratamento e como o acontecimento real se encontra afastado dos resultados previstos detalhados do artigo. No geral, se estiver fazendo referência à investigação em toda a obra, o melhor é apresentar os descobrimentos gerais da investigação na introdução e as conclusões mais específicas no desenvolvimento do texto.

6

Escreva o desenvolvimento ou debate, sendo consciente de que é a parte mais importante do estudo. Explique porque o seu caso é singular ou excepcional e esquematize as circunstâncias específicas ou os casos que o fazem desconcertante ou atípico. Descreva a descoberta dos resultados atípicos e o contraste em relação aos resultados esperados. Se este caso for na contramão de uma teoria existente, uma nova poderia ser proposta.

7

Conclua o relatório clínico com uma conclusão que passe uma "mensagem final" e, possivelmente, recomendações para outros profissionais ou médicos.

Leitura complementar: Como começar um relatório

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escrever um relatório clínico, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Andrew peter Montery
Muito instrutiva essa matéria. gostaria que me enviassem mais vezes.
Imagem: tudoemfoco.com.br
Como escrever um relatório clínico