Genética

O nanismo é hereditário?

O nanismo é hereditário?
Imagem: geeknation.com

A acondroplasia, conhecida popularmente como nanismo é uma doença que aparece entre 1 a 20.000 pessoas. Quem sofre dela possui uma cabeça de tamanho médio, enquanto o corpo é mais pequeno que o habitual, sendo menor que 1,30 nas mulheres e 1,40 nos homens. Muitas pessoas garantem que esta característica é hereditária, mas será verdade? Se estiver se perguntando se o nanismo é hereditário, em umComo.com.br esclarecemos a sua dúvida.

Também lhe pode interessar: Como é feita uma autópsia

Tipos de nanismo

Existem diversos tipos de nanismo, mas existe um deles que é o mais comum de todos, com 70% dos casos mundiais. Trata-se da acondroplasia, uma condição que se produz devido a uma alteração genética onde o corpo gera de forma excessiva uma proteína conhecida como fator de crescimento de fibroblastos. Isso faz com que apareçam problemas para desenvolver normalmente os ossos, levando a uma baixa estatura e a um desenvolvimento de braços e pernas proporcionalmente muito curtos em comparação com a cabeça.

Além deste tipo de nanismo, existem outros menos comuns:

  • Acondroplasia atípica, similar à acondroplasia mas com alterações menos pronunciadas.
  • Displasia diastrófica, que gera importantes problemas de mobilidade ao afetar também a coluna.
  • Problemas com o hormônio do crescimento, algo que pode gerar um tipo de nanismo mas sempre proporcional. A pessoa é de baixa estatura mas com pernas e braços proporcionais à cabeça.
  • Outros tipos de nanismo podem aparecer por diversas síndromes, por hipotireoidismo e outras condições.

Foram identificados mais de 200 tipos diferentes de nanismo, portanto é importante estudar a fundo cada caso para determinar a sua origem. Alguns deles podem ser tratados se detectados a tempo.

O nanismo é hereditário?

Determinar se o nanismo é hereditário depende de vários fatores; usaremos como exemplo a acondroplasia, que é o tipo de nanismo mais comum. Ao ser uma alteração genética, o nanismo pode aparecer em uma família de pais de estatura normal, sem caso prévio da mesma. Isto é, 1 em cada 20.000 crianças nascidas pode sofrer de nanismo sem ter nenhum antecedente prévio. Estes casos representam 75% dos pacientes com acondroplasia.

Se um dos pais tiver nanismo, a possibilidade de herdar a doença é de 50%, e se ambos os pais forem anões a porcentagem aumenta para 75%. Apesar disso, só 25% dos casos mundiais correspondem a este padrão.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O nanismo é hereditário?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Manoel Messias dos Santos
Gostei muito das dicas dos sintomas que podem surgirem em nosso corpo.solicito saber os sintomas dos portadores de diabetes. Desde já agradeço e fique com Deus.
Imagem: geeknation.com
O nanismo é hereditário?