Partilhar
Partilhar em:

Como curar as aftas na língua

Avaliação: 4,6 (3098 votos)
56 comentários
198 vezes partilhado
 
Como curar as aftas na língua

Todos nós já tivemos alguma vez uma afta na língua e sabemos como é incômodo, sobretudo ao comer. As aftas na língua são pequenas úlceras causadas por muitos e diversos fatores, como por exemplo as comidas quentes, as mordidas acidentais, as infeções virais ou as alergias. A maioria das aftas curam-se sozinhas em poucas semanas. No entanto, enquanto isto acontece, a dor e a inflamação podem chegar a ser bastante incômodas. Neste artigo do umCOMO vamos lhe revelar os melhores produtos e remédios que pode experimentar para curar as aftas na língua de forma rápida e se livrar de uma vez da dor.

Também lhe pode interessar: Como curar as aftas na boca

Causas das aftas na língua

As aftas na língua podem aparecer em qualquer movimento e podem ser causadas por diversos fatores, entre os quais se encontram os seguintes:

  • Infecções virais ou bacterianas.
  • Mordidas acidentais.
  • Estresse emocional.
  • Desequilíbrios hormonais.
  • Carência de determinadas vitaminas.
  • Consumo de alimentos muito picantes, saladas ou ácidos.
  • Consumo de certos medicamentos.
  • Reações alérgicas a alguns alimentos.

No geral, os incômodos que causam este tipo de lesões pode demorar a desaparecer até uns 10 dias, pelo que é importante conhecer quais são os tratamentos que ajudam a aliviá-las rapidamente.

Medicamentos para curar as aftas na língua

O tratamento para as aftas na língua consiste em aliviar a dor até que as aftas se curem de forma espontânea. Podemos limpá-las com um algodão embebido num anestésico como a lidocaína viscosa, que também serve como colutório (gargarejo). Durante alguns minutos este anestésico alivia a dor e o desconforto ao comer, embora possa diminuir o paladar. Para aliviar a dor também pode aplicar uma camada de carboximetilcelulose (proteção dental).

Se o paciente tiver várias aftas, o médico ou dentista, pode prescrever um colutório de tetraciclina. As pessoas com recidivas de aftas graves podem utilizar este colutório enquanto aparecerem estas novas aftas.

Em alguns casos, o médico ou o dentista, prescreve uma pomada de corticosteroides para aplicar diretamente sobre as aftas graves e para os casos agudos, pode ser prescrito um colutório bucal de dexametasona ou uns comprimidos de prednisona.

Um medicamento rápido e eficaz que pode comprar na farmácia é o Oralsone Aerosol ou o Albocresil. Molhe um pouco de um cotonete e apoie sobre a afta. O seu farmacêutico pode aconselhá-lo melhor sobre o método de utilização e se existem outros produtos eficazes.

Cúrcuma

A cúrcuma é uma especiaria com incríveis propriedades antissépticas, que são perfeitas para acabar com os incômodos que as aftas podem provocar e para diminuir o inchaço destas.

Para a utilizar como remédio natural, o melhor é misturar 1/2 colher de chá de cúrcuma em pó com 1 colher de sopa de mel. Aplique a preparação obtida sobre as aftas com o dedo ou com um cotonete e deixe atuar durante uns 4 ou 5 minutos. Depois enxague com água morna em abundância.

Descubra mais sobre esta especiaria consultando o artigo sobre quais são os benefícios da cúrcuma.

Sementes de cipreste

Um remédio natural para curar as aftas na língua são as sementes de cipreste, pois estas têm propriedades cicatrizantes graças aos taninos que contêm. Desta forma, são um tratamento muito eficaz para contribuir para a curação destas lesões e a regeneração dos tecidos danificados.

Para levar a cabo o tratamento, deverá colocar a ferver 10 sementes e fazer gargarejos com a preparação umas 2 ou 3 vezes por dia, verá como as aftas irão cicatrizar muito mais rápido.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um produto muito útil no caso de aftas na língua ou na boca, pois atua como um bom anti-inflamatório e permite aliviar tantos os incômodos como o inchaço. Além disso, ajuda a que o pH da cavidade bucal se mantenha em equilíbrio, o que é muito benéfico para a saúde.

Faça uma pasta misturando 1 colher de chá de bicarbonato e um pouco de água. Aplique-a dando pequenos toques sobre a ferida, deixe repousar durante uns 5 ou 10 minutos e depois enxague a boca com água.

Gargarejos com água morna e sal

O sal também é ótimo para o tratamento das aftas na língua, pois tem propriedades antissépticas, ajuda a prevenir infecções e a reduzir a inflamação e as dores.

Neste caso deve adicionar 3 colheres de sopa de sal a 1 litros de água e aquecer um pouco para que o sal se dissolva completamente. Depois retire a água do fogo e verte-a em uma garrafa, vá bebendo a água pouco a pouco e fazendo gargarejos. Mexa com intensidade a água com sal por toda a água e depois de um minuto, cuspa. Pode repetir este processo 3 ou 4 vezes por dia.

Gel de aloe vera

Outro remédio natural para aliviar as aftas na língua é o aloe vera ou babosa. Esta planta conta com uma infinidade de propriedades medicinais, entre as quais se destaca o seu poder cicatrizante e antisséptico, de maneira a que as lesões se curem com mais rapidez.

Aplique um pouco de gel de aloe vera em uma gaze e coloque-a sobre as aftas ou prepare uma espécie de enxaguante bucal diluindo o aloe em água. Pode encontrar o passo a passo no nosso artigo sobre como curar as aftas com aloe vera.

Gelo

O frio extremo que proporciona o gelo também é excelente para curar as aftas na língua, pois oferece um alívio instantâneo e reduz eficazmente a inflamação da zona.

Envolva um cubo de gelo em uma toalha dina e coloque-o diretamente sobre a lesão deixando atuar durante uns segundos até notar que a zona ficou ligeiramente anestesiada.

Infusão de camomila e de calêndula

Há duas plantas que são muito eficazes para tratar aftas na língua e na boca, devido às suas propriedades calmantes, reparadoras e antibacterianas. Estamos falando da camomila e da calêndula, que pode usar da seguinte forma:

  1. Ferva o equivalente a 1 copo de água.
  2. Adicione 1 colher de chá de flores de calêndula ou de camomila.
  3. Após uns 2 ou 3 minutos, retire do fogo e deixe repousar durante mais 5 minutos.
  4. Quando a mistura esfriar, use-a para fazer gargarejos ao longo do dia.

Além disso, é importante saber como evitar as aftas na boca para prevenir assim o aparecimento de novas aftas que lhe causem dor. Por vezes estas feridas na boca ocorrem devido à descida de defesas, enquanto que em outros casos tratam-se apenas de mordidas que fizemos a nós próprios. No caso do aparecimento de aftas ser demasiado frequente, deverá consultar o médico para fazer um exame e diagnóstico apropriado.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como curar as aftas na língua, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Comentários (56)

Escrever comentário sobre Como curar as aftas na língua

56 comentários
magila wagner
quase todo mes eu tenho aftas e nao sei como fazer mais mim ajuda por favor.
Editor umComo.com.br
Oi Magila! Já experimentou as dicas que demos acima?
Alexandre
As sao sem duvidas muito boas
Editor umComo.com.br
Oi Alexandre! Obrigado pelo seu comentário valeu :)
A sua avaliação:
Yura
Funcina
Editor umComo.com.br
Oi Yura! Que bom saber isso! Muito obrigado pelo comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
juma
muito obrigado mesmo
A sua avaliação:
cecilia terezinha ribeiro vitor kovalski
As vezes tenho a impressâo que minha lingua esta produzindo algo estranho diferente de salivação;o que poderia ser?
A sua avaliação:
marcio
melhor remedio e o ALBOCRESIL
Caio
Há 3 dias atrás apareceu uma afta na lingua e dois dias depois apareceu mais duas o que eu faço?preciso ir ao médico
jefferson
afta e por causa da agua que nao esta sendo absorvida corretamente pelo seu organismo. sugestão e dobrar a quantidade de agua ingerida no organismo. nao existe outra forma de cura permante de afta.
Tiago
Tenho uma afita na ponta da língua q ja não dói, porem não diminui e também tem uma aparencia sólida esbranquiçada. Ja tem mais de 20 dias e não diminui. O q eu faço
Marcus
Vá imediatamente ao médico, pode se tratar de câncer de boca.
Danielly
Há 2 dias apareceu uma afta na ponta da minha língua, ontem passei o bicabornato e hoje amanheceu melhor, porém hoje a noite ele piorou muito, está doendo e coçando ao mesmo tempo, e além disso apareceram mais 2, uma em cada lado da boca! Será que preciso procurar um médico??. Obrigada!
Kleiton Santana
Pessoal pra acabar com afta é so comprar um remédio que se chama ALBOCRESIL liquido custa em media um 20 reais. Basta pegar um cotonete mergulhar no liquido e aplicar somente sobre a afta. 1 hora depois ja sente o alivio e no outro dia ja não sente mais nada. Muito bom mesmo.

Como curar as aftas na língua
1 de 5
Como curar as aftas na língua