menu
Partilhar

Como diminuir a irritação causada pela urtiga

Como diminuir a irritação causada pela urtiga
Imagem: demandstudios.com

A urtiga é uma planta da família das urticáceas muito conhecida por sua capacidade de produzir veneno, considerada uma "erva má". Ao caminhar por um local arborizado e tropeçar sem querer em uma urtiga, esta deixa em sua pele seus pelos urticantes, os quais desprendem ácido fórmico e produzem uma reação alérgica muito dolorosa que inflama a pele, produz bolhas, avermelha o tecido e origina prurido e ardor intenso. Descubra como sair ileso desta reação alérgica neste artigo de umComo, onde ensinamos como diminuir a irritação causada pela urtiga.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a alergia
Passos a seguir:
1

Para diminuir o prurido causado pela urtiga, primeiro deve-se observar se ficaram pelinhos da planta na área afetada. Use uma fita adesiva e cole-a nos pelos e arranque-os com um puxão. Ao eliminar os pelos, você evitará que continuem irritando a pele.

2

Em seguida, limpe a sua pele com uma toalha com água para eliminar a sujeira da área. É importante que o faça com água fria e com uma toalha ou tecido muito suave, caso contrário, sentirá muita dor.

3

Para acalmar a irritação causada pela urtiga, aplique um pouco de gel de aloe vera. O gel de aloe vera aliviará o ardor da pele e hidratará o tecido para melhorar a aparência da reação alérgica.

4

Outra forma de acalmar a irritação causada pela urtiga é fazendo um creme com bicarbonato de sódio e água e aplicando na área afetada. Deixe repousar a mistura até que seque e, em seguida, aplique um pouco de vinagre.

5

Por último, se o prurido persistir, aplique água oxigenada ou peróxido de hidrogênio em um algodão para conseguir aliviar a reação alérgica.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como diminuir a irritação causada pela urtiga, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Mary Oliva
Como diminuir a irritação causada pela urtiga? A urtiga tocou meu dedo e barriga e causou irritação alergica , esta inchada e coça muito, ja faz uma semana
Como diminuir a irritação causada pela urtiga
Imagem: demandstudios.com
Como diminuir a irritação causada pela urtiga

Voltar ao topo da página